Como descobrir se seu filho precisa de aparelho dentário

3 minutos para ler

Saber se o seu filho precisa de aparelho dentário é uma tarefa que requer atenção. Muitas vezes, é possível perceber esteticamente que os dentes da criança estão tortos ou para fora, mas nem sempre estes são os únicos indicativos. Além disso, os problemas na arcada dentária podem prejudicar a alimentação, causar dores e até dificuldade na respiração, sendo o  uso do aparelho importante para a saúde e o bem-estar.

Para uma avaliação segura, leve o seu filho ao dentista e busque descobrir se há alguns sinais da necessidade do aparelho dentário. No post de hoje, trouxemos algumas dicas para ajudar você. Acompanhe!

Indicativos estéticos

A mordida cruzada, que é  quando os dentes superiores ficam muito à frente dos inferiores, deixa claro que é preciso algum tratamento. O mesmo é necessário quando a situação é inversa, e são os dentes frontais inferiores que estão muito projetados. Em casos de mordida aberta, em que a pessoa não consegue fechar a boca totalmente, por conta do mau encaixe do dente, também é essencial procurar um especialista.

Outro sinal estético muito comum é o dos “dentes encavalados”. O termo mais próprio para essa situação é chamado apinhamento. Quando os dentes crescem de maneira desalinhada, às vezes se sobrepondo ao outro, é porque não têm espaço suficiente na boca. Nem sempre é possível perceber, mas quanto mais sério for o caso, mais visível será.

Sinais invisíveis

Outros sinais que mostram ser a hora de procurar um profissional vão requerer a atenção, principalmente dos pais. Observe, enquanto a criança dorme, se há algo anormal, como respiração ofegante, muita baba ou ronco. Esses comportamentos podem estar relacionados à necessidade do uso de aparelhos dentários, e o quanto mais rápido um profissional avaliar a situação, mais facilmente ela pode ser contornada. 

Crianças que usaram chupeta ou mamadeira por muito tempo podem ter problema na saúde bucal. Como esses objetos são utilizados no período de grande desenvolvimento do corpo da criança, é possível que eles tenham causado danos na mordida. 

Além disso, a sucção feita pelo uso constante pode alterar a fala, os dentes e até mesmo trazer prejuízos no desenvolvimento da cavidade oral. Por isso, verifique também se o seu filho chupa os dedos e fica muito tempo com a boca aberta. Esses hábitos podem contribuir para uma má formação na arcada, que pode causar danos futuros. 

Avaliação profissional para verificar a necessidade de aparelho dentário

Não existe idade certa para a criança colocar aparelho. Tudo depende do problema, da formação dentária e do acordo entre paciente, pais e dentista. Cada caso é único e o procedimento adequado vai pedir análises para saber se é mesmo necessário o uso de aparelho dentário e qual o tipo. O dentista também poderá indicar se será preciso o auxílio de outro profissional, como o fonoaudiólogo. 

O tratamento odontológico das crianças envolve a família toda, pois os pais devem estar presentes para acompanhar, verificar a escovação, o uso correto do aparelho dentário e incentivar a criança. Se os familiares não aderirem à participação, os resultados podem ser infrutíferos. 

Agora que você já sabe dicas de como perceber se seu filho precisa de aparelho dentário, aproveite para conhecer mais sobre o assunto e veja quais são as opões de aparelhos ortodônticos que existem atualmente. Boa leitura!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

2 thoughts on “Como descobrir se seu filho precisa de aparelho dentário

Deixe um comentário