Implante de carga imediata: por que é mais vantajoso?

6 minutos para ler

Para quem perdeu um ou mais dentes, existem diferentes procedimentos odontológicos que visam restaurar a harmonia do sorriso. Um deles é o implante de carga imediata, que possibilita ao paciente ter a arcada dentária completa novamente logo após uma cirurgia.

É importante lembrar que a falta de dentes não afeta somente a aparência, podendo interferir inclusive na autoestima, como também prejudica funções fundamentais do organismo humano, como a mastigação.

Para saber mais sobre a operação que fornece “dentes no mesmo dia”, como é popularmente conhecida, continue a leitura deste artigo. Vamos apresentar as principais informações sobre o assunto!

O que é e como funciona o implante de carga imediata?

Feito em quem perdeu um ou vários dentes, o implante de carga imediata possibilita que as coroas ou pontes sejam inseridas no mesmo dia em que foi colocado o parafuso de titânio, que é o implante, fixado no osso.

Para que esse procedimento seja realizado, é importante que o paciente apresente altura óssea suficiente para que seja colocado um parafuso de boa largura e comprimento ósseo. O profissional ainda deve verificar se o local permite que seja colocado um implante de bom diâmetro, levando em consideração também a qualidade do osso do paciente para analisar se o parafuso ficará firme.

Além de saber se o indivíduo tem o perfil ósseo adequado para a cirurgia, é necessário analisar se ele está apto a fazer uma operação extensa, não tem bruxismo, osteoporose, problemas de cicatrização ou doenças que dificultam esse processo, como diabetes.

Após conferir os pré-requisitos, o dentista avalia se o paciente pode ou não prosseguir com a operação. Caso possa, é aplicada uma anestesia local para inserir primeiro o implante. Depois, o profissional faz a prova de próteses para encontrar a que mais se adapta em relação à cor, tamanho e alinhamento da boca.

É importante lembrar que, após um tempo, a prótese provisória deve ser substituída pela definitiva, que pode durar alguns anos. Todo esse procedimento é realizado na mesma consulta, cuja duração varia de acordo com a quantidade de implantes e dentes a serem inseridos.

Para os casos mais simples, uma hora de cirurgia é suficiente, enquanto pacientes completamente desdentados ou com casos mais complexos podem ficar até oito horas na operação. Geralmente, para quem perdeu todos os dentes, quatro implantes na parte inferior é suficiente, enquanto na superior são necessários seis.

Quais são as vantagens do implante de carga imediata?

Se você necessitar da reposição de dentes e estiver dentro dos pré-requisitos para fazer o implante de carga imediata, saiba que esse procedimento fornece diversas vantagens, inclusive mostrando-se bem mais benéfico que o método convencional. Confira o porquê!

Redução de tempo

Tanto o implante de carga imediata quanto o convencional podem apresentar o mesmo sucesso no resultado, mas o primeiro fornece maior conforto ao paciente por ser realizado em menor tempo, enquanto o segundo é feito em várias etapas, por isso, demora mais. Afinal, é necessário esperar que ocorra a regeneração óssea, o que pode durar de três semanas a quatro meses.

Logo, com a carga imediata, o dente é substituído com maior rapidez, não necessitando que a pessoa utilize próteses removíveis, como é o caso do procedimento de inserção do implante convencional

Apenas um procedimento cirúrgico

Ao colocar o implante e a prótese provisória no mesmo dia, o paciente tem mais conforto por não necessitar retornar à clínica para realizar outra cirurgia, ao contrário do método tradicional, cujo procedimento é dividido por etapas e, consequentemente, operações.

Além disso, no método tradicional, a cicatrização que vai moldar o tecido da gengiva durante alguns dias, no implante de carga imediata, é a coroa provisória que faz a moldagem, proporcionando um resultado estético superior.

Ganho estético

Com esse procedimento é possível aproveitar mais rapidamente os benefícios de ter um sorriso completo, inclusive, em relação à aparência. Afinal, a falta de dentes pode provocar danos psicológicos, afetando diretamente a autoestima e a autoconfiança.

No entanto, por colocar a prótese provisória rapidamente, esse problema é solucionado, evitando uma aparência marcada pela ausência de dentes. Assim, o paciente não precisa sofrer com a falta deles.

Maior qualidade

Devido aos avanços tecnológicos na área da odontologia, os procedimentos se tornaram mais eficientes. No implante de carga imediata, por exemplo, foi aprimorada a adaptação dos materiais que fazem a sustentação das novas próteses.

Isso promove ainda mais conforto e estabilidade bucal ao paciente, proporcionando melhorias em funções como a mastigação, respiração e fonética, além de possibilitar uma higienização mais eficaz na região da boca.

Promove a saúde bucal

A falta de dentes acarreta diversos problemas bucais, como a alteração na oclusão, desequilíbrio na articulação temporomandibular, perda da função correta da mastigação e modificação gradual na posição de equilíbrio da arcada dentária.

No entanto, ao recuperar os dentes por meio do implante de carga imediata, o paciente consegue evitar esses problemas que afetam gravemente a qualidade ideal da saúde bucal.

Evita o desconforto

No método tradicional, os pacientes precisam utilizar próteses removíveis, mas nem sempre eles conseguem se adaptar a elas, já que são desconfortáveis. Por não apresentar a necessidade de utilizar esses itens, a carga imediata consegue evitar esse desconforto.

Dessa forma, já no início do tratamento, é possível unir conforto e estética, então, esse procedimento é bastante benéfico em diferentes sentidos.

No entanto, é importante lembrar que a adequação do paciente nos pré-requisitos é fundamental para o sucesso da operação. Se ele não estiver dentro das recomendações, o método tradicional poderá ser realizado.

Além disso, outro ponto fundamental para que a cirurgia apresente um resultado satisfatório é a escolha do profissional adequado, verificando a sua experiência e habilidade no ramo.

Por ser um procedimento que exige ainda maior investimento financeiro que a técnica tradicional, é fundamental que ele seja feito por um dentista de confiança para que você não perca dinheiro com uma cirurgia mal realizada. Caso seja feita com um profissional capacitado, as chances de sucesso com o implante de carga imediata são bem maiores.

Se você precisa de um consultório odontológico qualificado para realizar esse procedimento, entre em contato conosco e agende uma consulta de avaliação para planejamento!

Posts relacionados

Deixe um comentário