A busca por um sorriso bonito e livre de manchas sempre existiu. Com o passar dos anos, a evolução da tecnologia e o aprimoramento dos tratamentos levaram cada vez mais brasileiros aos consultórios.

Para se ter uma ideia, segundo dados da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE), houve um crescimento de 300% na busca por procedimentos dentários, entre 2014 e 2015, somente na região Sudeste. Além disso, o Brasil figura como o segundo país no mundo que mais realiza mudanças odontológicas relacionadas à beleza do sorriso.

Conhecendo esta realidade, explicaremos como funcionam os principais tratamentos estéticos na área. Também daremos dicas para que você possa encontrar um local especializado em serviços de odontologia em Goiânia e receber atendimento de boa qualidade!

1. Clareamento

Um dos mais conhecidos tratamentos estéticos em odontologia, o clareamento devolve a luminosidade aos dentes. Em geral, pode ser feito de duas maneiras: em casa, com aplicação pelo próprio paciente (dura aproximadamente duas semanas), ou no consultório, com emprego do laser. As técnicas mais modernas de clareamento utilizam materiais que causam menos sensibilidade nos dentes.

2. Lentes de contato

As lentes de contato dentárias são lâminas bem finas que cobrem os dentes, deixando-os claros e sem manchas. São indicadas para pequenas correções estéticas, mantendo a estrutura dental do paciente. Por serem bem finas, conferem um aspecto natural. Outra vantagem é que elas não costumam mudar de cor ou se deteriorar com o tempo. Cada lente costuma durar, em média, 10 anos. 

3. Aparelhos invisíveis

Discretos, os aparelhos invisíveis são ótimos para quem não quer ficar com aquele sorriso metálico. Os aparelhos mais conhecidos no mercado são formados por um placa semelhante a um acetato transparente, e os bráquetes são de resina, produzidos na cor do dente. Outra opção é o aparelho ortodôntico lingual, colocado por dentro dos dentes.

4. Implante

Implantes podem ser feitos em pacientes que perderam um ou vários dentes. O principal avanço nesse tipo de procedimento é a utilização de softwares que criam modelos tridimensionais da arcada dentária, baseados na tomografia do paciente, possibilitando, ao dentista, fazer um melhor planejamento da cirurgia. 

Se você está insatisfeito com seu sorriso e pretende fazer algum tratamento como esses para uma alteração estética, a primeira atitude a se tomar é buscar um local de atendimento com profissionais qualificados. Além disso, outras dicas são também importantes:

  • informe-se sobre o procedimento pedindo ao dentista para orientá-lo sobre todas as etapas, e, se tiver alguma dúvida, não hesite em perguntar;
  • prefira clínicas que ofereçam todos os serviços odontológicos, e não somente os estéticos;
  • peça para o profissional mostrar outros procedimentos que ele já tenha feito e, se quiser, converse com antigos pacientes;
  • solicite todas as simulações necessárias para saber exatamente como seu sorriso ficará depois dos procedimentos e se sentir seguro com relação às mudanças.

Agora que você já sabe mais sobre tratamentos em odontologia em Goiânia, fica mais fácil de conversar com seu dentista antes de qualquer procedimento, não é? 

E se você quer ler outros conteúdos como este e saber mais sobre tratamentos odontológicos, cadastre-se para receber a newsletter da CROOL: somos especialistas quando o assunto é saúde bucal!