[Dezembro/20] Alimentação adequada: o que comer quando se usa aparelho ortodôntico?

4 minutos para ler

Particularmente no início de um tratamento ortodôntico ou após as manutenções feitas pelo dentista, os dentes podem ficar mais sensíveis, além de doloridos. Isso acontece devido à pressão que o dispositivo faz para o correto posicionamento da dentição. Daí a importância de optar por uma alimentação adequada nesse período.

Alimentos muito duros devem ser evitados. Opções pegajosas demais, como balas, também devem ser retiradas do cardápio, pois elas podem danificar o aparelho ortodôntico e, ainda, ocasionar lesões na boca. Nessa situação, é preferível ficar com as alternativas líquidas, pastosas ou mais macias.

Neste post, vamos mostrar quais são os alimentos ideais para quem utiliza aparelho dentário e os itens alimentícios que devem ser evitados. Confira!

Alimentação adequada para quem usa aparelho ortodôntico

Veja, a seguir, quais são os alimentos mais apropriados para as pessoas que utilizam aparelho nos dentes!

Sopas

A fase de adaptação ao aparelho ortodôntico nem sempre é fácil. No início, é natural sentir uma sensibilidade maior nos dentes ou até mesmo dor. Por isso, a recomendação é optar pelo consumo de sopas. Assim, você não vai sentir fome e poderá ingerir o prato com facilidade. E isso sem contar que se trata de uma alternativa bastante nutritiva e saudável.

Frutas cortadas

Na lista de alimentação adequada para quem utiliza aparelho dentário estão as frutas. Mas elas devem ser cortadas em pedaços bem pequenos, a fim de facilitar a mastigação. Uma dica é consumir alternativas mais macias, como bananas e mamão. Frutas mais duras, como maçãs, devem ser deixadas para quando você estiver mais habituado com o dispositivo ortodôntico.

Legumes cozidos e/ou amassados

Outra opção de alimentos para os primeiros dias de uso do aparelho ortodôntico são os legumes, que devem ser servidos cozidos. Se preferir, amasse-os bem e coma-os no ponto de purê. Aliás, esses itens alimentícios também são bastante nutritivos e saudáveis, além de saborosos. Portanto, invista neles.

Carnes macias

Passados alguns dias com o aparelho, você pode ir experimentando alimentos que exigem uma mastigação maior, como as carnes. Porém, consuma apenas as opções mais macias, como peixes e peito de frango. Cozinhe-as bem e não arrisque comer carne com osso ou espinha, pois há o risco de danificar as peças do dispositivo ortodôntico.

Vitaminas

As vitaminas, sem dúvida, são outra boa pedida no início de qualquer tratamento ortodôntico. Fique com essa sugestão se você não conseguir ingerir alimentos sólidos, ainda que cozidos. A lista de alternativas líquidas inclui também os sucos e os iogurtes. Adicione-os em sua dieta enquanto se habitua ao uso do aparelho.

Alimentos que devem ser evitados

Agora que você já sabe quais alimentos são mais recomendados para quem utiliza aparelho ortodôntico, veja o que deve ser evitado:

  • alimentos açucarados e pegajosos, como balas, torrones e chicletes, que podem grudar nos dentes e no aparelho;
  • alimentos com corantes, pois eles podem alterar a cor do elástico no dispositivo fixo;
  • alimentos muito duros, como carnes e até mesmo chocolates. Corte-os em pequenos pedaços se for consumi-los;
  • alimentos com muitas fibras, como manga e abacaxi. Quando for comê-los, triture-os para que não grudem na estrutura do aparelho.

Gostou das dicas de alimentação adequada para quem usa aparelho ortodôntico? Lembre-se de que é preciso tomar cuidado para não danificar o dispositivo ou lesionar a boca. Caso opte por consumir alimentos muito duros ou fibrosos, siga as nossas recomendações para evitar qualquer tipo de problema.

Se este post foi útil para você, continue por aqui e descubra quais são os 9 alimentos que escurecem os dentes!

Posts relacionados

Deixe um comentário