Dentista especialista em canal: como escolher um profissional em Goiânia?

6 minutos para ler

Febre, inchaço e dor intensa são sinais de que há algo errado com os seus dentes. Quando lesões ou doenças instalam-se na parte interna, não conseguimos visualizá-las, e os incômodos que elas provocam só podem ser solucionados por um profissional. Nesse caso, é preciso procurar um dentista especialista em canal.

Somente ele será capaz de fazer uma avaliação perspicaz de cada quadro para aplicar o tratamento mais efetivo, rápido e seguro. Assim, o paciente recupera a saúde dos seus dentes e, por conseguinte, a sua qualidade de vida. Mas, afinal de contas, como escolher um bom profissional em Goiânia?

Neste artigo, vamos explicar melhor sobre a endodontia (ou seja, o tratamento de canal) e dar dicas para você acertar na hora de procurar um profissional especializado nesse ramo. Confira!

O que é endodontia e por que ela é necessária?

A endodontia é a especialidade da odontologia que visa tratar problemas internos nos dentes, ou seja, lesões e doenças que atingem o nervo (polpa) e a raiz. Os procedimentos executados para solucionar os danos nessa região dentária são conhecidos popularmente como tratamento de canal.

Já os dentistas especializados em endodontia são chamados de endodontistas. Eles têm um profundo conhecimento sobre as principais enfermidades que afetam a parte interior dos dentes e as técnicas necessárias para saná-las, além de habilidades e destreza para devolver aos pacientes qualidade de vida e bem-estar.

Para proteger os dentes e a saúde de complicações mais graves, é preciso retirar a polpa (tecido mole) situada na área interna do dente (canal), que geralmente se encontra inflamada, infectada ou, até mesmo, morta (necrosada). Após a remoção, o profissional esteriliza o local e o preenche com obturação utilizando material apropriado.

Isso é feito quando existem cáries profundas, o dente teve alguma fratura grave ou passou por determinado trauma. Mas vale destacar que o tratamento do canal é realizado em diferentes etapas, a depender de cada caso, logo, exige várias idas ao dentista. Saiba, a seguir, qual é o passo a passo desse tipo de procedimento!

Abertura

Primeiro, o dentista especialista em canal realiza a abertura na coroa de um dente posterior, molar ou pré-molar ou na parte posterior de um dente frontal.

Remoção da polpa

Na fase seguinte, é feita a remoção da polpa infeccionada (pulpectomia). Esse espaço e o canal são esvaziados e devidamente higienizados, a fim de que sejam preenchidos posteriormente.

Restauração temporária

O dentista especialista em canal coloca uma restauração temporária na abertura da coroa para proteger a região durante o período das visitas.

Preenchimento permanente

O procedimento chega ao fim com a retirada da restauração temporária e o preenchimento permanente da cavidade da polpa e dos canais. Um material flexível no formato de cone é colocado no local, sendo geralmente selado com um cimento específico. É preciso, ainda, pôr uma coroa sobre o dente para devolver a sua aparência natural.

Como escolher um dentista especialista em canal em Goiânia?

Agora que você sabe o que é endodontia e como funciona o tratamento, confira, a seguir, o que levar em consideração ao optar por um dentista especialista em canal em Goiânia!

Busque referências

O caminho mais curto, fácil e seguro de encontrar um especialista de confiança é pedir referências da família, de amigos ou até mesmo de outros profissionais já conhecidos, que foram atendidos ou sabem da qualidade do trabalho prestado pelo dentista. Assim, é possível agendar uma consulta mais rapidamente e ter suas próprias impressões durante a primeira avaliação.

Avalie a clínica

Para ser referência, uma clínica odontológica precisa contar com uma infraestrutura de ponta, isto é, ser equipada com o que existe de mais moderno na odontologia. Só assim poderá oferecer aos seus pacientes conforto, qualidade e agilidade, além de tratamentos eficientes e seguros, que garantem a total satisfação.

A recomendação é verificar se a clínica tem laboratório próprio, bem como demais serviços especializados (radiologia, por exemplo), a fim de atender as pessoas o mais rápido possível e sanar seus problemas da forma como merecem. É preciso avaliar também o corpo técnico, suas qualificações e experiências na área.

Leve em conta a qualidade do atendimento

A qualidade do atendimento é o mínimo que uma clínica odontológica deve oferecer, mas nem todos os espaços dedicados a cuidar da saúde bucal e dos dentes entregam bons serviços, infelizmente. Logo, quando passar pelo dentista, pergunte a si mesmo, se você se sente bem e seguro no local em que está.

Porém, saiba que a qualidade não envolve apenas tratar bem o paciente. É fundamental ir além, entender que cada caso é um caso e que o tratamento recomendado para uma pessoa pode não ser o ideal para outra. Por isso, observe se o profissional tem esse cuidado durante as consultas, pois tal critério faz toda a diferença no resultado de qualquer trabalho.

Saiba se o profissional é especializado

Se você está com problemas na região interna dos dentes, o ideal é passar por um dentista especialista em canal. Embora alguns profissionais de odontologia tratem esse tipo de lesão mesmo sem especialização na área, apenas o endodontista tem profundo conhecimento sobre o assunto e poderá encontrar a melhor alternativa para cada paciente.

Lembre-se de que qualquer tratamento nos dentes precisa ser realizado de forma adequada, com os instrumentos apropriados, em um ambiente preparado e higienizado e por profissionais que, de fato, entendam e tenham experiência na execução dos procedimentos. Sendo assim, opte sempre por um especialista de confiança para não colocar em risco a sua saúde.

Observe se o dentista mantém-se atualizado

O bom dentista é aquele que se interessa por todas as novidades em seu ramo de atuação. Aliás, é preciso manter-se atualizado para entregar aos pacientes sempre os melhores serviços, de modo a contribuir para o conforto e um resultado final de excelência. Profissionais de odontologia antenados no que acontece demonstram preocupação em oferecer qualidade acima de tudo.

E então, aprendeu como escolher um dentista especialista em canal em Goiânia? Por fim, é importante ressaltar que ao deixar de realizar esse tipo de tratamento, você corre o risco de perder o dente ou contrair infecções bastante perigosas (nas articulações, por exemplo), além de bacteriemia (presença de bactérias na corrente sanguínea). Por isso, procure uma clínica de referência o quanto antes para cuidar da sua saúde bucal.

Este post foi útil para você? Aproveite a visita ao blog e entre em contato com o CROOL agora mesmo para solucionar seus problemas dentários e ter o sorriso que tanto deseja!

Posts relacionados

Deixe um comentário