Se os olhos são a janela da alma, o sorriso com certeza é a porta de entrada. Um sorriso bonito aumenta a autoestima e transmite simpatia e confiança para as pessoas. Por isso, tratamentos rápidos e com ótimos resultados, como as facetas de porcelana, têm ganhado cada vez mais a atenção nas clínicas de odontologia ao redor do mundo.

Esse tipo de procedimento já é bastante conhecido entre famosos e agora começa a ser buscado por um público abrangente, que deseja um sorriso mais bonito, sem demora e preocupação.

Se você quer saber mais sobre o que são as facetas de porcelana e como elas podem lhe ajudar a alcançar o sorriso dos seus sonhos, continue lendo o post abaixo. Vamos lá?

O que são as facetas de porcelana

Por muito tempo as soluções para diversos problemas que afetavam a conquista de um sorriso lindo eram bastante trabalhosas e demoradas. Hoje, com o avanço da odontologia, esses procedimentos se tornaram mais rápidos e com resultados cada vez melhores.

Há alguns anos, problemas como o desalinhamento dos dentes, as manchas de cigarro e os dentes separados (diastema), precisavam de tratamentos demorados e que nem sempre atingiam os resultados esperados pelo paciente.

Foi com o surgimento das facetas dentárias que esse processo ficou muito mais fácil e vantajoso, sobretudo com as facetas de porcelana.

As facetas são lâminas extremamente finas, feitas em laboratório, que recobrem a estrutura normal do dente. Por meio de um pequeno desgaste, elas são fixadas na superfície dentária, conferindo a forma, o tamanho e a cor desejados pelo paciente.

O procedimento é extremamente rápido e personalizado. Em uma média de duas a três sessões, você já é capaz de sair do consultório com um resultado que demoraria meses ou anos para ser conquistado em outros procedimentos.

O tipo mais recomendado são as facetas de porcelana, devido a sua durabilidade, resistência e aparência muito próxima do real. Essas próteses são feitas da maneira mais natural possível, muitas vezes sendo quase impossível achar diferenças entre o dente normal e a faceta.

Vantagens para seu sorriso

As facetas de porcelana podem corrigir desde manchas causadas pelo cigarro e o uso de antibióticos, até pequenos desalinhamentos e dentes tortos. Elas podem ainda corrigir dentes desgastados pelo bruxismo, além de outros problemas estéticos.

As principais vantagens proporcionadas pelas facetas de porcelana incluem a rapidez do seu tratamento e sua resistência, porém podemos citar outros prós que você pode conferir abaixo:

1. Possuem maior durabilidade e resistência

As facetas de porcelana apresentam grande resistência à mastigação e às forças mecânicas, superior a tratamentos que utilizam a resina, por exemplo.

Elas podem durar anos. Estudos apontam que o sucesso das facetas de porcelana chega a uma taxa de 98,8% nos primeiros seis anos de sua colocação. Depois de 13 anos, esse número continua alto, sendo de 91%.

2. Mantêm a cor original por mais tempo

A sua resistência a desgastes contribuem para que as facetas de porcelana se mantenham livres de manchas por mais tempo.

Nas restaurações tradicionais de resina, podem-se formar microlesões em sua superfície devido a fatores como a escovação diária, por exemplo. Essas lesões aumentam a aderência de pigmentos que podem manchá-la, além de facilitar o acúmulo de restos de alimento.

3. São as mais parecidas com os nossos dentes naturais

As facetas de porcelana são o que a tecnologia tem de mais moderno e acessível hoje para esse tipo de tratamento. Elas possuem resultados melhores de brilho, cor e translucidez, bem próximos do natural.

Como são mais resistentes, mantêm esses benefícios por mais tempo e não precisam de tanta manutenção como as resinas utilizadas tradicionalmente.

Não é à toa que são um dos tratamentos mais procurados pelas celebridades na busca de um sorriso perfeito.

4. São muito mais simples e rápidas do que tratamentos tradicionais

Colocar facetas de porcelana é muito mais rápido do que a maioria dos procedimentos similares para alcançar os mesmos resultados, ou até mesmo inferiores.

Enquanto que para corrigir o desalinhamento dos dentes você demoraria por volta de dois a três anos utilizando aparelhos dentários, por exemplo, com as facetas você só demora duas a três sessões.

Ou seja, em um prazo de semanas, é possível alcançar um sorriso lindo que você sempre desejou.

É claro que todos esses benefícios estão sujeitos à qualidade do material usado e aos cuidados do paciente.

Hábitos como o fumo, a falta de higiene bucal e o consumo excessivo de bebidas como o café e o vinho podem afetar a durabilidade desses resultados.

Indicações para o procedimento

Como todo tratamento, as facetas de porcelana apresentam indicações e contra-indicações, onde outros tipos de procedimentos são mais recomendados.

As suas principais indicações são:

  • manchas escuras e difíceis de tirar com procedimentos tradicionais como os clareamentos;
  • desgastes leves dos dentes causados pelo bruxismo;
  • ajuste da forma e tamanho dos dentes para melhor harmonização do sorriso;
  • dentes tortos e fora de alinhamento.

Já alguns problemas, podem se beneficiar melhor de outros tipos de tratamentos:

  • dentes pouco ou muito desalinhados;
  • desgastes intensos de bruxismo;
  • correções simples de forma e cor;
  • substituição de próteses dentárias;
  • dentes com estrutura de pouco volume.

Principais semelhanças e diferenças com as lentes de contato

Junto às facetas de porcelana, as lentes de contato dentais também têm sido campeãs de busca por aqueles que desejam um sorriso mais harmonioso e alinhado. Mas quais as principais semelhanças e diferenças entre elas?

Ambos os tipos são formados por lâminas de porcelana que são coladas nos dentes para corrigir pequenos defeitos do sorriso. Os dois procedimentos são pouco invasivos e são bastante rápidos, durando poucas sessões para serem aplicados.

Tanto as facetas quanto as lentes necessitam de pouca manutenção e possuem uma longevidade que varia de cinco a dez anos, podendo atingir mais tempo que isso.

A principal diferença, portanto, está na forma de colocação de cada uma. As lentes de contato são lâminas finíssimas que são coladas nos dentes, com pouco ou nenhum desgaste de sua estrutura. Elas são tão finas que chegam a parecer transparentes, por isso o seu nome.

Por sua espessura ser tão pequena, as lentes não são indicadas para pacientes que possuem problemas na coloração dos dentes. Elas se restringem a corrigir problemas estruturais.

Já as facetas de porcelana exigem certo desgaste na estrutura do dente para serem fixadas. Porém, por serem mais grossas, elas podem vir em diversos graus de cor e transparência, podendo modificar totalmente a coloração do sorriso do paciente.

A opção por cada um dos tratamentos varia de acordo com as necessidades de cada pessoa junto com a avaliação do dentista. O importante é confiar em um bom profissional e saber que hoje ficou muito mais fácil ter o sorriso que sempre sonhou.

Se você quer saber mais informações sobre facetas de porcelana, sobre como cuidar do seu sorriso e da sua saúde bucal, curta a nossa página no Facebook e acompanhe por lá todas as novidades!