7 hábitos diários para prevenir a cárie dentária

4 minutos para ler

O facilitado acesso às informações sobre os mais variados assuntos na área da saúde permitiu que as pessoas passassem a desfrutar de uma melhor qualidade de vida. Porém, mesmo com toda essa comodidade, a incidência de pessoas com cárie dentária no Brasil ainda é bastante alta, seja por uma higiene oral deficiente ou até mesmo por fatores hereditários.

Pensando nisso, preparamos este post com 7 dicas de hábitos para prevenir a cárie dentária. Acompanhe e saiba como fugir desse problema:

1. Faça uso de enxaguante bucal

Usar enxaguante bucal após as escovações é muito importante para a prevenção da cárie dentária. Nesse caso, deve-se dar preferência para o enxaguante fluoretado, pois esse produto contribui para evitar a perda de minerais da camada externa dental, condição que pode levar ao surgimento de cáries.

2. Evite alimentos com alto teor de açúcar

Apesar de ser uma informação do conhecimento de todos, é sempre importante salientar os riscos de se consumir produtos muito açucarados.

O açúcar processado, presente nos alimentos industrializados, sofre grande fermentação quando entra em contato com os dentes, produzindo dessa forma um ácido prejudicial à mineralização dental, contribuindo na proliferação das bactérias causadoras da cárie dentária.

3. Coma alimentos ricos em fibras

Legumes e frutas com considerável teor de fibras em sua composição são grandes contribuintes para uma boa saúde bucal. Entre esses alimentos destacam-se a maçã, a cenoura, o figo e a pera. Eles atuam no aumento de produção salivar, pois promovem um tipo de polimento nos dentes, deixando-os limpos e devidamente protegidos.

Além dos produtos fibrosos, outros alimentos também ajudam na prevenção das cáries devido às suas vantajosas composições químicas e minerais, tais como as amêndoas e o amendoim.

4. Para prevenir as cáries dentárias, escove os dentes pelo menos 3 vezes ao dia

Manter uma boa frequência de escovação ao longo do dia é imprescindível na prevenção e no combate à cárie dentária. Recomenda-se a manutenção desse hábito no mínimo 3 vezes ao dia, e também após o consumo de alimentos doces e gordurosos.

Escovar os dentes é condição para que o biofilme que abriga as bactérias causadoras da cárie seja corretamente removido da região bucal.

Em relação às crianças, é necessário que desde cedo os pais incentivem os filhos a tomarem gosto por uma correta escovação. Pode-se fazer isso com o auxílio de cremes e escovas dentais voltados ao público infantil. O importante é que os pequenos aprendam a cuidar da saúde bucal com segurança e de forma correta.

5. Faça visitas regulares ao dentista

É claro que manter uma boa higiene oral é o fator mais importante para a prevenção da cárie dentária; porém, a adoção de bons hábitos não nos exime das visitas ao dentista. Isso porque somente um profissional devidamente qualificado é que poderá nos orientar sobre a verdadeira situação da nossa saúde bucal.

6. Evite o uso de tabaco

Fumar é um hábito nocivo à saúde em geral, e em relação aos dentes não seria diferente. Deve-se a isso o fato de que o fumo contribui para a xerostomia (boca seca), afetando o poder de limpeza e remineralização salivar. Desse modo, obtêm-se dentes enfraquecidos e deficientemente higienizados, levando ao surgimento das cáries.

7. Beba bastante água

Ingerir ao menos 2 litros de água diariamente é extremamente importante para a manutenção de um organismo saudável. Entre os benefícios que a água apresenta à saúde dental está o aumento da produção salivar — fato que auxilia no equilíbrio do pH bucal, além da saliva ser um enxaguante natural, realizando a limpeza que dificulta a incidência de cárie dentária.

E então, gostou das dicas? Siga-nos em nossas redes sociais e obtenha informação de qualidade sobre tudo que se relaciona à saúde bucal.

 

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário