Atualmente, o Invisalign é o que há de mais moderno na ortodontia, isso porque ele possibilita um tratamento dentário com a máxima discrição e com extremo conforto, além de proporcionar resultados extremamente satisfatórios. Ele é uma excelente alternativa para pessoas que precisam fazer a correção dos dentes, mas não se sentem à vontade para usar o aparelho metálico ou outro modelo fixo.

Quer entender um pouco mais sobre o assunto? Então, continue a leitura do post de hoje, pois falaremos sobre essa tecnologia e seus benefícios para sua saúde bucal, além de abordarmos outras questões pertinentes. Confira!

O que é o aparelho Invisalign?

O Invisalign ou aparelho invisível — como também é conhecido — consiste em uma estrutura removível composta por um conjunto de alinhadores transparentes, que são confeccionados com acetato e feitos sob medida, de acordo com a arcada dentária do paciente, garantindo um encaixe perfeito na boca, tornando o seu uso praticamente imperceptível.

O alinhamento dentário é promovido por meio da troca sequencial dos alinhadores — essa manutenção deve ser feita a cada duas semanas. As placa contém uma diferença na posição dos dentes em relação à anterior e é justamente esse detalhe que provoca a movimentação dentária.

As alterações na estrutura do sorriso já começam logo no início do tratamento e são perceptíveis a partir dos primeiros seis meses. O tempo de uso do Invisalign depende da complexidade do caso e da colaboração do paciente.

Ele, geralmente, é indicado para casos mais simples de desalinhamento dentário e pode ser usado em pacientes de todas as idades.

Quais são as vantagens do Invisalign?

O Invisaling é um modelo de aparelho ortodôntico removível e deve ser retirado durante as refeições. Isso evita o acúmulo de resíduos alimentares entre os dentes, que é bastante comum com o uso do aparelho fixo. Ele também deve ser retirado na hora da escovação, proporcionando uma higienização bucal completa e sem riscos de gerar outros problemas.

Além disso, não há problemas de aftas ou de irritação na boca e nas mucosas, o que é comum em quem usa aparelho fixo. Isso porque o Invisalign não possui fios e nem bráquetes. Outro benefício é que caso o paciente ainda queira retirar o aparelho para algum evento especial, como uma festa, por exemplo, ele pode fazê-lo sem atrapalhar no tratamento.

O tratamento com este modelo de aparelho é bastante confortável, pois ele não causa dor e ainda traz o benefício de não alterar a aparência do paciente. Por isso, é muito provável que você faça a sua correção odontológica sem que ninguém perceba, pois além de ser um aparelho dentário transparente, o Invisalign não prejudica a fala.

Todos os dentistas podem oferecer o tratamento com o Invisalign?

Embora seja uma boa opção, se você quer recorrer ao tratamento com o aparelho transparente, precisa procurar por profissionais qualificados. Só podem indicar o uso desta tecnologia, os ortodontistas devidamente credenciados.

Esses profissionais participam de um treinamento para conhecer todo o processo de planejamento e confecção do aparelho, para, somente depois, começarem a trabalhar com esta tecnologia dentro de seus consultórios.

Por isso, pensando em atender com mais excelência seus pacientes, o Crool Centro Odontológico estabeleceu uma parceria com o Latin American Aligner Institute no Brasil, credenciando seus profissionais para o uso do tratamento com o Invisalign. 

A redução de custo nesse processo e a possibilidade de parcelamento do trato também estão na lista das grandes vantagens da parceria da Crool com o Invisalign.

Qual a importância do alinhamento dentário para a saúde bucal e geral do paciente?

Há quem pense que a única função do tratamento ortodôntico é corrigir a falha estética dos dentes e promover um sorriso bonito. É claro que esses motivos também fazem parte da função da correção dentária, mas, a saúde bucal do paciente também melhora consideravelmente depois do uso do aparelho.

O desalinhamento dentário pode prejudicar a mastigação, a fala e até mesmo a respiração do paciente, comprometendo sua qualidade de vida e seu bem-estar. Problemas de coluna e dores de cabeça também podem ser amenizados com o uso do aparelho ortodôntico. 

Além disso, o desalinhamento dentário pode causar dores nas articulações e, ainda, contribuir para o surgimento de outros problemas relacionados à saúde bucal, como o aparecimento de cáries, por exemplo. Isso porque quando os dentes não estão alinhados corretamente na arcada, o paciente pode ter dificuldades durante a escovação.

Assim, ficam resíduos alimentares acumulados na boca, causando a placa bacteriana, tártaro e, consequentemente, outros problemas.

Pessoas insatisfeitas com a aparência dos dentes também tendem a serem mais inibidas e terem problemas de autoestima. Por isso, o tratamento ortodôntico, além de proporcionar um sorriso bonito, ainda devolve a autoconfiança do paciente.

O Invisalign é a evolução dos aparelhos ortodônticos?

A evolução dos tratamentos ortodônticos é, sem dúvida, incrível. Se antes a única opção disponível para a correção dos dentes era o aparelho fixo metálico, hoje exitem diversas outras opções. Além do Invisalign há outros modelos de aparelhos bastante eficientes no mercado, mas nada se compara ao modelo invisível e removível.

Além dele proporcionar bons resultados, não há necessidade de o paciente ir ao consultório todos os meses para que o dentista realize a manutenção. A troca de alinhadores deve ser realizada em casa mesmo, mas deve-se lembrar de seguir à risca as orientações do odontologista.

Outro benefício do aparelho invisível é que todo o planejamento do tratamento é feito por meio de um software específico. Então, o dentista já consegue simular os resultados antes que o paciente comece a fazer uso da estrutura — o melhor de tudo é que ele pode acompanhar o plano junto com o odontologista.

Vale ressaltar que embora o Invisalign seja uma excelente solução para quem deseja conquistar um sorriso bonito, apenas o dentista pode decidir se o uso é viável ou não, dependendo de cada caso.

Agora que você já sabe as vantagens do aparelho dentário Invisalign, está na hora de você descobrir se precisa realmente de fazer um tratamento ortodôntico. Para saber mais, baixe o e-book que preparamos especialmente sobre o assunto!