Agenesia dentária: entenda o que significa e como resolver esse problema!

3 minutos para ler

Já reparou se falta algum dente na sua boca? Quando um ou mais dentes deixam de nascer, dizemos que a pessoa sofre de um quadro de agenesia dentária, uma anomalia que atinge aproximadamente 25% da população. A boa notícia é que tem tratamento, com mais chances de sucesso se o dentista for procurado de imediato para um diagnóstico precoce.

Neste post, explicamos o que é agenesia dentária, quais as causas, como é feito o diagnóstico e as formas de tratamento. Veja!

O que é agenesia dentária?

A agenesia dentária não se trata de uma doença, mas de uma anomalia caracterizada pela falta de um ou mais dentes na arcada. Tal condição pode afetar qualquer dente e o crescimento dele, provocando problemas tanto estéticos quanto funcionais, como dificuldade na mastigação e deglutição de alimentos.

Ela é comum em crianças, uma vez que o quadro é observado com a erupção dos primeiros dentes permanentes. Portanto, na dentição de leite, a agenesia dentária é mais rara.

Há três tipos de classificação para essa anomalia. São eles:

  • hipodontia: de um a seis dentes ausentes;
  • oligodontia: mais de seis dentes ausentes;
  • anodontia: todos os dentes ausentes.

Quais as causas dessa anomalia?

A causa mais provável da agenesia dentária é a genética. Sendo assim, ela afeta pacientes que têm alguma modificação na expressão dos genes. Mas outros fatores também estão associados à anomalia, como:

  • uso de substâncias químicas ou drogas;
  • tratamento com quimioterapia e radioterapia;
  • infecções como sífilis e rubéola;
  • variados tipos de traumatismos.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico da agenesia é clínico. Para verificar se há ausência de um ou mais dentes na arcada, o profissional de odontologia realiza exame radiográfico. Caso a dentição esteja inclusa, ou seja, dentro do osso, não podemos dizer que se trata dessa anomalia.

Cabe ao paciente observar se todos os seus dentes nasceram normalmente ou se há algo de errado em sua arcada dentária. Em uma situação de anormalidade, é preciso procurar o ortodontista para a confirmação do diagnóstico e a aplicação do tratamento adequado.

Quais as formas de tratamento?

O tratamento para a agenesia dentária varia conforme cada caso. Veja, a seguir, quais são as opções disponíveis!

Aparelho ortodôntico

O aparelho ortodôntico tem a função de abrir ou fechar espaço na arcada dentária. Porém, quando o dente ausente é molar, ou seja, situado no fundo da boca, o dentista pode optar pela extração.

Facetas ou resina composta

Se a distância entre os dentes for pequena, a aplicação de facetas de porcelana ou resina composta pode ser a melhor saída.

Prótese dentária

O uso de prótese dentária — como os implantes ou até mesmo as opções removíveis — é outra forma de solucionar a agenesia. Esse tratamento é indicado principalmente quando o espaço entre os dentes é amplo.

Agora você sabe o que é agenesia dentária e como ela pode ser tratada. Lembre-se de que ir periodicamente ao dentista é essencial para preservar a sua saúde bucal. Caso suspeite que tem essa anomalia, procure um ortodontista para realizar o diagnóstico e o tratamento precoces, combinado?

E então, o post foi útil? Compartilhe-o agora mesmo em suas redes sociais para levar conhecimento aos seus amigos!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Posts relacionados

2 thoughts on “Agenesia dentária: entenda o que significa e como resolver esse problema!

Deixe um comentário