Você já se consultou com um dentista 3D ou ainda realiza tratamentos à moda antiga? Fique atento, porque a tecnologia está muito presente na odontologia atualmente e tem facilitado o trabalho dos especialistas, trazendo mais conforto, segurança e resultados de alta qualidade para os pacientes.

É claro que os métodos tradicionais ainda têm a sua eficácia, porém, as inovações que surgiram tornaram os tratamentos muito mais práticos e rápidos. Por isso, existem diversas vantagens em fazer tratamentos com um dentista 3D.

Neste post, apresentaremos para você essa tecnologia e também falaremos sobre os benefícios de ter o suporte de um especialista que a utiliza. Continue lendo para saber mais!

Os procedimentos 3D da odontologia

Diversos tratamentos odontológicos exigem investigação e planejamento para que sejam adotados os melhores métodos e técnicas em cada caso. É assim que acontece para os pacientes que precisam de próteses, implantes, blocos e coroas.

Esse preparo também é necessário para os tratamentos ortodônticos e correções estético-funcionais, como no uso de facetas de porcelana e lentes de contato dental. Cada um desses procedimentos é realizado em etapas, e a tecnologia 3D possibilita cumpri-las de uma forma muito mais prática.

Imagens intraorais

Por meio dessa tecnologia é possível fazer a captura de imagens da boca em formato digital. Utilizando-se um scanner intraoral, o dentista consegue registrar essas imagens diretamente no computador, e elas são analisadas por um software. Em poucos minutos ele obtém diversos ângulos para analisar exatamente o que o seu paciente precisa.

Planejamento do sorriso

Ao mesmo tempo, os programas utilizados possibilitam investigar de uma forma muito mais precisa as intervenções necessárias para corrigir imperfeições. Com base nas imagens capturadas, o computador identifica as falhas e permite ao dentista planejar como deve ficar a arcada dentária ao final do tratamento.

Impressão 3D

Depois de definir como será o sorriso do paciente, com base nessas imagens, dados e informações o dentista pode solicitar a confecção de aparelhos ortodônticos, alinhadores e próteses. E tudo isso é feito em meio virtual, facilitando a comunicação entre o profissional e o laboratório.

Mas também é possível que as próteses sejam confeccionadas no consultório. Isso porque a odontologia atualmente dispõe de impressoras 3D, que esculpem o material modelando o dente artificial conforme aquilo que foi planejado no computador.

As vantagens de fazer tratamentos com um dentista 3D

Como você viu, a tecnologia 3D permite que o dentista atue de uma forma muito mais precisa e rápida. Tanto o profissional como o paciente são beneficiados por ela, além de também ajudar na logística de todo o tratamento.

Mas quando falamos sobre dentista 3D há quem acredite que, em função de toda a tecnologia agregada, o tratamento com esse profissional pode ser custoso e, por isso, desvantajoso. Mas na verdade o custo-benefício é muito grande, e para que você entenda porquê, listamos a seguir algumas das vantagens de optar por esse especialista. Confira:

Mais conforto

Os exames e a documentação de alguns tratamentos odontológicos podem demandar bastante tempo e serem desconfortáveis para o paciente. Mas com a tecnologia 3D isso não acontece, porque o dentista apenas faz a captura de imagens da boca, sem precisar utilizar moldeiras, gessos e outros mais.

Menos consultas

O tratamento com um dentista 3D também é muito mais prático porque são necessárias menos consultas para definir e planejar cada etapa. Essa é uma ótima economia de tempo e também financeira, já que você fará poucas visitas ao consultório.

Menor tempo de espera

Com a tecnologia 3D os tratamentos demandam um tempo menor. Isso acontece porque a documentação é feita de uma forma muito mais prática, a comunicação com o laboratório de prótese é rápida e, como dito, muitas vezes é possível confeccionar as próteses no próprio consultório de dentista. Assim, o tempo de espera do paciente reduz significativamente.

Materiais mais resistentes

A impressora 3D possibilita utilizar diversos materiais para a confecção das próteses, isso em função da forma como ela produz essas peças. Dessa maneira, é possível utilizar materiais mais resistentes e duráveis, também bem mais próximos do tom e aspecto naturais dos dentes.

Alto grau de precisão das peças

Com os moldes tradicionais de gesso existe maior chance de erros na hora da confecção das peças, o que não acontece para o dentista 3D. Como ele faz a captura digital das imagens, pode planejar com precisão o tratamento. As próteses são confeccionadas de uma forma fiel às informações e dados produzidos pelo computador, minimizando, também, a necessidade de ajustes.

Planejamento mais eficaz

Em função da facilidade para visualizar todas as características da arcada dentária do paciente, o dentista 3D consegue fazer um planejamento mais eficaz do sorriso. Afinal, pode analisar os menores detalhes, que muitas vezes acabam passando despercebidos nos moldes tradicionais por eles terem um grau menor de detalhamento.

Maior participação no tratamento

Uma vantagem muito atrativa de consultar-se com dentista 3D é o fato de poder participar ativamente do planejamento do tratamento. Todas as imagens são exibidas na tela do computador e o paciente pode ver como ficará o seu sorriso, também fazer sugestões e dar a sua opinião. Tudo isso aumenta a sua satisfação pelos resultados alcançados.

Resultado mais natural

Como as imagens são muito detalhadas, o dentista consegue alcançar resultados mais naturais para o tratamento de seus pacientes. Isso porque ele pode observar cada singularidade e característica dos dentes naturais para que planeje as próteses com um aspecto muito mais próximo do natural. Isso contribui para a estética e a autoestima do paciente.

Mas para de fato obter todas essas vantagens é fundamental que você se consulte com dentista 3D devidamente qualificado e que tenha uma boa reputação no mercado. Assim terá a certeza de estar desfrutando de uma tecnologia moderna e contando com a experiência de um especialista no assunto, para planejar cada detalhe do seu novo sorriso.

E você encontra esse especialista no Crool! Entre em contato conosco e converse com um dos nossos especialistas para agendar a sua consulta e descobrir como podemos ajudá-lo a ter mais saúde bucal.