4 cuidados essenciais com a saúde bucal na gravidez

4 minutos para ler

Se você é gestante, já deve ter uma lista de coisas a serem feitas nos próximos meses a fim de garantir a saúde do bebê e a sua. Visitar o obstetra, fazer ultrassons e regular a alimentação estão inclusos nestes afazeres. Contudo, você conhece a importância de cuidar da saúde bucal na gravidez?

A uma mulher que pensa em engravidar, o melhor conselho a se dar é que ela vá ao dentista e resolva todos os problemas bucais antes da concepção.

Todavia, a gestante não precisa ter medo de ir ao dentista, pelo contrário, se houver alguma necessidade de tratamento dental, é aconselhável procurar um profissional o mais cedo possível para que complicações sejam evitadas.

Quer receber orientações importantes de como cuidar da saúde da sua boca durante a gestação? Veja, a seguir, 4 cuidados bucais que não podem ser esquecidos de maneira alguma.

1. Ir periodicamente ao dentista

O acompanhamento com o profissional da saúde bucal é indispensável para qualquer pessoa. Não deixe de informar a ele que você está grávida, essa é uma informação valiosa.

Na maioria dos casos, o atendimento não deve variar muito. Contudo, anestesias e algumas medicações, como antibióticos, não são receitadas durante o primeiro trimestre, salvo quando definitivamente necessários. Alguns problemas devem ser abordados de maneira diferente, mas o profissional estará preparado para lhe atender.

No caso de consulta emergencial, a gravidez deve ser anunciada antes. Qualquer tensão, abortos naturais passados ou medicamentos precisam ser citados. É provável que o profissional entre em contato com seu médico antes de iniciar qualquer tratamento, já que estas informações podem influenciar na forma de intervenção.

Existem diversos problemas bucais que podem interferir na formação do feto e na saúde da mãe. Por esse motivo, o acompanhamento dental e a manutenção da saúde bucal na gravidez são essenciais.

2. Escovar os dentes com atenção

Uma grande parte das gestantes notam mudanças na gengiva, como vermelhidão, sangramento e inchaço. Esse quadro é denominado “gengivite gravídica” e pode aparecer desde o segundo mês. Os níveis elevados de estrógeno e progesterona acentuam qualquer irritação e inflamação, inclusive na margem gengival.

Entrementes, não são os hormônios que causam o quadro, mas sim o acúmulo de placa bacteriana —restos de alimentos, microrganismos e saliva que se depositam, principalmente, entre o dente e os tecidos moles.

Consequentemente, os dentes e gengivas necessitam de maior atenção durante a gestação. Apenas a escovação consegue desorganizar essa massa acumulada nos elementos e evitar, assim, o desenvolvimento da gengivite.

A higienização dos dentes deve ser feita da mesma maneira: pelo menos 3 vezes ao dia, com uma escova de cerdas macias, posicionada a 45º para que alcance o sulco gengival — espaço entre o dente e a gengiva. Não se esqueça do fio dental, que é nossa próxima dica, pois só ele consegue alcançar alguns lugares de difícil acesso.

3. Passar o fio dental todos os dias

As enfermidades gengivais têm sido relacionadas ao nascimento de bebês com baixo peso e a partos prematuros. Perceba a importância de passar o fio dental e eliminar a placa acumulada entre os dentes, uma vez que esse simples ato, feito todos os dias, pode salvar a vida do seu bebê e dar mais tempo para que ele se forme de maneira adequada dentro do seu ventre.

4. Ter uma alimentação balanceada

A alimentação é fundamental para a formação da criança. Um dos nutrientes essenciais é o cálcio, que deverá ser usado para a formação dos ossos e dentes do seu filho. Esse mineral pode ser encontrado no leite e em seus derivados, assim como em feijões secos e verduras.

Evitar doces e lanches com muito carboidrato é importante, já que esses alimentos favorecem a formação de placa e podem aumentar o índice de cárie e de gengivite.

Entendeu como é importante cuidar da sua saúde bucal na gravidez a fim de evitar parto prematuro e bebês com baixo peso? Percebeu que os cuidados durante a gestação não são tão complicados? Então passe as informações adiante! Compartilhe esse post nas redes sociais e ajude suas amigas que já estão grávidas ou pensam em engravidar.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Posts relacionados

2 thoughts on “4 cuidados essenciais com a saúde bucal na gravidez

  1. не содержат химических соединений, и имеют меньше побочных эффектов.

Deixe um comentário