Veja como aliviar a dor do aparelho ortodôntico após a manutenção

3 minutos para ler

Quem usa aparelho tradicional sabe o desconforto que ele pode causar após as consultas de manutenção regulares com o dentista. Se você se identifica com a situação, deve estar se perguntando como aliviar a dor do aparelho ortodôntico, certo?

Tem jeito! Portanto, não precisa sentir medo de frequentar o consultório odontológico nos períodos indicados. Afinal de contas, você só verá resultados se seguir à risca com o tratamento ortodôntico conduzido pelo especialista.

Neste post, entenda a importância da manutenção e veja dicas para aliviar a dor do aparelho ortodôntico depois das consultas!

Qual a importância da manutenção do aparelho ortodôntico?

Pessoas que utilizam aparelho ortodôntico precisam fazer a manutenção periódica com o dentista. As consultas odontológicas evitam uma série de problemas e são indispensáveis para o sucesso do tratamento.

Durante as visitas, você poderá relatar eventuais dificuldades para se adaptar ao aparelho e receber conselhos para reduzir ou solucionar incômodos. Além disso, quando necessário, são feitos reparos e ajustes no dispositivo.

A consulta de manutenção serve ainda para examinar se há problemas na sua boca — cáries, por exemplo — e adotar medidas para saná-los. É importante também para a realização de limpeza dos bráquetes, a substituição de elásticos e borrachas, assim como a remoção de resíduos que podem ficar acumulados.

Outra finalidade do acompanhamento regular é verificar se cada etapa do planejamento feito pelo ortodontista está sendo cumprida. Isso evita que o tempo de uso do aparelho dentário se estenda e você precise arcar com custos imprevisíveis.

Como aliviar a dor do aparelho ortodôntico depois da manutenção?

O aparelho ortodôntico faz pressão na boca para que os dentes fiquem posicionados corretamente, então é natural que algumas pessoas sintam dores logo após a manutenção. Se você quer saber como se livrar desse problema, confira as dicas abaixo.

Evite alimentos duros

Alimentos líquidos e macios são os ideais depois da consulta de manutenção: sopa, iogurtes, legumes cozidos ou amassados, purês etc. Deixe de lado as opções duras e que exigem boa mastigação, como castanhas, milho cozido e carnes muito fibrosas. Assim, terá mais conforto ao se alimentar.

Aplique gelo na região

Se a dor estiver incomodando muito, experimente fazer compressas de gelo na região. Além de trazer alívio, tal prática pode reverter possíveis quadros inflamatórios mais rapidamente.

Use cera dental ou pomada anestésica

Veja com o seu dentista a possibilidade de usar cera dental após a manutenção, pois esse tipo de produto ameniza os incômodos ao isolar parte do dispositivo da boca e da gengiva. Outra sugestão é pedir que o profissional indique alguma pomada anestésica de uso odontológico.

Escove os dentes com cuidado

Utilize uma escova de cerdas bastante macias. Assim, você não sentirá tanto desconforto ao escovar os dentes. Outro conselho é realizar movimentos suaves durante a higienização bucal.

Agora você sabe como aliviar a dor do aparelho ortodôntico depois da manutenção. Não se esqueça de que o acompanhamento regular é de suma importância para que o tratamento dê resultados. Se mesmo seguindo as nossas recomendações as dores persistirem, agende consulta com seu dentista e relate o problema.

Achou as dicas úteis? Então espalhe-as agora mesmo compartilhando este post em suas redes sociais!

Posts relacionados

Deixe um comentário