Botox: 8 mitos e verdades que você precisa saber!

6 minutos para ler

Você já pensou em usar botox? Mitos e verdades a respeito dessa substância são disseminados aos quatro ventos, o que leva muitas pessoas a criarem uma expectativa não correspondente à realidade em relação aos seus efeitos ou, até mesmo, deixarem de fazer a aplicação por conta de inverdades.

A aplicação de botox é considerada simples. Embora a procura para finalidades estéticas seja maior, o produto também é utilizado para fins terapêuticos. Seja qual for o caso, é importante procurar profissionais especializados, sérios e qualificados para injetar a substância no corpo.

Neste artigo, você vai descobrir o que é botox, como ele atua no organismo e quais são os 8 mitos e verdades propagados a respeito dessa substância. Veja!

O que é botox?

O botox, ou toxina botulínica, é uma substância produzida por uma bactéria denominada Clostridium botulinum. Quando aplicada nos músculos, provoca o relaxamento, evitando as indesejadas rugas ou amenizando os efeitos do envelhecimento. Por ser utilizado de acordo com as normas vigentes, o botox é totalmente seguro e proporciona excelentes resultados.

Aliás, o botox é muito procurado para a aplicação no rosto, já que suaviza pés-de-galinha, rugas na testa e o vinco na glabela (intervalo entre as sobrancelhas), por exemplo. Em alguns casos, é possível elevar a cauda da sobrancelha e alcançar um efeito lifting tanto do contorno facial como do pescoço.

Além disso, a toxina botulínica é utilizada para trazer harmonia ao rosto de pacientes com paralisia facial ou, ainda, tratar problemas como a hiperidrose, ou seja, o suor excessivo. Ela também é usada em procedimentos odontológicos para melhorar a estética bucal e solucionar algumas disfunções, proporcionando uma melhor qualidade de vida.

No Brasil, o botox foi aprovado para uso médico e estético pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 1992. O que no início causou desconfiança e dividiu a opinião da comunidade médica, há algum tempo popularizou-se e caiu no gosto principalmente das pessoas que desejam retardar os efeitos do envelhecimento e se sentir bem consigo mesmas.

Como a substância atua?

As rugas são formadas devido à contração natural dos músculos. Elas surgem principalmente com o avanço da idade, mas também são favorecidas por outras razões, como exposição inadequada ao sol, tabagismo e má alimentação. Muitas pessoas encontram na toxina botulínica a solução para retardá-las ou amenizá-las.

O botox é injetado justamente nas regiões em que as rugas se formam. Sua função é bloquear o envio de estímulos dos neurônios para os músculos. Assim, ele inibe a contração muscular parcial ou completamente. Porém, o bloqueio é temporário. Depois de quatro a seis meses, é preciso fazer uma nova aplicação para obter os mesmos resultados.

Quais são os mitos e as verdades sobre o botox?

Como dissemos, faz algum tempo que vivemos a popularização do botox. Mitos e verdades surgem a respeito da substância de um canto a outro do país e do planeta. Se você tem dúvidas e precisa de esclarecimentos, confira, a seguir, o que é fato e invenção!

1. Aplicação não dói

Verdade. Para injetar o botox, os profissionais utilizam agulhas bem finas e, ainda, aplicam um anestésico tópico local. Por esse motivo, o procedimento é praticamente indolor, além de seguro e rápido.

2. Os efeitos são imediatos

Mito. Na verdade, os efeitos completos são sentidos aproximadamente depois de uma semana. Eles perduram por volta de quatro a seis meses, de acordo com o paciente, a técnica utilizada na aplicação e a dosagem da substância.

3. O botox é usado para aumentar os lábios

Mito. A função do botox é provocar o relaxamento da musculatura na área de aplicação, suavizando ou retardando rugas e linhas de expressão. Logo, ele não é indicado para dar volume aos lábios. Se você deseja obter esse efeito, a técnica recomendada é o preenchimento labial, o qual também é empregado para redefinir o contorno.

4. O rosto fica sem expressão

Mito. Está com receio de aplicar o botox e ficar com a aparência do seu rosto “congelada”? Não se preocupe. Como falamos, a substância tem apenas a finalidade de relaxar o músculo e impedir que se contraia tanto. Portanto, os efeitos obtidos são bastante naturais, de modo a garantir um aspecto jovial por meses.

5. A toxina substitui a cirurgia plástica

Mito. Por amenizar as rugas de expressão e prevenir o aparecimento de novas marcas pela reeducação dos gestos faciais, o botox pode postergar a necessidade de uma cirurgia plástica e torná-la menos invasiva. Porém, não a substitui.

6. O botox pode durar menos em quem faz atividades físicas regulares

Verdade. Ao exercitar a musculatura, a toxina botulínica pode degradar-se mais facilmente. Ainda assim, vale ressaltar que ela perdura, em média, de três a quatro meses em quem tem o hábito de praticar atividades físicas com frequência. Portanto, nada de mudar a rotina por conta da aplicação, combinado?

7. A substância reduz dores causadas por enxaquecas

Verdade. Aliás, esse é um dos exemplos clássicos do uso do botox para fins que vão além da estética. Mas, nesse caso, é preciso procurar um neurologista para fazer uma avaliação e identificar se a aplicação da toxina é recomendada para você. Se sim, ela será injetada na região frontal e da nuca.

8. Quanto mais cedo usar botox, maior a quantidade necessária com o avanço da idade

Mito. Não existe uma relação entre a necessidade de utilizar uma maior quantidade de botox e a idade em que se inicia a aplicação. Inclusive, muitas pessoas recorrem ao uso da toxina botulínica antes mesmo dos 30 anos como forma de prevenir rugas oriundas da contração muscular.

E então, tirou suas dúvidas sobre o botox? Mitos e verdades a respeito da substância costumam ser espalhados, logo, é importante se informar com veículos e profissionais que sejam autoridades no assunto. Por fim, saiba que a aplicação da toxina botulínica pode ser feita até mesmo na odontologia, a fim de tratar problemas como sorriso gengival, bruxismo, e na articulação temporomandibular (ATM). Bacana, não é?

Se você gostou deste conteúdo e acredita que ele seja útil para outras pessoas, contribua com sua disseminação. Compartilhe-o, agora mesmo, em suas redes sociais!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário