Veja as 5 principais especialidades odontológicas em Goiânia

6 minutos para ler

Com a crescente conscientização sobre a necessidade de cuidar da saúde bucal, as pessoas buscam profissionais especializados que saibam lidar com cada caso individual de forma eficiente e personalizada. Nesse contexto, as especialidades odontológicas em Goiânia contribuem para isso.

A cidade, com profissionais altamente capacitados, está preparada para lidar com a demanda dos mais diferentes casos que necessitam de auxílio odontológico. Neste artigo, resolvemos mostrar as 5 principais especialidades odontológicas em Goiânia e como cada uma delas contribui para fornecer uma saúde bucal mais saudável aos seus pacientes. Continue a leitura!

1. Endodontia

Mais conhecida como tratamento de canal, a endodontia é o ramo da odontologia especializado em tratar um canal que foi contaminado. Nesse caso, o dente sofreu com uma contaminação causada por uma cárie que chegou até a raiz, necessitando assim de uma limpeza.

Durante o processo, é comum que o dentista abra uma passagem no interior do dente, com o auxílio de uma broca, para alcançar a raiz. Em seguida, remove com limas (pequenas agulhas) o material contaminado e faz a limpeza da região.

Após essa etapa, coloca um cimento odontológico, comumente feito de hidróxido de cálcio, para fechar o canal que foi aberto. Então, para fechar o buraco no dente, é colocada uma coroa fechada com resina. Com os avanços na área da odontologia, esse procedimento é considerado rotineiro nas clínicas e, inclusive, indolor.

2. Dentística

A área da dentística é voltada para a estética dos dentes, ou seja, é o ramo responsável por trazer harmonia ao sorriso dos pacientes. O dentista especialista em dentística pode realizar clareamentos dentais, que hoje podem ser feitos tanto em casa (com orientação profissional) quanto no próprio consultório.

Além disso, outros tratamentos estéticos, como lentes de contato e facetas de porcelana, também estão relacionados à dentística. Nesses procedimentos, o principal objetivo é modificar a cor, o tamanho ou a posição dos dentes.

A dentística também realiza tratamentos preventivos e restauradores, como o diagnóstico e tratamento de cáries — que é o procedimento mais comum dessa especialidade. Essa área é conhecida como dentística restauradora, em que se torna necessário reconstruir o dente devido à contaminação de uma parte dele por causa da cárie.

3. Periodontia

Quando pensamos na saúde bucal, é comum olhar só para os dentes, certo? Mas saiba que a gengiva também tem um papel fundamental e, por isso, uma das especialidades odontológicas em Goiânia cuida apenas dessa parte, que é a periodontia.

Afinal, o periodonto, que é o tecido da gengiva, é o responsável por deixar os dentes firmes na gengiva. Se ele não está saudável, essa fixação corre risco de enfraquecer e, assim, causar a perda dos dentes.

Na periodontia, o objetivo é tratar infecções que acontecem na gengiva. Uma delas é a gengivite, normalmente causada pela falta de higienização adequada. Essa é a fase inicial da inflamação gengival, surgindo por causa do acúmulo de bactérias nessa região. Se não for devidamente tratada, surge a periodontite, que é uma inflamação mais severa.

Como tratamento, o dentista faz a avaliação bucal e inicia a limpeza para eliminar as placas bacterianas invisíveis a olho nu e as calcificadas, conhecida como tártaro. Em casos mais graves, o profissional também pode receitar o uso de antibióticos e anti-inflamatórios para conter a infecção.

4. Prótese dentária

Para as pessoas que perderam dentes ou sofreram danos, a prótese dentária é a principal solução, devolvendo autoestima e confiança dos pacientes, além de proporcionar a correta mastigação e fonética. Nessa especialidade, existem diferentes tipos de prótese, como:

  • prótese fixa: esse tipo de prótese é mais conhecida como coroa ou ponte, ideal para pacientes que perderam poucos dentes ou apenas um;
  • prótese removível: popularmente conhecida como dentadura, a prótese removível é indicada para quem perdeu boa parte da dentição;
  • prótese parcialmente removível: nesse caso, são usados grampos para que a prótese fique fixa na gengiva, recomendada para pacientes que perderam mais dentes que no caso da prótese fixa;
  • prótese sobre implante: os implantes são os substitutos das raízes dos dentes, então, nesse processo, o profissional primeiro marca uma consulta para fazer a inserção dessas peças e apenas depois insere as próteses.

Vale lembrar, ainda, que existem diferentes materiais para a confecção das próteses, como a porcelana sobre metal, a porcelana sobre zircônio e a resina com cerâmica sobre zircônio. Desse modo, é importante escolher um profissional que possa orientar você na escolha mais adequada para o seu caso.

5. Ortodontia

Por último, temos a famosa ortodontia, que é o ramo da odontologia responsável por modificar a posição dos dentes e dos ossos dos maxilares. É ideal para pacientes que sofrem com problemas como a mordida aberta, na qual os dentes superiores não encostam nos inferiores ao fechar a boca, e o apinhamento, em que a arcada dentária não tem espaço suficiente para acomodar todos os dentes.

Antigamente, a única opção de aparelho dental era o metálico, com bráquetes aparentes, mas, com os avanços da odontologia, atualmente os pacientes têm diferentes opções para escolher.

O aparelho fixo estético, por exemplo, pode ser feito de policarbonato, porcelana ou safira, sendo mais discreto que o fixo metálico. Além desse, o aparelho invisível, conhecido como Invisalign, tem feito bastante sucesso por ser bem moderno e fornecer o máximo de discrição.

Por ser removível, o paciente pode tirar para comer, fazer a escovação ou marcar presença em algum evento importante. O Invisalign proporciona maior conforto porque não incomoda e, inclusive, fornece maior higiene, já que não influencia no acúmulo de resíduos de alimentos durante a refeição, ao contrário do que acontece com o aparelho fixo.

Vale lembrar que a ortodontia oferece diversos benefícios aos pacientes, como a melhoria na dicção, mastigação e respiração, sorriso esteticamente agradável e ainda evita o surgimento de problemas bucais, visto que dentes tortos e desalinhados têm mais propensão ao acúmulo de bactérias.

Caso você esteja procurando uma clínica que tenha alguma dessas especialidades odontológicas em Goiânia, pode contar com a Crool. Todos esses tratamentos podem ser feitos nesse centro odontológico com profissionais altamente capacitados, tecnologias de ponta e atendimento humanizado.

Para saber mais informações, entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário