Facetas de porcelana ou resina: o que considerar na hora de escolher o tipo ideal

3 minutos para ler

Para modificar coloração, forma ou posição dos dentes, uma ótima opção é inserir as facetas de porcelana ou resina, possibilitando que o paciente alcance a satisfação com o próprio sorriso. Por isso, é um procedimento realizado com fins estéticos.

Com o objetivo de realizá-lo, é necessário escolher um dos dois tipos de materiais, que apresentam diferenças quanto à resistência e ao preço, entre outros aspectos. Lembre-se, ainda, que esse procedimento é irreversível, pois o dentista precisa modificar a estrutura original do dente, então fazer a escolha acertada é fundamental.

Você tem curiosidade sobre esse assunto? Então, continue a leitura, pois vamos mostrar quais aspectos devem ser considerados ao escolher as facetas dentárias!

Como escolher entre facetas de porcelana ou resina?

Funcionando como uma espécie de “capa” para os dentes, as facetas proporcionam sorrisos brancos e devidamente alinhados. No entanto, antes de dar início ao processo, é importante decidir se o material será a porcelana ou a resina.

As facetas de resina são mais baratas, não necessitam de molde e podem ser aplicadas diretamente no dente sem que sejam feitas alterações, o que agiliza bastante o procedimento. Por outro lado, o material não é muito resistente e a cor pode ser alterada com o passar dos anos.

Geralmente, essas facetas duram em torno de 3 a 10 anos, podendo ser substituídas por outras do mesmo material. Para inseri-las, o dentista faz um desgaste com um ácido leve na parte frontal do dente e, em seguida, a resina é colocada.

Já no caso da porcelana, o procedimento é mais caro e demorado, pois o profissional precisa tirar um molde do dente e o material é enviado para a confecção das facetas. O processo é feito com alta tecnologia, promovendo um resultado bastante satisfatório para o paciente.

Esse tipo de faceta é bem resistente e pode durar entre 10 e 20 anos, resultando em um procedimento mais natural, com brilho e translucidez similares aos dentes originais.

O que considerar antes de inserir as facetas?

Antes de dar início ao procedimento, uma série de questões deve ser analisada. A primeira delas se relaciona ao clareamento dental e à profilaxia. Ou seja, é importante que você faça ambos antes de inserir as facetas.

Além disso, para decidir a quantidade de facetas que devem ser colocadas, é necessário passar pela tecnologia chamada Digital Smile Design, que possibilita uma análise minuciosa sobre a harmonia do sorriso e, assim, a decisão sobre quantas peças precisam ser colocadas.

Outro ponto importante é a posição dentária. Caso você sofra com desalinhamento que não pode ser corrigido com as facetas, como dentes girados, é importante fazer o alinhamento com o uso de aparelhos ortodônticos.

Independentemente da escolha entre facetas de porcelana ou resina, saiba que qualquer uma delas pode proporcionar a realização do sonho de ter dentes brancos e alinhados. Mas, para que isso aconteça da forma adequada, é fundamental escolher um profissional capacitado e uma clínica bem conceituada, como a Crool.

Então, está animado para mudar o seu sorriso? Entre em contato conosco para saber mais sobre esse procedimento e fazer uma avaliação!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário