Aparelhos ortodônticos: quais opções existem atualmente?

5 minutos para ler

Antes de começar a ler esse texto sobre aparelhos ortodônticos, você algum dia já deve ter se perguntado por que é importante ir periodicamente ao dentista para encarar o temido “motorzinho” do dentista, não é?  

E quem nunca teve dúvidas sobre como escolher a escova de dente ideal, uma vez que existem diversos tipos, tamanhos, cerdas e modelos disponíveis no mercado? 

Agora que você já sabe da importância desses temas para sua saúde bucal, a seguir vamos apresentar algumas opções de aparelhos ortodônticos existentes para deixar seu sorriso ainda mais encantador. Confira!

Quando é necessário usar o aparelho ortodôntico?

A necessidade de usar o aparelho ortodôntico varia de pessoa para pessoa, idade, entre outros fatores. O tratamento pode ser feito por pessoas que queiram uma estética dentária harmoniosa e corrigir problema de saúde bucal, tais como:

  • apinhamento (dentes encavalados);
  • má oclusão;
  • DTM (Disfunção Têmporo Mandibular);
  • dentes afastados (diastema);
  • problemas na mordida;
  • mandíbula desalinhada;
  • dentes grandes (os dentes anteriores superiores ficam bem à frente dos inferiores).

Vale ressaltar que apenas um profissional capacitado poderá recomendar o uso do aparelho.

Como funciona o tratamento?

Primeiro é feita uma avaliação do paciente pelo profissional, em que o ortodontista deve pedir os exames necessários para fazer o planejamento do tratamento. Com os exames em mãos, o paciente é informado sobre as alterações encontradas e as opções de tratamento e qual a melhor opção para seu caso.

Após instalado, o aparelho dentário faz a movimentação dos dentes para correção de posicionamento dentário, ósseo e muscular. O aparelho faz uma leve pressão sobre os dentes, ossos ou músculos da face, de acordo com o objetivo pretendido.

tempo do tratamento varia de acordo com o tipo de problema, resposta do organismo às forças aplicadas, tipo de aparelho indicado para o caso em questão e colaboração do paciente, que deve comparecer ao consultório regularmente para dar a manutenção devida no aparelho.

Quais são os principais benefícios do aparelho ortodôntico?

Além de proporcionar um sorriso esteticamente bonito, o aparelho dentário também melhora a saúde bucal, pois ele normaliza as funções da fala, mastigação e respiração. O propósito do tratamento ortodôntico ao corrigir o posicionamento dos dentes é evitar problemas futuros com a articulação da face, perda dos dentes e doenças na gengiva.

Quais são os tipos de aparelhos ortodônticos existentes?

Aparelho ortodôntico convencional 

É o famoso “aparelho fixo”, que confere a quem usa aquele sorriso metálico muito popular, sobretudo nos jovens. Ele é o tipo mais comum e barato, porém bastante confiável, apesar de suas borrachinhas coloridas, bandas e brackets estarem um tanto quanto superadas no contexto estético. 

Aparelho ortodôntico fixo estético 

Para amenizar esse problema de aparência, ganhou popularidade o aparelho fixo com brackets e fios fabricados com materiais transparentes, como porcelana e safira, praticamente da mesma tonalidade dos dentes e mais discretos. 

Aparelho ortodôntico fixo lingual 

Menos comum, esse aparelho, apesar de também ser fixo, é praticamente invisível, pois é colocado na parte interna dos dentes da arcada inferior e seus brackets são menores do que os convencionais, o tornando quase que imperceptível. 

Aparelho auto-ligado

Esse tipo de aparelho odontológico fixo põe fim às borrachinhas coloridas, pois seu mecanismo auto-ligado prende o fio metálico ou estético por um sistema de fechamento de menor atrito, que dispensa o uso dos elásticos. Ele é recomendado para tratamentos mais rápidos de nivelamento dos dentes. 

Alinhador invisível ortodôntico

O alinhador invisível pode ser sequencial, para recolocar a dentição no lugar, sem o desconforto causado pelos aparelhos fixos, ou indicado para corrigir pequenos movimentos da arcada dentária. 

Ambos são feitos de um material sob medida e, por serem transparentes, não provocam danos estéticos. Além disso, devem ser removidos para escovação e durante a alimentação.  

Aparelho móvel 

Por falar em aparelho móvel, quem nunca usou um? Assim como a placa alinhadora invisível, o móvel também é feito sob medida para cada paciente, de acordo com seu tratamento, e pode ser retirado para comer, escovar os dentes ou dormir. 

Esse não é apenas um aparelho ortodôntico para corrigir unicamente problemas dentários, mas também serve para correções esqueléticas/ósseas bucomaxilares e atua como amortecedor de lábios e bochechas para mantê-los afastados dos dentes. 

Aparelho disjuntor

O aparelho disjuntor é utilizado no céu da boca para afastar a sutura palatina mediana, assim, expandindo a largura dos ossos palatinos, aumentando a largura da arcada dentária superior e aumentando o espaçamento dos dentes da frente. 

Usar aparelhos ortodônticos é algo bastante natural e requer cuidado e manutenção constante, apesar de ser um enorme desconforto para muita gente. Contudo, esse “sacrifício” vale bastante a pena para ter um belo e atraente sorriso. 

Procure seu dentista para fazer uma avaliação e iniciar seu tratamento odontológico, caso necessário, com o aparelho adequado. 

E caso queira receber mais informações sobre esse e outros assuntos sobre odontologia, clique aqui para receber nossa newsletter. Até a próxima!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

5 thoughts on “Aparelhos ortodônticos: quais opções existem atualmente?

Deixe um comentário