Aparelho dental: entenda os sinais que evidenciam de que está na hora de usá-lo

3 minutos para ler

É comum o pensamento de que somente pessoas que têm os dentes tortos devem usar o aparelho dental, mas isso não é verdade. Existem outros casos que também devem ter o tratamento ortodôntico para serem solucionados. Você sabe quais são?

Dores de cabeça, respiração bucal e, até mesmo, dor de ouvido podem ser sinais de que está na hora de procurar um especialista. Neste post, falamos mais sobre isso. Para conferir, basta continuar a leitura. Vamos lá?

Quais são os sinais de que é necessário usar aparelho dental?

Primeiramente, vale dizer que a decisão do momento ideal para usar aparelho dental deve ser tomada em conjunto ao ortodontista. Somente esse profissional é capaz de avaliar os sinais e determinar qual o tratamento mais adequado. Para isso é necessário observar, durante a rotina, os detalhes do sorriso e da saúde bucal. Veja quais são a seguir!

Dentes desalinhados

A desarmonia no alinhamento dos dentes é um sinal clássico de que é preciso usar o aparelho dental. Apinhamento, dentes tortos, espaçamentos e mordida cruzada são algumas formas de desalinhamento que são corrigidas com tratamento ortodôntico.

Por mais que esteticamente os dentes tortos não incomodem o paciente, saiba que o desalinhamento pode trazer problemas com a mastigação, a fala, a digestão e, até mesmo, doenças bucais por conta da dificuldade na higienização.

Dores de cabeça e pescoço

Pode parecer não ter relação, mas sim, dentes com a oclusão incorreta podem gerar dores na cabeça e no pescoço. Isso porque demandam um esforço maior na mastigação, sensibilizando a área. Por isso, se as dores são persistentes, vale a pena ir ao dentista fazer uma avaliação.

Tamanho desproporcional da mandíbula ou da maxila

O tamanho desproporcional dessas estruturas do rosto podem ser um sinal da necessidade do uso de aparelho dental. Quando o tratamento ortodôntico é feito ainda na infância, as chances de solucionar o caso são ainda maiores.

Perda de dentes

A perda dentária pode afetar todo o alinhamento dos dentes. Isso porque os dentes vizinhos ao faltante se movem com o passar do tempo, afetando o sorriso e, até mesmo, levando a mais perdas dentárias por torná-los amolecidos. Em alguns casos, além de substituir o dente perdido, é preciso fazer o tratamento ortodôntico.

Respiração bucal

Respirar pela boca pode trazer alguns outros problemas de saúde mais sérios, como entortar os dentes, infecções, doenças periodontais e desenvolvimento anormal da face em crianças. Por esse motivo, não é recomendado esse tipo de respiração. Em alguns casos, é possível resolver a condição fazendo o tratamento ortodôntico.

Dores no ouvido

Por ser uma região muito próxima ao maxilar, alguns problemas que afetam a parte ortodôntica podem atingir também os ouvidos, gerando zumbidos e sons frequentes, acompanhados ou não de dor. Por essa razão, é importante buscar ajuda de um especialista.

Viu como existem diversos casos que precisam de aparelho dental, não somente os dentes desalinhados? Sendo assim é preciso ficar de olho nos sinais e buscar uma clínica odontológica de confiança para ter a avaliação e o tratamento adequados.

Gostou do nosso post? Então assine a nossa newsletter e receba as novidades em primeira mão!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário