Manchas nos dentes: tipos e tratamentos

3 minutos para ler

As manchas nos dentes são bem comuns e aparecem na boca de boa parte da população. Isso afeta não apenas a saúde bucal como também a autoestima. Afinal de contas, todos querem estar bem com a sua imagem no espelho. Para isso, os dentes devem estar bem cuidados e com a aparência em dia.

Os tipos de manchas

Existem, basicamente, dois tipos de manchas que costumam aparecer nos dentes. As extrínsecas que são manchas externas e causadas pelo excesso de café, chá, cigarro, corantes artificiais, bebidas e acúmulo de placa bacteriana. Também pode ocorrer o envelhecimento do esmalte do dente o que, por sua vez, deixa a dentina mais exposta que se torna amarelada com o tempo. É um tipo de mancha simples de ser removida.

Já a mancha intrínseca, que fica localizada na parte interna do dente, costuma aparecer por causa do uso de certos medicamentos como antibióticos (tetraciclina que é muito usada por gestantes, por exemplo), traumas ou por ter ingerido flúor na infância de forma acidental o que causa a chamada fluorose dental. Um tipo de mancha que se desenvolve durante a formação dos dentes exibindo manchas brancas no esmalte.

Como tratar as manchas nos dentes?

Existem várias formas de remover as manchas. Uma delas é a microabrasão que ocorre quando o dentista promove um desgaste superficial no esmalte usando um tipo específico de pasta dental à base de água. Ela contém uma substância chamada de ácido clorídrico e também possui micropartículas do chamado carbeto de silício.

Outra maneira de melhorar a estética dental sumindo com as manchas é apostando nas facetas de porcelana. É um tipo de resina que recobre toda a face externa do dente. As facetas são muito finas e delicadas, o que deixa os dentes com uma aparência totalmente natural, com a cor e o formato mais adequado para cada pessoa.

Como prevenir

É sempre melhor apostar na prevenção do que no tratamento. Veja abaixo as maneiras que você tem de prevenir a formação de manchas nos dentes:

  • Profilaxia: ir ao dentista a cada 4 meses para que ele realize uma limpeza completa nos dentes, eliminando o tártaro e removendo a placa é uma das melhores maneiras de evitar o problema;
  • Escovação diária: além de escovar os dentes após cada refeição, é necessário que a escovação seja bem realizada, durando, pelo menos, 120 segundos;
  • Cremes dentais: existem produtos que foram feitos especificamente para remover manchas de café e tabaco e que, normalmente, possuem efeito abrasivo. Eles não podem ser usados com muita frequência (apenas 2 ou 3 vezes por semana) e ainda assim é recomendado perguntar ao dentista qual é a melhor maneira de usá-lo;
  • Fio dental: muita gente não gosta de usar, mas ele deve fazer parte da limpeza bucal sempre. Sem o uso do fio dental as manchas costumam aparecer nos cantos dos dentes onde é mais difícil de removê-las.

Invista em boa alimentação

Uma boa tática para evitar as manchas nos dentes é comer alimentos que contenham boas doses de vitamina C. Essa substância faz parte da síntese de colágeno, uma proteína que ajuda na formação do cimento dos dentes. Além disso, comer alimentos ricos em fibras é uma ótima escolha, pois durante a mastigação há maior produção de saliva que ajuda a limpar a boca.

Para saber mais sobre as melhores maneiras de cuidar dos seus dentes, assine a nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe um comentário