“A vida começa depois do café”. Para muitas pessoas, essa frase é praticamente um slogan de sua rotina, as quais despertam somente após tomar essa bebida tão tradicionalmente brasileira. Mas como lidar com o escurecimento dos dentes que esse hábito ocasiona?

As manchas aparecerão — isso é uma certeza. Não somente pelo café, mas por diversos fatores, entre eles, o cigarro. Em muitos casos, apenas um profissional da área de odontologia pode indicar o tratamento correto para ter de volta um sorriso mais branco.

Porém, nós separamos algumas dicas para que você inclua em sua rotina e evite que o esmalte dos seus dentes absorva a pigmentação do café, assim como a do vinho, dos refrigerantes de cores escuras e de alguns sucos com corantes. Confira!

Faça bochechos com enxaguante bucal

Seja na rua, seja casa, há vidros em miniatura desse produto que você pode carregar na bolsa e, até mesmo, no bolso.

Não é a maneira mais eficaz, porém, se for o único recurso que possa ser feito, o enxaguante consegue eliminar boa parte das partículas depositadas na dentina. Isso também vale com a água!

Escove e evite o escurecimento dos dentes

Além da escovação após as refeições, é recomendado esse costume após o consumo das bebidas. A fricção removerá todos os resquícios de corantes e partículas, o que impede o amarelamento e, posteriormente, o surgimento das manchas.

Nesse contexto, o flúor também tem uma grande colaboração, já que ele mineraliza o esmalte, fortalecendo ainda mais a sua boca contra a erosão dental.

Uma sugestão importante a ser ressaltada é o intervalo para escovar os dentes. Aguarde, ao menos, 20 minutos para iniciar o processo, pois é esse o tempo que a sua saliva necessita para começar a diminuir a acidez. E, assim, a escovação fica ainda mais assertiva.

Coma uma maçã ou pera após tomar seu café

Também conhecidas com alimentos detergentes, essas frutas conseguem limpar a superfície da dentição durante a mastigação, assim como eliminam os odores, estimulam a produção de saliva e neutralizam o pH ácido que a bebida ocasiona.

Com esse “combo” de benefícios, vale a pena colocar no seu cardápio, ao menos, duas porções dessas frutas diariamente.

Use canudinho sempre que puder

Essa é uma dica de ouro e que muitos desperdiçam. Refrigerantes, chás, sucos e tudo o que tiver corantes podem ser consumidos sem passar pelos dentes. E, com isso, o sorriso mais reluzente e sem pontos amarelados fica garantido!

Mastigue uma folha de salva durante o dia

Mesmo na correria diária, há como arranjar um tempinho para uma bala, correto? Portanto, pela beleza da sua boca, troque o doce por uma folha de salva. Essa plantinha medicinal tem ação antisséptica, evita a corrosão dentária e ainda elimina o mau hálito.

Colocando essas dicas em prática, certamente os seus dentes ficarão protegidos e mais brancos por muito mais tempo!

Gostou do nosso conteúdo? Gostaria de ter acesso a mais dicas como essas? Então confira o nosso artigo sobre a importância da avaliação para a saúde bucal! Vamos lá!