O sorriso é peça fundamental para os relacionamentos humanos. Por meio desse simples gesto é possível demonstrar alegria, excitação, cordialidade, empatia, simpatia e muito mais, trazendo benefícios para nossas relações pessoais e profissionais. Por tudo isso, a busca por um sorriso perfeito tem sido cada vez maior.

Quem nunca quis ter um sorriso digno de artistas de Hollywood? A boa notícia é que diversos tratamentos antes caros, demorados e invasivos estão cada vez mais simples e acessíveis. Ter um sorriso perfeito está ao alcance de qualquer um.

Se você quer saber quais são as melhores técnicas para corrigir a cor e o formato dos dentes e alcançar um sorriso perfeito, continue lendo este artigo. Vamos te contar!

A importância de estar de bem com seu sorriso

Antes de pensar nos tratamentos possíveis para um sorriso perfeito, é muito importante você valorizar aquele que já tem.

Muitas pessoas ficam excessivamente inseguras com pequenas falhas e imperfeições que, muitas vezes, passam despercebidas pelos outros. Elas costumam evitar sorrir em fotos e nas mais diversas situações, com medo de serem julgadas ou criticadas. Apesar de parecer bobagem, esse comportamento pode trazer consequências extremamente negativas para sua vida pessoal e autoestima.

A boa notícia é que, mesmo para casos mais graves de correção de cor, mordida e formato dos dentes, existem tratamentos muito mais eficientes e rápidos para resolver. Conheça os principais no próximo tópico!

As principais técnicas para alcançar o sorriso perfeito

1. Aparelhos ortodônticos

Os aparelhos ortodônticos continuam sendo os campeões na busca de um sorriso perfeito. Isso porque a ortodontia não promove somente um tratamento estético, mas também importantes correções que podem afetar sua saúde dental.

Alguns problemas dentários podem dificultar a respiração, a fala, favorecer o aparecimento de inflamações e até mesmo ocasionar a perda dos dentes. Por isso, esse tratamento continua sendo tão popular e pode ser a única opção em casos mais graves de dentes separados (diastema), apinhamento e problemas na mordida, por exemplo.

Hoje em dia existem diversos tipos de aparelho ortodônticos, desde os mais simples até aqueles que são praticamente invisíveis, como o invisalign.

2. Clareamento dental

Muitas pessoas sofrem com manchas e escurecimentos nos dentes, seja por hábitos como consumo de bebidas como o café e o vinho tinto ou por outros fatores. Para recuperar a cor e vitalidade dos seus dentes e alcançar um sorriso perfeito, o clareamento dental pode ser uma opção.

Hoje em dia existem opções caseiras e aquelas realizadas no consultório do dentista, que podem gerar resultados extremamente satisfatórios e com durabilidade maior.

3. Facetas de resina e porcelana

As facetas dentárias conquistaram fama entre celebridades e artistas, mas hoje já estão cada vez mais acessíveis por quem deseja alcançar um sorriso perfeito de maneira muito mais rápida e pouco dolorosa.

Tratam-se de lâminas finas que são coladas nos dentes após um processo de desgaste. Os tipos mais comuns são as facetas de resina e porcelana.

Elas são capazes de corrigir desde dentes tortos e fora de alinhamento, passando por manchas escuras e difíceis de tirar, até desgastes causados pelo bruxismo e a desarmonia da forma e tamanho dos dentes.

As facetas de porcelana costumam ser mais caras do que as de resina, mas apresentam a vantagem de ter maior durabilidade e sofrerem menores alterações de cor com o tempo.

4. Lentes de contato para os dentes

Uma outra opção que ganhou a preferência de celebridades do mundo todo são as lentes de contato para os dentes. Com apenas algumas sessões, é possível alcançar o sorriso que sempre sonhou.

A principal diferença entre as lentes de contato e as facetas dentárias é que o primeiro tipo não precisa de desgaste na estrutura dentária para ser colocado, o que faz com esse tratamento seja considerado menos invasivo.

Elas corrigem imperfeições simples de tamanho e posição dos dentes, além de manchas escuras e desgastes. Recebem esse nome porque são lâminas extremamente finas que são coladas nos dentes, parecidas com as lentes de contato para olhos.

Com todos esses tratamentos e tecnologias, ficou mais fácil finalmente alcançar o sorriso perfeito. Compartilhe este texto nas redes sociais para seus amigos que também querem saber como ter um sorriso perfeito!