Todo mundo pode ter os dentes alinhados sem que o tratamento ortodôntico se torne um transtorno. A odontologia não para de evoluir tecnologicamente, e hoje não é mais preciso utilizar o aparelho ortodôntico metálico, aquele tradicional, para ter um sorriso perfeito. A tendência são os alinhadores transparentes.

Esses dispositivos ficam imperceptíveis nos dentes e realizam a mesma função dos aparelhos convencionais. Além da discrição, eles têm o diferencial de serem removíveis.

Quer conhecer 5 vantagens dos alinhadores transparentes? Confira nosso post e veja como é simples fazer o tratamento ortodôntico melhorar a estética e também a autoestima!

1. Tecnologia

O primeiro diferencial dos alinhadores transparentes é a tecnologia por trás do seu desenvolvimento. Para fazer o tratamento, o dentista faz um escaneamento intraoral e utiliza um software específico para produzir um modelo virtual da arcada dentária do paciente em 3D.

A partir desse modelo, o profissional realiza o planejamento ortodôntico, ou seja, como será feita a movimentação dentária para que se obtenha o melhor resultado final. A próxima etapa é a confecção das placas (alinhadores) que são personalizadas e, assim, se encaixam perfeitamente na arcada do paciente. São peças bastante resistentes, feitas de acetato em uma impressora 3D.

As placas devem ser utilizadas de acordo com uma sequência determinada pelo dentista, o número de peças em todo o tratamento varia de caso para caso, pois vai depender da correção que será realizada.

A vantagem é que o paciente consegue acompanhar cada etapa de seu tratamento, saber em quanto tempo ele será concluído e conhecer o resultado esperado — tudo graças à tecnologia envolvida nesse dispositivo.

2. Discrição

O ponto que mais chama a atenção nos alinhadores transparentes é a discrição. Muita gente tem vontade de fazer o tratamento ortodôntico, mas não quer exibir o chamado “sorriso metálico” durante meses e meses com os arcos, fios, bráquetes e borrachinhas.

Para crianças e adolescentes pode até ser divertido ficar variando as cores do aparelho, mas para um adulto, em muitos casos, chega a ser constrangedor — principalmente por conta da vida profissional.

Para atender a esse público que se preocupa com a estética, inclusive durante o tratamento, foram desenvolvidos esses dispositivos que, sem exageros, chegam a ser invisíveis. Isso porque eles são transparentes e têm o formato dos dentes do paciente, por isso não aparecem ao sorrir ou falar.

Dessa forma, é possível realizar todo o procedimento sem se preocupar em ter a imagem abalada por conta das peças metálicas junto aos dentes. Se você não contar, ninguém vai saber que você está realizando um tratamento ortodôntico.

3. Conforto

Ninguém precisa sofrer para ter os dentes mais retinhos. Contudo, quem utiliza o aparelho fixo tradicional acaba, vez ou outra, com algum machucado nos lábios, língua e outras mucosas bucais, por conta dos componentes metálicos. Sem contar que o dispositivo fica volumoso na boca.

Já os alinhadores transparentes não incomodam: ficam encaixados junto aos dentes, sem fazer volume na boca nem atrapalhar a fala. Além disso, não são formados por peças metálicas e, dessa maneira, não causam machucados nas bochechas ou língua.

O mais interessante é que a placa é removível, o que também facilita a vida do paciente. Desse modo, se há algum evento importante, como uma formatura ou casamento, é possível ficar sem o aparelho naquele momento e curtir a festa sem se preocupar com o tratamento.

4. Praticidade

Mais um benefício dos alinhadores transparentes é a praticidade, pois o paciente não precisa modificar seu estilo de vida por conta do tratamento. O fato de o dispositivo ser removível facilita muito a limpeza bucal e a alimentação. Além disso, não há a necessidade de manutenção constante do aparelho, como ocorre com o fixo.

Limpeza

Com o aparelho fixo, a higienização exige paciência e muito cuidado do paciente. Isso porque os arcos, fios e bráquetes colaboram para a retenção de restos de alimento. Assim, caso a limpeza não seja completa, há mais chances de surgir placa bacteriana, cárie e gengivite. Dessa forma, o paciente precisa se valer de itens específicos, como passa-fio, escova ortodôntica e outros para realizar uma escovação eficiente.

Por outro lado, com o alinhador transparente, o paciente pode realizar a limpeza bucal de forma mais simples. É só retirar o dispositivo, higienizá-lo e fazer a escovação normalmente. Dá para passar o fio dental e a escova nos dentes sem nenhum obstáculo.

Alimentação

Sabe aquela história de ter que evitar alguns alimentos por conta do aparelho fixo? Então, as pessoas acabam se privando de alguns itens, como doces mais grudentos, ou alimentos com fiapos (como manga e algumas carnes) para não dificultar ainda mais a limpeza. É necessário também evitar opções mais duras, como torresmo, para não correr o risco de danificar o dispositivo.

Para quem usa os alinhadores transparentes, não é preciso ter nenhum cuidado nesse sentido. Simplesmente porque o dispositivo é removível, ou seja, dá para se alimentar normalmente, sem restrições.

Manutenção

Por fim, a praticidade dessa tendência da ortodontia está também no número reduzido de visitas ao dentista, já que não é necessário fazer ajustes constantes no aparelho. Em muitos casos, é o próprio paciente quem faz a troca das placas de acordo com a orientação do profissional.

5. Eficiência

Tratamento tecnológico, conforto, praticidade e discrição. Essas são as vantagens dos alinhadores transparentes, mas saiba que a lista não acaba por aqui. Há ainda o quesito eficiência.

Com esses dispositivos, o dentista tem um controle maior e mais precisão da movimentação dos dentes. Dessa forma, os resultados aparecem de maneira mais rápida quando comparados ao aparelho fixo.

Mas nem tudo é mágica: para que o tratamento seja mais eficiente, conta muito a cooperação do paciente, que deve evitar a retirada das placas (o ideal é só retirar para alimentação e limpeza bucal) e seguir todas as recomendações do profissional.

Os alinhadores transparentes viraram tendência por conta de todos os diferenciais que citamos acima. Se você quer transformar o sorriso com um tratamento mais discreto e rápido, procure um dentista especializado nesse tipo de dispositivo e obtenha os melhores resultados.

Está em busca de uma clínica para fazer esse procedimento com segurança? Entre em contato conosco!