Entenda como funciona o tratamento para afta causada por aparelho ortodôntico

3 minutos para ler

Você sofre de afta causada por aparelho ortodôntico? Se sim, saiba que o problema é mais comum do que imagina, logo, deve ser olhado com atenção. É que o dispositivo, no início, pode provocar desconforto e lesões na região bucal, ocasionando também as aftas.

Neste post, vamos explicar quais são as causas, os sintomas e as formas de tratamento dessas lesões, além de dar dicas para evitar a afta causada por aparelho ortodôntico.

Causas e sintomas da afta

Pequenas feridas esbranquiçadas e arredondadas, de aproximadamente um centímetro, com bordas ou contornos vermelhos, são o que chamamos de aftas. As causas da afta são múltiplas. Elas podem surgir devido à falta de higiene oral, ao estresse emocional, à carência de vitamina B12 no organismo, à queda do sistema imunológico, entre outros motivos.

Além disso, a afta pode ser causada também por aparelho ortodôntico. É preciso prestar atenção aos sintomas, que iniciam um ou dois dias antes do aparecimento da lesão. São eles: ardor ou queimação (principalmente durante contato com alimentos cítricos), vermelhidão, perda de paladar e ligeiro sangramento na região. A afta leva de sete a 10 dias para desaparecer.

Tratamento para afta

Você pode buscar ajuda profissional para tratar a afta e aliviar o desconforto causado pela lesão. As opções disponíveis são as seguintes:

  • pomadas e géis: a aplicação deve ser feita diretamente na afta, conforme orientação do dentista;
  • medicamentos orais: são indicados no caso de lesões amplas, dolorosas e duradouras, a fim diminuir a inflamação e o incômodo;
  • terapias a laser: em situações ainda mais agressivas, elas são uma boa saída para antecipar o processo de cicatrização;
  • uso de enxaguantes bucais: também ajudam a aliviar o desconforto provocado pelas aftas, porém, é preciso utilizar alternativas sem álcool.

Evitando a afta causada por aparelho ortodôntico

O uso de aparelho ortodôntico, especialmente para quem ainda não está habituado, pode provocar dificuldades de mastigação, fala e higienização, além de favorecer o aparecimento de aftas devido à alimentação, ao estresse e desequilíbrio do sistema imunológico.

Na fase de adaptação, lesões na boca também podem ocorrer, o que igualmente propicia o problema. A boa notícia é que há formas de prevenir a afta causada por aparelho ortodôntico. Acompanhe nossas dicas:

  • opte por uma alimentação rica em vitaminas e nutrientes. Evite os cítricos, como limão e abacaxi;
  • faça a higienização bucal de maneira adequada, conforme orientação do seu dentista;
  • frequente o consultório odontológico com regularidade;
  • use ceras de proteção ortodôntica, que proporcionam um maior conforto no uso do aparelho. Porém, peça antes o conselho do dentista;
  • tenha hábitos de vida saudáveis para evitar o estresse, como a prática regular de atividades físicas.

E então, gostou das nossas dicas de prevenção contra a afta causada por aparelho ortodôntico? Caso as lesões apareçam com frequência, é importante investigar a origem e seguir com o tratamento correto. Portanto, procure o seu dentista se as aftas provocarem sintomas graves ou permanecerem por mais de 10 dias.

Se o post foi útil para você, continue de olho em nossas novidades! Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário