A articulação temporomandibular, ou ATM, é uma das mais complexas do nosso corpo, responsável pela ligação entre a mandíbula e o osso temporal do crânio. Quando há mau funcionamento dessa estrutura, acontece a disfunção temporomandibular (DTM), um problema complexo que deve ser tratado em diversas frentes, uma delas podendo ser por meio do uso de aparelho ortodôntico.

Essa disfunção na ATM afeta atividades básicas do dia a dia, como mastigar, abrir a boca e  bocejar, além de causar dores na articulação e até mesmo na cabeça. Para saber mais sobre como acontece essa disfunção e entender se o uso de aparelho ortodôntico pode ajudar a melhorar os problemas da ATM, continue lendo o texto de hoje!

O que é a ATM e quais os principais sintomas da DTM?

A articulação temporomandibular é uma complexa estrutura do nosso corpo, que liga a mandíbula ao osso temporal do crânio. Quando acontecem problemas nessa área, mesmo os movimentos mandibulares mais simples podem ser afetados.

Além disso, esse tipo de disfunção pode causar bastante dor e incômodo ao paciente. Por isso, é muito importante procurar um dentista para tratar o problema e evitar complicações que podem levar a outras condições prejudiciais, como o bruxismo, por exemplo.

Os principais sintomas da disfunção temporomandibular (DTM) incluem:

  • dores no rosto ou na cabeça e ao abrir muito a boca, mastigar ou bocejar;

  • sensação de desencaixe na mandíbula ao abrir ou fechar a boca;

  • sons de estalo e chiado ao fechar ou abrir a boca e zumbidos no ouvido;

  • mudança repentina no modo como os dentes superiores e inferiores se encaixam;

  • impressão de travamento da mandíbula ou de como se ela estivesse fora do lugar;

  • flacidez nos músculos da área da mandíbula.

Como tratar a disfunção temporomandibular (DTM)?

Vários fatores podem desencadear a DTM, incluindo desde fatores emocionais, como estresse, aspectos físicos, como lesões e batidas na área, até alguns hábitos, como roer unhas ou usar mais um lado da articulação do que o outro.

O tratamento para esse problema vai depender das causas e do quadro do paciente, e busca-se, então, corrigir a disfunção e aliviar a dor e o incômodo sentidos. Alguns métodos são:

Medicação

Podem ser usados medicamentos para eliminar os espasmos musculares e diminuir a dor, como relaxantes musculares, analgésicos e anti-inflamatórios. Em alguns casos, tem-se usado a toxina botulínica para promover o relaxamento dos músculos da face.

Protetor bucal

Também pode ser recomendado o uso de protetor bucal noturno, que deve ser usado na hora de dormir, para diminuir os efeitos prejudiciais de travamento ou rangimento dos dentes por causa da disfunção.

Relaxamento

Alguns exercícios de relaxamento podem ajudar a melhorar a condição, já que reduzem a tensão dos músculos e da articulação.

Cirurgia

Caso os outros cuidados não surtam efeito e o quadro continue se agravando, pode ser indicada uma cirurgia na articulação.

O aparelho ortodôntico pode melhorar problemas na ATM?

Disfunções na ATM podem desencadear mudanças que levam a problemas como a mordida aberta ou cruzada, a má oclusão e o desalinhamento dos dentes. Como o tratamento geralmente envolve cuidados de ortodontia, isso pode levar à confusão de que o aparelho ortodôntico, isoladamente, pode tratar problemas na articulação temporomandibular.

Porém, embora o aparelho ortodôntico possa melhorar as consequências negativas causadas por distúrbios como a DTM, ele não é capaz de resolver a disfunção sozinho. O tratamento de problemas na ATM é complexo e envolve uma série de profissionais da odontologia, como ortodontistas, cirurgiões bucomaxilofaciais, implantodontistas, além de especialistas de outras áreas, como fisioterapeutas, fonoaudiólogos e neurologistas.

Por isso, é muito importante procurar o seu dentista caso suspeite do aparecimento de uma disfunção temporomandibular. Somente um profissional poderá fornecer o diagnóstico completo do problema e indicar as melhores formas de tratamento e se estas incluem o uso de aparelho ortodôntico.

Se você gostou de saber mais sobre a ATM e o papel do aparelho ortodôntico no cuidado com problemas dessa articulação, curta nossa página no Facebook e receba mais dicas interessantes como as deste post!