Descubra quais são os benefícios dos aparelhos para crianças

4 minutos para ler

A ortodontia é uma área da odontologia responsável pela correção dos dentes e dos ossos da face. Porém, o que muita gente não sabe é que mesmo os mais jovens podem se beneficiar desse tipo de tratamento. Os aparelhos para crianças podem não só melhorar a estética bucal como agir preventivamente contra problemas futuros.

Em alguns casos, essa opção apresenta vantagens mesmo na fase dos dentes de leite. Por isso, é fundamental levar seus filhos ao dentista desde cedo. Somente um profissional poderá indicar a necessidade dessa intervenção terapêutica.

Se você quer saber mais sobre os benefícios do tratamento ortodôntico em crianças, continue a leitura!

Quando a ortodontia infantil é indicada?

Durante a infância está em curso o processo de desenvolvimento dos ossos e da arcada dentária. Estima-se que a consolidação desse processo ocorra somente entre os 12 e 14 anos.

Por conta disso, a ortodontia nessa fase não tem como objetivo principal a correção do posicionamento dos dentes, uma vez que a maioria deles (ou sua totalidade, dependendo da fase) ainda não é permanente.

Dessa forma, os aparelhos para crianças atuam na correção de problemas ósseos que podem comprometer o desenvolvimento e distribuição da dentição definitiva. Entre as aplicações estão:

  • correção de disfunções esqueléticas;
  • distúrbios na mordida;
  • preservação de espaços para o correto crescimento dos dentes futuros;
  • adequação da postura da língua.

Quais são os tipos de aparelhos para crianças?

Também conhecida como ortopedia facial, o mais comum é que se realize nessa etapa tratamento com aparelhos removíveis. Eles atuam na manutenção e ampliação dos espaços na arcada dentária, que darão lugar à dentição permanente. Dessa forma, eles acompanham o desenvolvimento ósseo da criança, certificando-se de que ele ocorrerá da maneira correta.

Outro modelo bastante comum na infância são os aparelhos extrabucais, usados principalmente nos casos de crescimento exagerado do osso maxilar e da mandíbula.

O uso de um ou outro varia de acordo com os problemas existentes e suas origens, cabendo ao dentista escolher a melhor opção.

Quais são os benefícios desse tratamento?

Melhora da autoestima

Muitas crianças e adolescentes podem ser vítimas de bullying devido a problemas no posicionamento dos seus dentes. Isso pode afetar não só o desenvolvimento pessoal como trazer problemas de autoestima no futuro, mesmo na fase adulta.

Por isso, agir preventivamente não é só uma maneira de garantir a saúde bucal, como também de proporcionar um sorriso mais bonito e mais confiança ao indivíduo.

Correção de hábitos nocivos

Alguns comportamentos, como o uso de chupetas e o hábito de chupar os dedos, podem afetar o correto crescimento da arcada dentária na infância, evitando que ocorra a erupção dos dentes nas suas posições naturais.

O tratamento ortodôntico infantil pode corrigir os problemas decorridos desses hábitos nocivos, podendo, até mesmo, trazer efeitos positivos na troca de dentição.

Equilíbrio da mastigação

Distúrbios da mordida podem trazer problemas ósseos, afetar o alinhamento dentário e prejudicar a mastigação. O uso preventivo de aparelhos para crianças pode reverter esse quadro, beneficiando-se do fato de que os ossos da face ainda estão em crescimento. Em muitos casos, essa correção seria mais demorada e difícil de ser feita na fase adulta.

A recomendação é que se busque orientação do odontologista desde cedo para identificar antecipadamente possíveis problemas e iniciar a intervenção ortodôntica, caso necessário.

Agora que você sabe mais sobre os benefícios dos aparelhos para crianças, entenda também qual é a melhor idade para iniciar esse tratamento. Boa leitura!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Posts relacionados

13 thoughts on “Descubra quais são os benefícios dos aparelhos para crianças

  1. Almost everything is incredibly open up by using a specific clarification of the issues. It absolutely was actually enlightening. Your site is rather valuable. Thanks for sharing!

  2. When I originally commented I clicked the “Notify me when new comments are added” checkbox and now each time a comment is added I get several emails with the same comment. Is there any way you can remove me from that service? Bless you!

Deixe um comentário