Quais são as diferenças entre botox e preenchimento facial?

3 minutos para ler

É comum as pessoas confundirem botox e preenchimento facial quando o assunto é tratamento estético. Mas é importante saber que os procedimentos, apesar de ambos melhorarem a pele e o aspecto do rosto, têm processos e efeitos distintos. Por isso, é preciso escolher o mais indicado para o seu caso, a fim de obter os melhores resultados.

Se você também tem dúvidas em relação a esses tratamentos, vai gostar de conferir este post. Continue a leitura e entenda como agem o botox e o preenchimento facial para fazer a escolha certa!

Como age o botox?

Botox é o nome comercial da toxina botulínica — um medicamento produzido a partir da bactéria Clostridium botulinum — que consegue fazer o relaxamento do músculo. Assim, tem aplicações diversas, para fins tanto estéticos quanto terapêuticos.

Quando a substância é injetada, torna-se um bloqueador neuromuscular, o que impede a contração do músculo. Dessa forma, é bastante eficaz para suavizar marcas de expressão e rugas dinâmicas, que aparecem com as nossas expressões, como as da testa, redor dos olhos, área entre as sobrancelhas, ponta do nariz e maçã do rosto.

Muita gente não sabe, mas o botox tem aplicação também na odontologia, com bons resultados no tratamento de bruxismo, problemas na articulação temporomandibular (ATM), assim como na harmonização do sorriso, disfarçando casos de gengiva aparente. A aplicação da toxina botulínica tem efeito temporário, com duração de 4 a 6 meses.

Como age o preenchimento facial?

O preenchimento facial é feito com a aplicação de ácido hialurônico e tem como objetivo repor a perda de colágeno, devolvendo, assim, o volume facial perdido em algumas regiões — o que traz bons resultados para a redução da flacidez.

Dessa maneira, é um tratamento estético indicado para tratar rugas estáticas, aquelas decorrentes do envelhecimento natural da pele. Tem um bom efeito ao redor dos lábios, nas maçãs do rosto, queixo, olheiras profundas e mandíbula.

O efeito pode ser visível por 1 e 2 anos, pois o organismo vai absorvendo aos poucos o ácido hialurônico, uma substância biocompatível. A duração do resultado vai depender do tipo de pele, do volume da substância aplicado, além de alguns cuidados, como proteger a pele do sol, hidratar o rosto e não fumar.

Como saber qual é o melhor tratamento para cada caso?

Você viu que botox e preenchimento facial agem para amenizar as linhas de expressão e rugas, porém funcionam de maneira diferente. Por isso, se quer atenuar o efeito do tempo, melhorando o contorno facial e a elasticidade da pele, por exemplo, o ideal é o tratamento com o ácido hialurônico. Já a aplicação da toxina botulínica vai trazer mais harmonia ao rosto, deixando-o com uma aparência mais leve e suave.

Quer melhorar o aspecto do seu rosto? O primeiro passo é escolher um profissional habilitado para fazer a aplicação do botox e preenchimento facial — como médico e dentista — e discutir os resultados que deseja obter para fazer o tratamento mais adequado para suavizar as rugas e marcas de expressão.

Gostou de conhecer os detalhes desses tratamentos estéticos? Então compartilhe com os seus amigos nas redes sociais para que eles também conheçam esses procedimentos!

Posts relacionados

Deixe um comentário