Clareamento dental: 9 mitos e verdades sobre o tratamento

7 minutos para ler

O clareamento dental tem se tornado um dos tratamentos mais populares quando o assunto é alcançar dentes mais bonitos, harmônicos e brancos. Não é para menos: um sorriso bonito não só representa grande impacto na estética de uma pessoa, como também pode ajudar na autoestima, confiança e relações pessoais.

Podendo ser realizados em casa com a ajuda de um profissional ou no consultório do dentista, os procedimentos clareadores, com certeza, são uma ótima opção para quem deseja dentes mais claros e bonitos. Mas você sabe mesmo como esse tratamento funciona?

Neste post, mostramos a importância do clareamento dental feito com especialista, os mitos e verdades sobre o procedimento e como encontrar um bom profissional para realizá-lo em Goiânia. Veja!

Qual a importância do clareamento feito com o dentista?

Diferentes eventos contribuem para alterar a coloração dos dentes ao longo da vida. Entre eles, é válido mencionar o consumo de alimentos corantes, o envelhecimento, o acúmulo de resíduos e, ainda, a má higienização bucal.

Como sabemos, dentes manchados ou escurecidos podem afetar a autoestima, além de comprometer as relações pessoais e profissionais. Por conta disso, há o anseio por clareá-los, mantendo-os branquinhos e esteticamente atrativos.

Para economizar ou por achar que é mais prático, muita gente decide realizar o clareamento dental em casa. Todavia, essa prática não é recomendada sem a orientação e a avaliação prévia de um dentista.

Isso porque o uso inadequado da substância utilizada no clareamento pode levar a uma série de problemas, que vão desde sensibilidade dentária a danos na superfície do esmalte e na região periodontal, bem como alterações pulpares e absorção radicular.

Fora isso, antes da execução do procedimento, o dentista precisa avaliar a saúde bucal do paciente, que deve estar em dia, e aconselhá-lo quanto ao bom controle de limpeza da cavidade oral. Portanto, para uma maior segurança, a indicação é realizar o clareamento nos dentes no consultório odontológico.

Clareamento caseiro

Se você, com o apoio do seu dentista, optar pelo clareamento caseiro, é preciso seguir à risca as orientações. O profissional confeccionará uma moldeira personalizada, na qual é aplicada gel clareador. Pode ser necessário utilizá-la de duas a seis horas diárias, no período de três a quatro semanas.

Porém, as consultas regulares com o profissional devem continuar para que ele avalie a coloração dos dentes e faça as recomendações devidas, como os alimentos que devem ser evitados nessa fase e os cuidados com a higiene bucal.

Quais são os mitos e as verdades sobre o clareamento nos dentes?

Há muitos mitos e verdades sobre o clareamento dental. Por exemplo: ele dura para sempre? Estraga o esmalte dos dentes? Respondemos a essas e outras dúvidas abaixo. Confira!

1. Qualquer pessoa pode fazer o tratamento

Mito. Embora o clareamento dental possa ser feito pela maioria das pessoas, ele é contraindicado em algumas condições devido à substância usada. Entre as pessoas que devem evitá-lo, estão gestantes e lactantes, menores de 16 anos, pacientes com irritação severa na gengiva ou sensibilidade dentária aguda e aqueles que têm condições pré-cancerígenas.

Além disso, o clareamento não é a melhor opção para quem tem muitas restaurações ou manchas que não sairão com o procedimento, como as causadas por alguns antibióticos e tratamentos de canal. Nesses casos, facetas e lentes de contato dental podem ser opções mais eficazes.

2. O clareamento feito em consultório é mais eficaz

Mito. Tanto o clareamento caseiro quando o feito em consultório apresentam vantagens e desvantagens que devem ser avaliadas pelo seu dentista.

Aqueles com LED ou laser realizados na clínica costumam apresentar resultados mais rápidos, devido à alta concentração do gel usado, mas podem ter menos penetração e apresentar um resultado inicial diferente de como o dente realmente ficará.

Já os caseiros apresentam resultados mais estáveis, porém, mais demorados e que dependem da cooperação do paciente. Uma das principais vantagens é que ele tem um custo muito menor que a outra opção.

Normalmente, esses tratamentos são conjugados, para produzirem resultados mais eficazes e duradouros. Mas é sempre importante contar com ajuda profissional para evitar riscos e complicações que podem ser irreversíveis. Por isso, esqueça aqueles kits de farmácia, ok?

3. Quem faz clareamento deve evitar certos alimentos

Verdade. Alguns alimentos com corante ou ácidos, como café, vinho tinto, refrigerantes e chocolate devem ser evitados, principalmente durante o período em que o clareamento dental está sendo realizado. Isso porque os dentes ficam mais porosos e, portanto, mais suscetíveis a manchas.

Após o tratamento, eles não são proibidos, mas devem ser consumidos com cuidado por quem quer manter os resultados por mais tempo.

4. Os dentes ficam mais sensíveis

Parcialmente verdade. A substância usada no tratamento de clareamento pode causar sensibilidade nos dentes de algumas pessoas, principalmente nos procedimentos realizados em consultório, já que o gel é mais forte.

Porém, hoje em dia, já é possível reduzir esse efeito com produtos e técnicas específicas. Por isso, somente um dentista pode avaliar o seu caso e indicar a melhor opção para você.

5. O clareamento dental dura para sempre

Mito. Algumas modalidades de clareamento podem durar anos, mas tudo vai depender da estrutura do dente de cada um e, principalmente, dos cuidados do paciente.

Hábitos como o consumo frequente de alimentos com corantes, fumo e até o uso de alguns medicamentos podem comprometer a duração dos resultados a longo prazo. Por isso, a manutenção do tratamento é essencial.

6. Os dentes ficam brancos rapidamente

Depende. No clareamento realizado em consultório, os resultados são rápidos e começam a aparecer na primeira sessão. Já nos procedimentos caseiros, o efeito tende a demorar algumas semanas para aparecer.

7. O clareamento estraga o esmalte dos dentes

Mito. Não faria sentido um tratamento estético realizado por um dentista causar um problema de saúde, não é mesmo? A substância utilizada afeta somente os pigmentos superficiais dos dentes, não apresentando grandes riscos, desde que realizada com orientação profissional.

9. O clareamento dental não é indicado para fumantes

Parcialmente verdade. Não existe contraindicação de clareamento para fumantes, mas o hábito de fumar afetará a qualidade e a duração dos resultados.

Veja o vídeo com o Dr. Frederico Coelho sobre o procedimento estético mais realizado na odontologia!

[VÍDEO]

Como encontrar um bom profissional para clareamento dental em Goiânia?

Se você está em Goiânia e pretende realizar clareamento dental, atente para algumas recomendações fundamentais antes.

Escolha um consultório de referência

Um dos aspectos importantes é optar por um consultório odontológico de referência na cidade. Afinal de contas, sua saúde e aparência estão em jogo; logo, é preciso ter segurança e tranquilidade nesse momento.

Peça indicações

Outra dica é pedir indicações de consultório para conhecidos que já fazem acompanhamento odontológico na cidade, especialmente para aqueles que realizam ou já realizaram o clareamento nos dentes. Assim, fica mais fácil encontrar a clínica ideal.

Observe a qualificação dos profissionais

Será que o dentista tem mesmo qualificação para realizar o clareamento? Procure pesquisar, no site do consultório, qual é a formação do profissional, suas especialidades e experiências. É importante, ainda, conversar com ele e investigar mais sobre o procedimento e suas vivências no decorrer da consulta. Só decida clarear os dentes se sentir segurança.

E então, tirou suas dúvidas sobre clareamento dental? Esperamos que o conteúdo tenha ajudado. Frisamos que mesmo o procedimento feito em casa requer cuidados; logo, a orientação do dentista é sempre necessária. Se desejar praticidade e segurança, procure por um consultório odontológico de referência em sua região.

Ficou com mais alguma dúvida? Você já fez ou pensa em fazer clareamento nos dentes? Qual foi o resultado? O que espera após a execução do procedimento? Fique à vontade para deixar seu comentário!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário