Você sabia que é possível para um adolescente fazer um tratamento ortodôntico sem precisar usar um aparelho metálico ou com braquetes? Existe uma opção mais moderna e discreta para corrigir a posição dos dentes — o Invisalign Teen.

Essa é uma versão de alinhadores especialmente voltada para pessoas mais jovens, com o intuito de possibilitar a correção do sorriso sem sofrer perdas estéticas. É por isso que esse tipo de aparelho ortodôntico tem sido muito procurado atualmente.

Achou interessante? Então continue lendo este artigo, porque vamos explicar ao certo o que é o Invisalign Teen, como funciona o tratamento com ele e também as vantagens que traz para os adolescentes. Acompanhe!

Você já conhece o Invisalign?

Dentes que nascem tortos e desalinhados são um problema muito comum, porém, eles necessitam ser tratados para que não tragam complicações. Afinal, além de ser difícil fazer a  higienização, no processo de mastigação existe um esforço maior dos ossos.

Contudo, nem todas as pessoas que precisam usar aparelhos ortodônticos procuram por um dentista. A explicação está no fato de que os dispositivos metálicos tradicionais interferem na estética e no dia a dia.

Mas a grande vantagem é que hoje a ortodontia conta com outras opções de aparelhos que possibilitam o tratamento mais eficaz, discreto e menos incômodo. O invisalign é um dispositivo que tem sido muito procurado por causa dos resultados que propicia, mas sem causar impactos negativos para o sorriso.

O que é o Invisalign?

Tanto o modelo tradicional como o Invisalign Teen são alinhadores confeccionados em material transparente para que fiquem praticamente invisíveis na boca. Esse aparelho tem o formato similar ao das placas miorrelaxantes ou das moldeiras para clareamento caseiro.

Diversos alinhadores são feitos sob medida especificamente para quem fará o tratamento ortodôntico. Por isso, é totalmente personalizado para atender as necessidades de cada um, de modo que se promova a simetria dos dentes de forma cômoda e eficaz.

Como é feito o tratamento com Invisalign Teen?

O primeiro passo para começar o tratamento com Invisalign Teen é planejar quais resultados serão alcançados. Depois de realizar a coleta de imagens intra orais do paciente, por meio de um software específico, é determinado o formato do sorriso.

Também com ajuda da tecnologia são definidos os formatos de cada um dos alinhadores confeccionados. Isso porque precisa existir uma pequena diferença entre eles, que promoverá a movimentação dos dentes, alvos da correção.

O paciente deve usar o alinhador preferencialmente 24 horas por dia, podendo retirar para alimentar-se e fazer a higiene bucal. De toda forma, existe um período mínimo de utilização diária para que se consiga atingir os resultados esperados.

Em média a cada 15 dias é feita a troca do alinhador para que os dentes sejam mais uma vez movimentados. É por isso que os resultados alcançados com o Invisalign Teen aparecem mais rápido, já que a transformação é estimulada em menos tempo do que com os aparelhos tradicionais.

Quais são os diferenciais e vantagens do Invisalign Teen?

Embora o Invisaign Teen seja muito parecido com os alinhadores tradicionais, ele traz uma tecnologia diferenciada para atender melhor as pessoas mais jovens. Duas características desse aparelho são o medidor de uso e os guias para erupção de dentes permanentes.

O medidor é um referencial de consulta pelo dentista, pais e próprio adolescente para observar se o alinhador está sendo utilizado pelo tempo recomendado. Ele sofre alterações que ajudam a aferir o uso do dispositivo.

No caso dos guias para erupção, são utilizados quando o adolescente ainda não tem todos os dentes permanentes desenvolvidos em sua boca. Eles ajudam a indicar o caminho ideal para evitar o nascimento e crescimento tortos.

Esses diferenciais do Invisaign Teen associam-se às vantagens oferecidas para pacientes jovens que precisam de tratamento ortodôntico. A seguir listamos alguns deles. Confira:

É mais discreto

Como dito, o Invisalign Teen é confeccionado em material transparente, por isso, o dispositivo fica praticamente invisível na boca. Ele não altera a coloração dos dentes, permanecendo totalmente discreto.

Não possui braquetes, arcos ou elásticos, assim, não há nenhuma perda estética para a aparência do sorriso. Desse modo, o adolescente consegue realizar todo o tratamento sem que as outras pessoas saibam disso.

Não atrapalha a alimentação

O alinhador pode ser retirado da boca na hora em que o adolescente for se alimentar, por esse motivo, não acumula resíduos, como acontece com os aparelhos tradicionais. Por causa dessa característica, há uma liberdade maior tanto para mastigar como para manter o cardápio, sem precisar controlar aquilo que come.

Afinal, ao usar os aparelhos tradicionais é preciso ter cuidado com alimentos duros, muito pegajoso e outros que possam danificar o dispositivo. Como o Invisalign Teen não fica na boca, não existe essa preocupação.

Apresenta resultados mais rápidos

A ativação dos aparelhos tradicionais é feita comumente a cada mês, e no caso do Invisalign Teen, o alinhador é trocado a cada 15 dias. É por isso que ele apresenta resultados mais rápidos do que os tratamentos convencionais.

Os dentes são estimulados a se movimentarem em um período menor. Sendo assim, a resposta orgânica é mais expressiva, promovendo a correção dos desalinhamentos em pouco tempo. Mas é importante lembrar que isso varia de pessoa, em função do seu organismo e das correções que precisam ser feitas.

Protege a saúde bucal

Esse tipo de aparelho ortodôntico também ajuda a proteger a saúde bucal por causa da sua facilidade de ser retirado. Dessa forma, o adolescente tem mais liberdade para se alimentar, como foi dito, e também para fazer a escovação dos dentes.

Como não existe nenhuma barreira para realizar os movimentos com a escova, nem tão pouco para utilização do fio dental, não há risco de sobrarem resíduos de alimentos. Mas é importante conversar com o dentista e pedir a sua orientação para higienizar também o aparelho, já que ele fica em contato com a saliva.

O Invisalign Teen permite que adolescentes façam um tratamento ortodôntico de maneira discreta e higiênica. Isso possibilita alcançar resultados mais rápidos sem prejudicar a aparência ou comprometer a saúde bucal. Por isso, ele é uma excelente opção para valorizar ainda mais o sorriso dos jovens.

Gostou dessas informações? Então tenha acesso a outros conteúdos interessantes como este, assinando a nossa newsletter para recebê-los em primeira mão.