Estrutura do dente perdida: o que fazer para resolver esse quadro?

4 minutos para ler

Você tem o hábito de cuidar da sua saúde bucal? Saiba que mesmo tomando os devidos cuidados — escovação após as refeições e visitas regulares ao dentista —, problemas podem surgir. A boa notícia é que dá para recuperar a estrutura do dente perdida.

Quanto antes recorrer aos tratamentos disponíveis, melhor. Por isso, é importante frequentar o consultório odontológico com frequência, a fim de que qualquer lesão seja identificada precocemente, possibilitando a recuperação de forma tranquila e mais rápida.

Neste post, falamos sobre os dentes, suas funções, a estrutura do dente perdida e as formas de reabilitação. Acompanhe!

Estrutura dos dentes

A estrutura dos nossos dentes é formada por:

  • esmalte: porção externa da superfície do dente;
  • dentina: fica abaixo do esmalte. Trata-se de estrutura composta por vários túbulos;
  • polpa: é o tecido mole, situado no centro de cada dente. Nessa porção, estão localizados vasos sanguíneos e nervos.

Tipos de dentes e suas funções

Temos, em nossa boca, o total de 32 dentes, que são os incisivos, caninos, pré-molares e molares. Veja as características de cada um:

  • incisivos: são os quatro dentes situados na frente da arcada dentária. Sua função é cortar os alimentos;
  • caninos: localizados ao lados dos incisivos, são dentes mais afiados e pontiagudos, capazes de despedaçar os alimentos;
  • pré-molares: são os demais dentes cuja função é amassar os alimentos;
  • molares: são o grupo de dentes dos quais os famosos sisos fazem parte.

Estrutura do dente perdida

Definimos a estrutura do dente perdida como qualquer lesão que comprometa alguma porção da nossa dentição. Na maior parte dos casos, tais lesões são provocadas por doenças bucais, como tártaro, cáries, gengivite e periodontite. Porém, traumas nos dentes ocasionados por acidentes, por exemplo, também afetam a sua estrutura.

Recuperação da estrutura dental

Os procedimentos odontológicos são fundamentais para recuperar ou reabilitar a estrutura do dente, afetada por doenças ou algum evento externo. Veja, abaixo, o que pode ser feito!

Restauração

Determinados danos, como as cáries, podem ser solucionados com procedimentos de restauração. Em geral, os dentistas utilizam resinas específicas para restaurar as lesões identificadas na dentição. Desse modo, é possível interromper o processo de desgaste na estrutura do dente perdida, garantindo bem-estar e qualidade de vida ao paciente.

Reabilitação

A depender do problema bucal, é preciso realizar o procedimento de reabilitação. Esse método é de suma importância para evitar problemas dentários mais graves, como o risco de fraturas ou até mesmo alterações na arcada. Para tanto, os dentistas utilizam ferramentas e insumos específicos.

Um exemplo de procedimento de reabilitação são os implantes dentários. Eles são recomendados quando o paciente perde um ou mais dentes. O procedimento consiste em implantar, na gengiva, uma estrutura de metal para substituir a raiz. Mais do que uma questão estética, tal método é importante para assegurar a adequada mastigação e outras funções orais.

Viu como é possível recuperar a estrutura do dente perdida? Os métodos disponíveis garantem a saúde bucal dos pacientes, além de proporcionarem uma estética do sorriso atrativa — aspectos importantes para melhorar a autoestima. Portanto, se precisar de ajuda especializada, procure por um consultório odontológico sério e de confiança, como o CROOL, que possui diversos profissionais capacitados para lhe atender.

Mantenha sua saúde bucal em dia! Entre em contato com o CROOL agora mesmo!

Posts relacionados

Deixe um comentário