Lente de contato dental: saiba o que ela pode fazer pelo seu sorriso

3 minutos para ler

O aparelho ortodôntico é uma das técnicas mais conhecidas para conquistar um sorriso mais alinhado e bonito. No entanto, ele não é o único. Dependendo da necessidade do paciente, é possível adotar um outro procedimento que não interfira na estrutura dental e, ao mesmo tempo, corrija pequenas imperfeições, como o espaçamento entre os dentes.

Novidade na odontologia, a lente de contato dental se transformou em uma opção vantajosa e duradoura para quem deseja ter o sorriso perfeito. Saiba tudo o que esse método inovador pode fazer por você!

Preservando seu sorriso

O esmalte dos dentes vai se desgastando com o tempo e pode apresentar manchas leves como as ocasionadas pelo consumo excessivo de café e pequenas fraturas ou lascas. Para garantir um sorriso mais bonito, a lente de contato dental é a melhor opção.

Destinada principalmente aos pacientes adultos, a lente de contato dental funciona como uma capa de proteção para os dentes. Essas pequenas lâminas, que são moldadas e feitas com material de cerâmica ou porcelana, conseguem evitar o desgaste e preservar a estrutura dental do paciente.

Quem pode usar a lente de contato dental?

A técnica é mais indicada para adultos, sobretudo aqueles que não têm problemas de alta intensidade na articulação temporomandibular (ATM) e que não utilizem próteses de cerâmica ou porcelana nos dentes. As pessoas com bruxismo ou que tenham o hábito de roer as unhas também não podem aderir ao método.

O motivo dessas especificidades é a espessura da lente, que pode variar entre 0,2 e 0,4 milímetros bem menor do que as facetas comuns, que não costumam passar de 1 mm.

Como fazer a manutenção?

Apenas seu sorriso mudará com a utilização das lentes de contato dental. Os cuidados continuarão os mesmos: escovação periódica e consultas frequentes ao dentista, começando com um intervalo de seis meses e aumentando gradativamente a distância entre essas visitas para uma vez ao ano.

Se você não consegue começar o dia sem uma xícara de café, pode ficar sossegado: ao cumprir a função de esmalte do dente, a porcelana garante uma resistência maior ao impacto de bebidas e alimentos que causam o escurecimento dentário.

Vantagens permanentes

Além de consertar rachaduras, igualar dentes separados ou protuberantes e ajustar a descoloração provocada pelo excesso de resina ou flúor, as lentes de contato dentais têm uma vida útil de fazer inveja em outros procedimentos. Cuidando bem delas, é possível usufruir de todos esses benefícios por mais de uma década.

Por possuírem uma boa tolerância ao tecido gengival, as lentes de contato dentais podem ser mantidas por muito tempo, garantindo uma estética natural enquanto corrigem imperfeições pontuais de uma maneira mais precisa e menos nociva à estrutura dental do paciente.

Os tratamentos odontológicos estão cada vez mais discretos e eficazes no seu propósito de dar mais confiança para o seu sorriso. Com a lente de contato dental, a única preocupação é a da conservação de um sorriso bonito e perfeitamente nivelado com seu rosto.

E então, gostou dessa nova técnica? Acha que você poderia aderir? Deixe sua opinião nos comentários!

Posts relacionados

2 thoughts on “Lente de contato dental: saiba o que ela pode fazer pelo seu sorriso

Deixe um comentário