Como evitar que meu aparelho dental transparente fique amarelado?

4 minutos para ler

O aparelho dental transparente é ideal para quem deseja corrigir o posicionamento dos dentes ao mesmo tempo em que exibe um sorriso mais natural, ou seja, sem aquela aparência metálica. Por esse motivo, ele é bastante procurado por pessoas adultas, mas pode ser utilizado em qualquer idade.

Você pode optar por aparelhos feitos de materiais plásticos ou pelas alternativas de porcelana policristalizada ou monocristalizada, mais conhecidas como aparelho de safira. Embora essas últimas opções sejam mais estáveis, é preciso ter uma atenção especial para que não adquiram um aspecto amarelado.

Neste post, vamos falar sobre os cuidados necessários com o aparelho dental transparente para mantê-lo sempre clarinho. Acompanhe!

Por que usar aparelho dental transparente?

O aparelho dentário transparente é utilizado principalmente por pacientes que desejam discrição. Isso porque ele garante um sorriso mais natural, já que, como vimos, é feito com um material diferente das peças metálicas. Logo, é bastante procurado por adultos, embora pessoas de qualquer idade possam utilizá-lo.

Esse tipo de aparelho pode ser fixo ou removível. Caso você opte pelo dispositivo removível, terá ainda mais vantagens. É que esse aparelho pode ser retirado durante as escovações, proporcionando mais conforto, além de diminuir os riscos de doenças bucais ocasionadas pela dificuldade de higienização.

O aparelho removível transparente evita ainda o aparecimento de feridas na gengiva e nas mucosas e requer menos visitas ao consultório odontológico, já que a troca dos diferentes moldes é feita pelo próprio paciente, conforme a orientação do dentista. Sem contar que o dispositivo é altamente moderno e garante maior previsibilidade dos resultados.

O que deixa o aparelho transparente amarelado?

As causas do amarelamento do aparelho dental transparente são:

  • o material plástico, que é sensível a determinadas substâncias que ingerimos;
  • os alimentos e as bebidas com corantes e pigmentos, como refrigerantes, chás, café, vinho, cervejas e açaí;
  • o cigarro.

O que fazer para evitar o amarelamento do aparelho?

Para evitar que o aparelho transparente fique amarelado, a recomendação e retirá-lo antes das refeições (no caso das opções removíveis). Mas vale o alerta: é preciso atentar para o período de uso necessário do dispositivo ortodôntico — normalmente, 22 horas por dia.

Além disso, é fundamental realizar a higienização bucal sempre depois das refeições ou de fumar. O aparelho removível (alinhador) também deve ser higienizado diariamente com água na temperatura ambiente, para prevenir o amolecimento e a distorção do plástico.

Como fazer a higienização bucal adequadamente?

Quem usa aparelho dental transparente deve escovar os dentes com escova ortodôntica, pois ela tem cerdas em corte V que proporcionam uma maior limpeza. O uso do fio dental é igualmente importante, a fim de eliminar os resíduos de alimentos que ficam entre os dentes.

Outro cuidado importante é em relação ao creme dental. Você jamais deve utilizar a pasta de dente comum, uma vez que ela propicia o desgaste superficial e até mesmo a rugosidade do alinhador. Em vez disso, opte pelo creme dental não abrasivo. Não se esqueça, também, de realizar a limpeza dentária regularmente com o dentista.

E então, já sabe como cuidar dos seus dentes e do seu aparelho dental transparente? Agora é só colocar as recomendações em prática. Uma última dica é jamais realizar procedimentos caseiros sem a orientação de um profissional especializado. Em caso de dúvidas, procure o seu dentista.

Se você gostou deste post e quer mais orientações sobre saúde bucal, curta a nossa página no Facebook e fique a par de nossos conteúdos!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário