A maioria das pessoas sabe da importância de visitas regulares ao médico para uma boa manutenção da saúde e bem-estar. Fazer exames de rotina, os chamados “check-up” são um costume muito comum na maioria das famílias. Mas, muitas vezes, isso não acontece quando o assunto é a saúde bucal.

Algumas pessoas só procuram o dentista quando sentem alguma dor, incômodo ou sintomas de algum problema mais grave. Além de nocivo para a saúde de seus dentes e boca, esse hábito contribui para a evolução de doenças e condições que poderiam ser facilmente tratadas no início.

Para saber mais sobre a importância das consultas de avaliação para sua saúde bucal, continue lendo o post que preparamos!

O que acontece durante uma consulta de avaliação?

A consulta de avaliação é um momento em que o dentista irá avaliar as condições de sua boca e dentes e investigar a existência de algum problema.

Para isso, ele irá realizar um exame completo procurando sinais de alguma enfermidade através de radiografias ou exames mais completos para poder avaliar as condições de sua saúde bucal.

Esses exames são importantes para diagnosticar problemas como a existência de cáries, gengivites, doenças periodontais, tumores e cistos, problemas ósseos e até mesmo câncer bucal e outras lesões.

É por meio dessa investigação que ele também identificará a necessidade do uso de aparelho ortodôntico — para corrigir a posição dos dentes ou a mordida — e também de restaurações.

Além disso, nessa consulta o dentista também poderá realizar uma limpeza profunda dos dentes. Ele irá remover o tártaro, a placa bacteriana e fará o uso de substâncias como o flúor para a manutenção de sua saúde.

É nessa ocasião também que o profissional avaliará como anda sua higiene bucal e se você deve tomar medidas adicionais.

Com que frequência devo ir ao dentista para uma boa saúde bucal?

Recomenda-se a visita ao dentista pelo menos duas vezes ao ano. Essa frequência deve ser seguida mesmo que você não apresente nenhum sinal de problema.

O que parece um gasto a mais, na verdade, promove economia. Com idas regulares ao dentista é possível identificar doenças e outras condições logo nos estágios iniciais, tornando os tratamentos mais rápidos e eficazes.

Um diagnóstico rápido pode ser a diferença entre um doloroso e longo tratamento e uma solução rápida e eficaz. Também pode evitar casos mais graves, como a perda de dentes.

Existem, ainda, casos em que a saúde da boca pode afetar outras partes do corpo. Alguns bactérias presentes no tártaro, por exemplo, podem levar a doenças do coração, como a endocardite bacteriana.

Não importa a idade: visitar o dentista pelo menos duas vezes ao ano é essencial para a manutenção de uma boa saúde bucal tanto para crianças e adolescentes quanto para adultos e idosos. Esse check-up odontológico pode ser a diferença para a manutenção de uma boa saúde geral e a garantia de um sorriso perfeito.

Agora que você já sabe da importância da consulta de avaliação para sua saúde bucal, nada de fugir do dentista, ok? Lembre-se de deixar seu comentário e compartilhar suas dúvidas e considerações sobre o assunto!