Botox antes e depois: saiba quais são os resultados esperados

6 minutos para ler

Você já pensou em aplicar botox? Comparando o antes e depois de realizar o procedimento, é possível notar ótimos resultados. É por isso que a técnica é tão procurada pelas pessoas que desejam melhorar a aparência da pele. Mas você sabia que a substância também pode ser utilizada na odontologia?

Pois é, o botox é empregado nos consultórios odontológicos não só para fins estéticos, mas também para tratar diferentes problemas bucais, como a dor facial e o bruxismo. Aliás, tal método oferece vantagens em relação a determinados tratamentos convencionais; logo, muitos pacientes dão preferência a ele.

A melhora da aparência e da qualidade de vida é certa após a realização da técnica. Sendo assim, não podemos deixar de falar sobre o tema. Neste post, vamos explicar melhor a definição de botox e como ele age, de que forma é utilizado na odontologia, os resultados esperados e as vantagens de aplicar a substância. Acompanhe!

Definição e mecanismo de ação do botox

Botox, ou toxina botulínica, é uma substância geralmente utilizada para ocultar ou minimizar as rugas faciais. Ela ocasiona o relaxamento dos músculos, a fim de que eles reduzam sua força de contração. Os efeitos costumam ser excelentes, tanto é que se trata de um procedimento bastante procurado.

A toxina botulínica é produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Tal substância bloqueia a liberação de um químico, a acetilcolina. Esse neurotransmissor é responsável pelo envio de mensagens entre o cérebro e as fibras musculares. Logo, quando ele fica inativo, os músculos relaxam.

Entretanto, o botox não é utilizado apenas para fins estéticos. Ele também é empregado na odontologia para tratar, por exemplo, sorrisos gengivais. A aplicação da substância ocorre justamente no músculo que provoca a disfunção, normalizando-o para que o problema seja solucionado.

Uso do botox na odontologia

Veja, com detalhes, como o botox pode ser utilizado na odontologia!

Bruxismo

O bruxismo é a prática de ranger os dentes durante o adormecer. Tal hábito pode ocasionar o desgaste e o amolecimento da dentição, além de problemas mais sérios na gengiva, nos ossos e na articulação da mandíbula (ATM). Nesse caso, o botox pode ser aplicado a fim de resolver ou atenuar o problema.

Resultado esperado

A toxina botulínica é aplicada no principal músculo da mastigação (masseter), em ambos os lados, diminuindo assim a força muscular e a propensão ao bruxismo. Com o procedimento, o paciente não precisa utilizar placas noturnas, as quais muitas vezes causam desconforto e atrapalham o descanso.

Dor facial

A dor facial é uma sensação dolorosa decorrente de alterações na articulação que faz a ponte entre o maxilar e a mandíbula. Nessa região, concentra-se um complexo sistema formado por ossos, ligamentos e músculos.

Resultado esperado

A aplicação de botox nos músculos dessa área diminui a tensão e não gera reações incômodas. Do contrário, o paciente precisaria realizar tratamento com analgésicos, os quais fazem a dor cessar, mas podem provocar efeitos colaterais.

Sorriso gengival

Chamamos de sorriso gengival a situação na qual a gengiva fica muito aparente quando a pessoa sorri. Para resolver essa condição, muitos pacientes recorrem ao procedimento cirúrgico, prática invasiva que exige muito mais cuidados e atenção no pós-operatório.

Resultado esperado

A toxina botulínica é aplicada no músculo responsável pelo sorriso (lábio superior). Ela provoca o relaxamento muscular e resulta na paralisação local, porém, não deixa a sensação de anestesia. Assim, ao sorrir, a gengiva fica menos exposta.

Pacientes com implantes dentários

Os implantes dentários podem causar desconforto em alguns pacientes logo após a realização do procedimento. Nem todas as pessoas conseguem se adaptar facilmente às próteses, por exemplo. Quando isso acontece, a aplicação de botox é recomendada.

Resultado esperado

Aplicado no músculo masseter, o botox promove o relaxamento e reduz a sensação de aperto que pode ocorrer depois do implante. Logo, há uma melhora na qualidade de vida do paciente.

O uso do botox na odontologia também é observado em outras situações, como em pacientes que produzem saliva em excesso (sialorreia), com espasmos bucais na língua ou na mandíbula, e que têm sorriso assimétrico. Por isso, procure o seu dentista para verificar se é o caso de aplicar a toxina.

Botox, antes e depois

Está pensando em aplicar botox? Antes e depois da aplicação, alguns cuidados devem ser tomados. Veja, a seguir, quais são eles!

Pré-tratamento

Antes de injetar a toxina botulínica, não há nenhuma restrição a ser feita. Procure apenas tirar todas as suas dúvidas e esclarecer os resultados esperados com o seu dentista. No dia da aplicação, não utilize maquiagens ou algum outro produto, salvo se o profissional assim o recomendar.

Pós-tratamento

Após aplicar o botox, a orientação é aguardar pelo menos 4 horas para dormir, não praticar atividades físicas ou fazer esforço, e não massagear a região. Você não precisa deixar de realizar os seus compromissos diários, porém, lembre-se de utilizar filtro solar e de seguir algum outro conselho dado por seu dentista.

Powered by Rock Convert

Vantagens de aplicar botox

Quem já experimentou sabe que o botox traz ótimos resultados. Confira, abaixo, quais são os principais benefícios da toxina botulínica:

  • é segura, fácil e rápida de aplicar;
  • é indolor, pois durante a aplicação são utilizadas pomadas anestésicas;
  • não é uma técnica invasiva;
  • gera nenhum ou poucos efeitos colaterais;
  • os resultados são sentidos rapidamente, a partir de 48 horas após o procedimento. Em duas semanas, você consegue notar toda a diferença ao comparar o antes e o depois.

No entanto, há algumas contraindicações, conforme listamos a seguir:

  • grávidas e lactantes;
  • insuficiência renal ou hepática;
  • doenças autoimunes;
  • hipersensibilidade à substância;
  • distúrbios de coagulação;
  • uso de determinadas medicações;
  • processos infecciosos;
  • atividade muscular comprometida.

E então, que tal aplicar o botox? Antes e depois do procedimento, você verá a grande diferença. Os excelentes resultados devolvem a autoestima e melhoram a qualidade de vida; por isso, a toxina botulínica é bastante procurada pelas pessoas. Seus efeitos costumam durar de 4 a 6 meses, a depender de cada paciente. Depois disso, o tratamento precisa ser realizado novamente.

Tirou suas dúvidas sobre o tema? Aproveite a visita ao blog e entenda mais detalhadamente como o botox é utilizado na odontologia!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário