Consultórios odontológicos redobram os cuidados durante a pandemia

3 minutos para ler

Com a liberação do retorno de parte das atividades, diante da pandemia do novo coronavírus, os consultórios odontológicos voltaram a atender com os cuidados redobrados. Ainda assim, muitas pessoas questionam a segurança ao dar continuidade ou iniciar seus tratamentos. O Cirurgião-dentista do Crool Centro Odontológico Frederico Coelho esclarece que todos os protocolos recomendados pela Organização Mundial de Saúde estão sendo seguidos rigorosamente pela classe odontológica para que os tratamentos sejam realizados com segurança. Ele destaca ainda que os cuidados com contaminação sempre existiram no ambiente da odontologia, por isso é um ambiente seguro. “Desde a nossa formação somos preparados para evitar qualquer tipo de contaminação dentro do consultório. A assepsia entre um paciente e outro, troca de equipamentos descartáveis e uso de luvas e máscara são cuidados que sempre foram tomados. E agora estamos com as atenções redobradas”, reforça.  

Foram recomendadas ainda, pelos órgãos de saúde, algumas medidas que já estão sendo aplicadas nos consultórios: disponibilização do álcool em gel em vários locais, medida de temperatura do paciente ao chegar na clínica, questionário de saúde ao paciente, distanciamento entre as cadeiras da recepção, atendimentos com horário marcado para evitar aglomeração, orientação para que o paciente já saia de casa com máscara e que evite levar acompanhante. “Todos os protocolos estão sendo seguidos desde o retorno aos atendimentos, revisamos todos os processos e aumentamos ainda mais os cuidados para garantir a segurança de todos”, ressalta o especialista.

 

HIGIENE BUCAL PODE PREVENIR COMPLICAÇÕES DA COVID-19

Além da higiene das mãos, a higiene bucal também deve ter um cuidado especial, pois a boca é uma das maiores portas de entrada do vírus. É extremamente importante a limpeza das mãos, já que dependemos delas para o uso do fio dental e escova de dentes. “O uso das mãos é imprescindível para a nossa rotina de higiene da boca. Quem usa alinhadores ortodônticos removíveis ou placas de bruxismo, precisa ter cuidado redobrado, já que necessita levar as mãos até a cavidade bucal com ainda mais frequência “, alerta o dentista Frederico Coelho.

O especialista esclarece ainda que uma higienização bucal correta é muito importante também para evitar o agravamento de quem já foi contaminado pelo coronavírus ou outros vírus e infecções, como a pneumonia, por exemplo. “As principais recomendações são: uma escovação correta de pelo menos 2 vezes ao dia, uso de fio dental, limpeza da língua, troca de escova dental a cada 3 meses ou em casos de alguma infecção e em caso de desconforto ou dor de dente procurar um especialista para avaliar”, destaca. 

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário