Como o aparelho transparente pode ajudar a tratar apinhamento dental?

3 minutos para ler

Caso você já tenha ouvido alguém falar que seus dentes são tortos ou “encavalados”, saiba que existe um termo técnico para isso: apinhamento dental. Ele pode ocorrer em qualquer estágio da vida.

Sendo esse um dos principais problemas mais comuns na ortodontia, ele pode impactar não somente na estética de um sorriso bonito, mas gerar algumas outras patologias bucais ao longo do tempo.

E se o aparelho transparente — ou invisível — for uma solução para esse problema? Ficou curioso para saber como realizar o tratamento? Então, aproveite a leitura deste artigo. Nele, explicamos os principais pontos que precisa saber sobre o assunto!

O que é apinhamento dental e qual a importância de tratar?

Infelizmente, nem todos os dentes permanentes nascem com o alinhamento esperado. Com isso, a aparência da dentição torta ou encavalada incomoda, seja pela funcionalidade da mordida, seja na estética do sorriso.

Muito comum nos dentes anteriores inferiores, o apinhamento dental possui duas notórias características: giro lateral e posicionados para frente (vestibularizados) ou para trás (lingualizados). Uma das principais causas é a acomodação dos dentes na arcada dentária quando estão nascendo.

Dentes muito grandes em arcadas pequenas levam a essa má formação. O que explica esse fato é a genética. Mas não para por aí, o apinhamento pode aparecer tardiamente, como, por exemplo, com o nascimento do siso, que leva à pressão de erupção dos molares.

Pancadas e quedas também afetam o desenvolvimento da mandíbula, restringindo o espaço entre os dentes. Sendo assim, tratar esse tipo de problema é fundamental. 

Apesar de parecer algo muito simples, isso pode gerar problemas como dificuldade na higienização, o que, consequentemente, aumenta a placa bacteriana, tártaro, gengivite e periodontite.

Como o aparelho transparente pode ajudar no tratamento?

Os aparelhos transparentes — ou popularmente conhecidos como invisíveis — encabeçam a lista entre os tipos de tratamento para cessar o apinhamento dental. Baseado na tecnologia 3D, ele substitui os convencionais, também conhecidos como aparelhos fixos.

Quem acredita que essa abordagem de tratamento está diretamente ligada apenas à estética, está muito enganado. Para garantir o sucesso do aparelho transparente, o dentista identificará as causas do apinhamento dental, por meio de uma scanner intraoral, e indicará o melhor tratamento.

Além disso, esse tipo de aparelho permite que o profissional e o paciente tenham uma previsão, por meio de softwares, de como será o resultado final após todo o processo. Sabendo da importância da estética dental para a autoestima da pessoa, é muito importante realizar algo que lhe ofereça segurança com o investimento.

Outro importante benefício ligado ao uso do aparelho transparente é a velocidade do tratamento. Com o paciente utilizando cerca de 22 horas por dia e retirando somente para alimentação, o problema pode ser corrigido em até 12 meses.

Sendo assim, o aparelho transparente é uma das melhores opções no mercado para o tratamento do apinhamento dental. Entretanto, vale lembrar que para ter uma correção eficaz, é fundamental que todo o cuidado seja feito por um profissional de confiança e que tenha experiência na atuação da impressão 3D, que é, hoje, uma das principais frentes da ortodontia digital.

Aproveitando que já estamos falando sobre o assunto, que tal conhecer outros tipos de problemas ortodônticos?

Posts relacionados

Deixe um comentário