Veja os 3 cuidados que você deve ter após a aplicação de facetas

4 minutos para ler

A aparência de seus dentes tem um impacto direto em sua confiança. Se você não gosta do aspecto deles, sua autoestima pode ser afetada, o que diminui sua qualidade de vida. Ter uma prótese que permita exibir um sorriso sem imperfeições é o sonho de muitas pessoas, e realizá-lo é possível com a aplicação de facetas dentárias. Esse tratamento é uma técnica que está em crescente aumento, competindo até mesmo com as lentes de contato dentais.

As facetas dentárias são uma excelente solução para melhorar a cor dos dentes, sua forma e até mesmo seu alinhamento e outros problemas estéticos. Essas próteses são colocadas na parte frontal do dente e escondem quaisquer falhas. Elas são feitas de uma ampla variedade de materiais, como cerâmica, porcelana e resina. Além disso, podem durar muitos anos, contanto que você cuide bem delas.

Neste post, falaremos sobre três formas de cuidado após a aplicação de facetas e sobre restrições para uso desse tratamento. Acompanhe!

Quais os cuidados que se deve ter após a aplicação de facetas?

Para garantir que facetas dentais durem o máximo possível no cumprimento de sua função, é necessário cuidar delas. Veja, a seguir, alguns hábitos que você deve adquirir ou evitar.

1. Tenha atenção à escovação

Manter uma higiene bucal adequada é fundamental para cuidar das facetas e, em geral, dos dentes. Escove-os pelo menos três vezes ao dia, de preferência após cada refeição, evitando o surgimento de placa bacteriana, gengivite e halitose. Além disso, o fio dental deve ser usado para eliminar completamente os restos de alimentos, que podem causar descoloração da lâmina e seu desprendimento.

2. Evite certos tipos de alimentos

Ingerir alguns alimentos ou bebidas pode descolorir ou danificar suas facetas, como café, vinho ou chá, bem como molhos de churrasco, mostarda ou ketchup. Comidas mais duras, como nozes com casca, também precisam ser evitadas. Além disso, tente não mastigar a comida com os dentes da frente.

Por exemplo, se você está comendo alimentos mais duros, faça um esforço para usar apenas os dentes de trás para mastigar. Também é melhor cortar os alimentos mais duros em pedaços menores, para evitar comer com os dentes onde a faceta foi colocada.

3. Garanta que as gengivas estão saudáveis

Outro cuidado extremamente importante para os pacientes que fizeram a aplicação de facetas é realizar consultas frequentes ao dentista responsável pelo procedimento. Ele poderá fazer a avaliação das margens entre os dentes e as facetas e, assim, diagnosticar riscos de fraturas, inflamações na gengiva, infiltrações e também possíveis manchas nas facetas.

Existe restrição para o uso desse tratamento estético?

As facetas estéticas não são recomendadas em pacientes com bruxismo, pois o desgaste das peças ocorreria muito rapidamente. O rompimento habitual e a fricção dos dentes também precisam ser evitados pelo mesmo motivo. Além disso, não é recomendado para indivíduos que possuem alguma enfermidade ligada aos dentes.

Se você tiver dentes cariados ou doença gengival ativa, não opte por facetas dentárias. Elas também não são recomendadas para dentes enfraquecidos (o que pode ser resultado de fratura ou obturações dentárias grandes).

Agora você sabe quais cuidados deve ter depois da aplicação de facetas e também se existem ou não restrições para o uso desse tratamento estético. É importante ressaltar que ter esses cuidados é tão importante quanto realizar a aplicação de fato. Então, cuide bem dos seus dentes e aproveite os benefícios que o tratamento pode trazer para sua vida!

Ficou alguma dúvida? Gostaria de nos contar sua opinião sobre o assunto? Então, deixe seu comentário abaixo!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário