Afinal, implante dentário tem que fazer manutenção?

4 minutos para ler

Quando o assunto é a substituição de dentes perdidos, ainda surgem diversas dúvidas nos pacientes. Uma das principais é se para o implante dentário tem que fazer manutenção ou não. A resposta nesse caso é sim, porém, quando falamos de manutenção do implante, não nos referimos, necessariamente, a troca de peças, e sim a uma série de hábitos que farão com que o tratamento seja mais duradouro.

A manutenção de implantes e próteses é um processo que une cuidados diários em casa e visitas ao consultório. A seguir, listamos tudo o que é preciso fazer para que seu implante dure por muito mais tempo, mantendo suas funcionalidades. Confira!

Tenha bons hábitos de higiene

É importante ter em mente que a prótese com implante necessita dos mesmos cuidados que um dente natural. Por isso, é fundamental manter bons hábitos de higiene para garantir uma maior durabilidade e prevenir problemas bucais.

A higienização deve ser feita após as refeições, com uma escova de dentes de cerdas macias, fio dental e uma escova interdental para acessar áreas de difícil acesso.

Evite hábitos nocivos

Alguns hábitos nocivos também precisam ser evitados para não comprometer a durabilidade dos implantes. Mastigar e tentar abrir objetos duros com os dentes ou roer as unhas, por exemplo, são atitudes que podem prejudicar a sustentação e a fixação das próteses, levando a lesões e quedas.

Além disso, o hábito de fumar é tão prejudicial ao implante quanto a um dente natural e também pode comprometer a sustentação da prótese.

Mantenha uma boa alimentação

Os dentes implantados também precisam de alguns cuidados quanto a alimentação. Alimentos muito duros como torresmo ou balas, por exemplo, devem ser evitados para não correr risco de quebras.

É importante também evitar comidas muito ácidas, como sucos de frutas cítricas e refrigerantes, que podem desgastar a superfície dos dentes.

Faça radiologias anualmente

Como o implante é feito diretamente no osso, os exames radiológicos são a única maneira de observar possíveis problemas quanto à fixação. Por isso, o ideal é que o dentista faça o acompanhamento com esse tipo de exame, pelo menos, uma vez ao ano.

Visite o dentista regularmente

As visitas regulares ao dentista também fazem parte do processo de manutenção do implante. No primeiro ano após a cirurgia, é importante voltar ao consultório com frequência para acompanhar o processo de cicatrização, isto é, a osseointegração do implante.

Já nos anos seguintes, o retorno é feito para o acompanhamento da saúde e preservação dos tecidos ósseos e gengivas. No caso de pacientes que perderam os dentes naturais por conta de doença periodontal, as visitas devem ser ainda mais regulares para evitar que o problema volte a acontecer.

A periodicidade das visitas depende de cada caso e será informada pelo dentista ao finalizar o tratamento. Existem casos em que, sim, é necessário fazer a troca de alguma peça.

Normalmente, essas situações estão relacionadas com a falta de cuidados, por exemplo, no caso de fraturas da prótese ou retorno da doença periodontal que pode consumir o osso de sustentação.

Muitas pessoas ainda se perguntam se o implante dentário tem que fazer manutenção ou não, e a resposta, nesse caso, é que a manutenção deve ser feita em conjunto com bons hábitos em casa e visitas ao consultório.

O CROOL conta com uma equipe qualificada e toda a infraestrutura necessária para a manutenção de implantes dentários. Entre em contato conosco e faça sua avaliação.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário