A falta de dente não interfere apenas na estética do sorriso, mas também impacta na saúde do organismo. A situação pode ser ocasionada por um trauma, como um acidente, mas também pode ser decorrente de maus hábitos de higienização bucal.

Isso porque quando os restos de comida não são retirados por completo da boca, tornam-se um prato cheio para as bactérias e, consequentemente, para o surgimento das cáries. Se esse problema bucal não é tratado, pode atingir a gengiva e o tecido que fixa o dente ao osso, podendo levar à perda dental.

Preparamos este post para que você entenda os principais males que a falta de um ou mais dentes pode causar, bem como os tratamentos para reverter essa situação. Acompanhe!

Problemas ao organismo

Veja a seguir como a saúde do seu organismo pode ficar prejudicada pela falta de dente.

Mastigação ruim

Cada dente na arcada tem uma função específica na mastigação e, para que esse processo seja completo, é preciso que todos os elementos da arcada trabalhem em conjunto.

Quando há falta de um dente, a mastigação é prejudicada, o que interfere na digestão e na absorção completa dos nutrientes.

Danos à gengiva

Os dentes protegem as gengivas, por isso, com sua ausência, elas podem ficar machucadas na hora da limpeza bucal e alimentação, principalmente durante o consumo de alimentos mais duros. Isso pode gerar infecções e feridas nesses tecidos

Dores na ATM

Quando há falta de dente, a pessoa acaba forçando um lado da arcada mais do que o outro, o que pode trazer problemas na articulação temporomandibular (ATM), que faz a ligação do maxilar ao crânio.

Além de dores na mandíbula, disfunções na ATM podem ser a causa de dores de cabeça, costas, pescoço e até de ouvido.

Movimentação de outros dentes

A falta de dente pode levar também à movimentação de dentes vizinhos, gerando desalinhamento do sorriso e problemas na mordida.

Fala comprometida

A perda de um dente pode afetar também a dicção, já que os músculos da boca, língua e os dentes funcionam em conjunto para a produção da fala. Essa situação compromete a comunicação e pode trazer prejuízos para a vida pessoal e profissional.

Autoestima prejudicada

Por fim, a ausência de um ou mais dentes têm interferência na aparência e, consequentemente, na autoestima do indivíduo. Isso pode comprometer as amizades, relacionamentos e até ser um empecilho para oportunidades de trabalho.

Tratamentos para a falta de dente

Ninguém precisa sofrer e ter a qualidade de vida prejudicada pela ausência de um ou mais dentes. A odontologia oferece tratamentos direcionados para essa situação, como os implantes dentários.

São dispositivos que apresentam o mesmo aspecto e funcionalidade de um dente natural. Ficam integrados ao osso, com chances mínimas de rejeição pelo organismo. O paciente tem ganhos na aparência, mastigação, dicção e até na respiração, ou seja, são benefícios para sua saúde e bem-estar.

Mas a dica é que o tratamento de implante dentário seja realizado o quanto antes após a perda do dente para evitar a perda de massa óssea. Nessa situação, é possível também colocar esses dispositivos, porém é necessário fazer a cirurgia de enxerto ósseo anteriormente.

Cuidados de saúde bucal

Para evitar a perda de um dente, é importante que você siga alguns cuidados essenciais de saúde bucal:

  • escove os dentes sempre após as refeições e antes de dormir;
  • utilize fio dental;
  • modere o consumo de alimentos doces;
  • faça visitas periódicas ao dentista.

Agora você já sabe que a falta de dente pode trazer vários prejuízos para sua saúde e também para o seu psicológico. A boa notícia é que é possível tratar o problema e voltar a ter qualidade de vida.

Gostou das nossas dicas de saúde bucal? Siga a nossa página do Facebook e fique por dentro de outros conteúdos como este!