Alguns cuidados com implante dentário são importantes para mantê-los em perfeito estado e sem risco de consequências desagradáveis. Os implantes dentários são, sem dúvidas, o que há de mais moderno quando se refere à substituição de dentes perdidos, pois proporcionam mais comodidade e devolvem ao paciente a liberdade de sorrir, comer e falar.

Neste post, falaremos sobre a atenção que deve ser dada ao passar pelo procedimento e também para a melhor manutenção dos implantes. Quer saber mais? Então, acompanhe!

O que é o implante dentário?

Trata-se de um pino feito de titânio, colocado dentro do osso maxilar ou mandibular, exercendo a função da raiz do dente. Feito isso, o dentista insere a prótese de porcelana que é fixada nesse pino.

O implante dentário pode substituir um ou mais dentes e consegue, inclusive, segurar a prótese total. Ele pode durar a vida inteira, desde que o procedimento tenha sido bem feito e o paciente tenha os devidos cuidados. Aliás, isso é parte fundamental para o sucesso do tratamento.

Quais são os cuidados com implante dentário?

A colocação dos implantes é uma cirurgia e, como em todas elas, alguns cuidados devem ser tomados para evitar as complicações.

1. Siga as orientações do dentista

É imprescindível que as orientações do pós-operatório, prescritas pelo dentista, sejam seguidas rigorosamente. Elas foram estipuladas para manter a saúde do paciente e a qualidade do procedimento. Por isso, não pense que burlar alguma regra não vai fazer diferença, pois fará.

As recomendações básicas são:

  • evitar bebidas e alimentos muito duros, quentes ou ácidos;

  • manter a higienização bucal adequada, com uso de escovas de cerdas macias, fio dental e escova interdental;

  • não cuspir ou assoar o nariz;

  • consumir sorvetes, picolés, sucos e outro alimentos gelados para ajudar a aliviar a dor e evitar sangramentos;

  • não mastigar na área do implante no período de cicatrização;

  • consumir alimentos líquidos ou pastosos nos primeiros dias;

  • tomar os medicamentos receitados;

  • repousar o tempo prescrito.

2. Cuide da alimentação

A dieta é fator importante, tanto no processo de cicatrização quanto para a manutenção da saúde bucal, em geral. Portanto, mantenha uma adequada e equilibrada em nutrientes.

Dê preferência para os alimentos que protegem os dentes, como frutas, verduras e legumes ricos em fibras, e evite os açucarados que favorecem o acúmulo de bactérias.

3. Abandone os maus hábitos

O cigarro e as bebidas alcoólicas dificultam a cicatrização da cirurgia e devem ser eliminados dias antes do procedimento, conforme indicação do dentista. Além do mais, esses maus hábitos interferem na saúde bucal e, se possível, devem ser abolidos do estilo de vida.

4. Mantenha a higiene bucal completa

É fundamental que a limpeza bucal seja feita de forma eficiente. Isso evita doenças bucais que prejudicam os implantes e também as outras estruturas da boca. Sendo assim, não se pode descuidar desse ponto tão importante.

5. Visite o dentista com frequência

Deve-se consultar o dentista regularmente para a avaliação dos dentes e do implante. O profissional verificará se há inflamação das gengivas e deterioração da peça. Isso é fundamental para não existir comprometimento da saúde bucal, como perda óssea e outros problemas relacionados.

Que tipos de problemas podem ocorrer?

Caso o paciente não siga corretamente os cuidados recomendados, uma série de transtornos pode acontecer e comprometer o resultado do procedimento, como:

  • afrouxamento dos implantes;

  • infecções nas gengivas e ossos;

  • complicações nas raízes dos dentes vizinhos;

  • perda do implante.

Os cuidados com implante dentário devem ser levados a sério para garantir o sucesso do procedimento e a saúde bucal. Com a manutenção correta, os implantes duram muito tempo e proporcionam mais qualidade de vida e bem-estar ao paciente.

Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto? Então, que tal aproveitar que está por aqui e ler o nosso artigo sobre como funcionam os implantes dentários sem corte? Vamos lá!