Confira 4 dúvidas sobre a extração do dente siso

3 minutos para ler

Afinal, mulheres menstruadas podem passar pela cirurgia de extração do dente siso? E lactantes? Apesar de ser um procedimento bastante comum, a extração dos terceiros molares ainda gera inúmeras dúvidas e receios para os pacientes.

A cirurgia é considerada de pequeno porte, realizada com anestesia local e indicada nos casos em que os dentes não erupcionam corretamente ou quando causam infecções recorrentes. Para ajudar você a entender melhor sobre o procedimento, desmistificamos algumas das principais dúvidas sobre o assunto. Confira!

1. Posso extrair o siso estando menstruada?

Sim. Assim como qualquer procedimento cirúrgico, a retirada do dente também gera uma pequena perda de sangue, no entanto, não existe qualquer contraindicação da cirurgia no caso de mulheres menstruadas. Contudo, é ideal fazer uma avaliação clínica antes do procedimento para conferir a situação tanto do dente quanto da saúde em geral.

Além disso, algumas mulheres apresentam maior sensibilidade à dores durante o período menstrual. Nesses casos, talvez seja mais recomendado reagendar o procedimento para quando não estiver menstruada.

2. Lactantes podem passar pelo procedimento?

É importante verificar, antes de tudo, se a extração é urgente e se existe necessidade real de que ela seja feita durante o período de amamentação ou se é possível adiar o procedimento.

Apesar de não existir contraindicação da cirurgia para lactantes, é necessário fazer uso de medicamentos no pós-operatório. Normalmente, são receitados analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos por 2 ou 3 dias após o procedimento.

Nesses casos, o mais indicado é conversar com seu pediatra e suspender a amamentação por alguns dias. Uma boa dica é congelar o leite materno para continuar amamentando durante o período da medicação.

3. Quanto tempo depois da extração do dente siso eu posso voltar à academia?

Não existe uma resposta certa para essa pergunta. O recomendado é que o paciente não faça esforços físicos enquanto estiver com os pontos, ou seja, por sete dias. Assim, é possível evitar hemorragias, dores ou mesmo a soltura dos pontos.

No entanto, o período de repouso varia de acordo com a extensão da cirurgia e é possível que seja necessário aguardar mais ou menos tempo. O ideal, portanto, é conversar com seu dentista e verificar quais são as recomendações.

4. É possível extrair os sisos antes de eles nascerem?

Sim. Não existe a necessidade de esperar o siso nascer para extraí-lo, isso porque algumas técnicas cirúrgicas conseguem alcançar o dente dentro do tecido ósseo. Esse procedimento é recomendado, principalmente, no caso de siso incluso, ou seja, quando o dente não tem espaço para nascer.

Quando isso acontece, existe risco de que o dente cause prejuízo aos dentes vizinhos, forme cistos ou tumores ou mesmo desalinhe os demais dentes. Para detectar sisos inclusos são realizados exames de imagem, como radiografias e tomografias.

A extração do dente siso ainda traz diversas dúvidas para o paciente. Por isso, o indicado é visitar um dentista para que ele possa avaliar a situação dos seus dentes e fazer as recomendações necessárias para que o procedimento ocorra de forma mais tranquila.

Agora que você já tirou suas dúvidas sobre o assunto, descubra também como aliviar a dor de dente do siso.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Posts relacionados

2 thoughts on “Confira 4 dúvidas sobre a extração do dente siso

Deixe um comentário