Quando se fala em dentes desalinhados, muita gente não dá importância e pensa apenas nos prejuízos estéticos para o sorriso. Pois saiba que, além de interferir na aparência, o problema pode trazer uma série de malefícios para a saúde.

Isso ocorre porque os sistemas do corpo humano trabalham em conjunto, logo, quando algo não está certo na cavidade bucal, pode interferir em outras partes do organismo — comprometendo assim a qualidade de vida.

Quer entender melhor sobre esse assunto? Confira nosso post e descubra o que causa o desalinhamento dos dentes, quais os problemas de saúde esse quadro pode desencadear e os principais tratamentos para a correção do sorriso! 

Quais são as causas para dentes desalinhados?

A razão para os dentes tortos pode ser hereditária ou decorrente de outros aspectos, como hábitos de infância de usar chupeta, mamadeira ou chupar o dedo.

O quadro pode ainda ser resultado da respiração pela boca ou de algum problema na arcada dentária causado por um trauma. Os dentes podem mudar de lugar devido ao ranger, apertamento ou ainda à perda óssea dentária — resposta do organismo à ausência de um ou mais dentes.

Quais são os malefícios desse quadro para a saúde?

Será que é realmente necessário se preocupar com os dentes desalinhados? Acompanhe a seguir os malefícios não só para a saúde bucal, mas também para todo o organismo.

Dificuldades de mastigação

Para que a mastigação seja realmente eficiente, é necessário que a dentição esteja na posição correta. Isso porque cada dente tem uma função no processo. Assim, uma das consequências é a pessoa não triturar adequadamente os alimentos, o que pode gerar problemas na digestão.

Problemas na respiração e dicção

Os dentes fora do lugar podem favorecer a respiração bucal, quadro que leva ao ressecamento da boca e diminuição de saliva — o que pode causar o mau hálito, uma situação bastante desconfortável para o indivíduo.

Outras consequências são o lábio inferior mais frouxo, projeção da cabeça para a frente e mudança no posicionamento na língua — o que pode levar também a problemas de dicção, dificultando, por exemplo, a vida pessoal e profissional.

Dores de cabeça

Muitos pacientes sofrem com dores de cabeça, mas nem imaginam que a causa pode ser o sorriso desalinhado. Às vezes, consultam diferentes médicos, mas descobrem que o tratamento está mesmo no consultório do dentista.

O desconforto ocorre já que desequilíbrio na arcada faz a pessoa forçar os músculos da mastigação, um hábito que pode levar a problemas na articulação temporomandibular (ATM) — que liga o maxilar ao crânio.

Além de dor de cabeça, a situação pode causar dores na face e também nos ouvidos.

Dores na coluna

Um sorriso com dentes encavalados pode gerar dores na coluna. Parece estranho, não? Mas é uma situação que pode fazer a pessoa projetar a cabeça para a frente, sobrecarregando as articulações e ossos, o que tem um impacto negativo na coluna.

Maior risco de cáries e doenças periodontais

Quando os dentes estão na posição errada fica mais difícil fazer a higienização bucal adequada. Isso porque os alimentos podem ficar retidos com mais facilidade entre os dentes, o que consegue complicar a limpeza.

Além disso, o quadro pode ser mais grave em pacientes que não têm o costume de usar o fio dental, pois os restos não são retirados adequadamente somente com a escova.

A má higienização leva à formação da placa bacteriana, tártaro e também contribui para o surgimento de cáries. A ocorrência de doenças periodontais, como a gengivite — inflamação nas gengivas — também pode acontecer nesses casos.

Assimetria facial

Forçar um dos lados da arcada no momento da mastigação por conta de dentes desarmônicos pode, a longo prazo, causar assimetria facial — o que vai afetar em cheio a aparência e autoestima do indivíduo.

Baixa autoestima

Por fim, os dentes desalinhados, ao prejudicarem a estética, podem levar à baixa autoestima. É fácil de entender: a pessoa fica com vergonha de sorrir, de falar e até se alimentar em público.

Dessa maneira, pode ter problemas nos relacionamentos, amizades e até no trabalho. O quadro pode também gerar muita tristeza e isolamento social.

Quais são as opções de tratamento?

Você já viu os malefícios para a saúde que os dentes desalinhados podem causar. A boa notícia é que a Odontologia anda lado a lado com a tecnologia e conta com tratamentos para diferentes casos — que vão corrigir o posicionamento dentário e problemas de mordida.

Quer saber como tratar? A primeira dica é procurar uma clínica especializada para que o dentista indique o melhor tratamento para você. Veja os procedimentos indicados para a correção do sorriso:

Aparelhos ortodônticos

São dispositivos que promovem a movimentação gradual dos dentes e ossos maxilares. O resultado é um sorriso bonito e alinhado, melhorando a estética e qualidade de vida do paciente.

Além do tradicional aparelho metálico, hoje é possível fazer o tratamento com modelos mais discretos, como:

  • aparelho estético — tem os mesmos componentes do metálico, porém são transparentes, feitos de safira, porcelana ou policarbonato;
  • aparelho lingual — o aparelho não aparece, pois é fixado nas faces internas dos dentes;
  • invisível — modelo tecnológico feito de acetato transparente de acordo com a arcada do paciente, ou seja, garante um encaixe perfeito. Tem a vantagem de não aparecer e ser removível, o que facilita a limpeza e a alimentação.

Facetas de porcelana

Para casos de desalinhamento mais suave nos dentes, é possível tratar com as facetas de porcelana. São revestimentos finos, colados dente a dente, bastante resistentes e duráveis. Um tratamento rápido que garante um sorriso perfeito, já que o material tem a mesma coloração e brilho de um dente natural.

Agora você já sabe por que é importante procurar um dentista especializado e fazer a correção dos dentes desalinhados. A condição pode trazer problemas de saúde bucal para o organismo e prejudicar a qualidade de vida do indivíduo. Os tratamentos garantem ótimos resultados e conseguem transformar a vida do paciente.

Ficou interessado nesses tratamentos de alinhamento dos dentes? Conheça todas as opções para ter um sorriso perfeito!