Veja 5 cuidados indispensáveis após a cirurgia de implante dentário

4 minutos para ler

Entre os tratamentos ortodontistas, a cirurgia de implante dentário é considerada uma das mais eficientes quando o assunto é estética e funcionalidade. Apesar disso, existem muitas pessoas que têm receio, pois acreditam ser uma metodologia muito invasiva.

Apesar de ser uma cirurgia, como o próprio nome já diz, é uma das abordagens mais simples na ortodontia. Entretanto, isso não significa que não devemos ter alguns cuidados específicos.

Você sabe quais são eles? Se já está cogitando passar por esse tipo de cirurgia, mas tem medo dela, venha conferir este artigo. Aqui vamos te explicar como funciona a cirurgia e quais são os cuidados a serem tomados. Continue a leitura!

Como funciona a cirurgia de implante dentário?

Seja para corrigir seu sorriso, melhorar a estética dos dentes ou fazer a correção de dentes perdidos, o tratamento de implante dentário é um dos mais frequentes nos consultórios de odontologia.

A cirurgia dura cerca de meia a uma hora inteira em casos mais simples, além disso, é aplicada anestesia no local onde será feito o procedimento para que não gere desconforto ao paciente durante a execução.

O procedimento consiste em uma pequena incisão na gengiva, que vai expor o leito ósseo. Pequenas brocas são utilizadas para perfuração do osso, permitindo a expansão da cavidade onde receberá o implante.

Após a inserção do implante, é colocado uma tampa de proteção e o dentista finaliza com uma saturação na região em que foi feito o procedimento.

Quais são os cuidados após a cirurgia de implante dentário?

Mesmo sendo uma intervenção mais simples, como dissemos, isso não quer dizer que não é preciso ter cuidados. Por isso, citamos alguns que devem ser seguidos. Confira!

1 – Repouso absoluto nos primeiros dias

Para que o paciente tenha uma boa recuperação e ajuda na cicatrização onde foi feita a perfuração, o repouso é o primeiro cuidado a ser seguido durante as primeiras 48h. Com essa prática, evita-se qualquer sangramento, edemas e infecções futuras.

2 – Cuidado ao deitar

Por necessitar passar um bom tempo de repouso, é comum que o paciente passe horas deitado. Por esse motivo, ao deitar, é necessário utilizar um travesseiro mais alto, garantindo que a cabeça fique reclinada. Em caso de implante lateral, não é indicado deitar sobre o lado da cirurgia.

3 – Uso de medicamentos prescritos

Para que o paciente tenha boa recuperação da cirurgia de implante dentário, é altamente preciso que se faça uso dos medicamentos prescritos pelo profissional que realizou o procedimento. Eles são analgésicos e anti-inflamatórios que vão auxiliar no alívio de qualquer dor. Outro ponto importante é nunca realizar nenhum tipo de automedicação.

4 – Compressas geladas

A aplicação de compressas geladas é outro passo muito importante para o pós-operatório. Por reduzir a constrição dos vasos sanguíneos, elas têm como proposta reduzir qualquer inchaço e eliminar as dores locais.

Caso o paciente não tenha a bola de gel, pode-se optar por um pano úmido com água fria. Em caso de saco com gelo, proteger a pele com uma toalha para evitar qualquer queimadura.

5 – Limpeza local

Para realizar a limpeza do local do implante, sem gerar desconforto ao paciente, ela deve ser feita levemente durante as primeiras 72h, sem nenhum tipo de bochecho. Após o período, o especialista provavelmente deve recomendar um antisséptico para conseguir higienizar.

Fica claro que a cirurgia de implante dentário necessita de todos esses cuidados listados para garantir não somente uma boa recuperação, mas como, também, sucesso do tratamento. Do contrário, além de não seguir as recomendações do seu dentista, o corpo pode até mesmo recusar os implantes e inviabilizar toda a cirurgia.

Aproveitando, você já ouviu falar sobre rejeição de implante? Então, aproveite e faça a leitura do artigo que aborda sobre isso!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário