Ortodontia digital: conheça os benefícios para o seu tratamento

9 minutos para ler

Nem todo mundo tem o privilégio de nascer com os dentes devidamente alinhados, não é mesmo? Muitas pessoas precisam recorrer ao aparelho ortodôntico para corrigir a mordida e deixar o sorriso ainda mais bonito. Você já ouviu falar da ortodontia digital?

À medida em que inovações na área da saúde odontológica chegam, mais pessoas conseguem ter acesso a tratamentos estéticos e funcionais. Sabendo da importância de cuidar da saúde bucal, esse novo segmento da ortodontia vem revolucionando as abordagens para garantir um melhor sorriso.

A tecnologia é uma grande aliada da odontologia, e, por conta disso, os tratamentos ortodônticos ganham cada vez mais recursos para tornar essa experiência o mais cômoda possível para o paciente — e com resultados ainda mais eficientes.

Ficou curioso para saber o que a ortodontia digital tem a oferecer? Então continue a leitura, pois é sobre isso que falaremos, neste post. Confira!

O que é a ortodontia digital?

Essa técnica faz uso de ferramentas digitais para planejar e elaborar o tratamento ortodôntico. Com ela, todo o processo de documentação para colocar aparelho nos dentes, por exemplo, pode ser feito de forma mais rápida, e o ortodontista poderá “imprimir” seu alinhador invisível no consultório. Isso já é realidade!

Por meio de scanners, câmeras, radiologias panorâmicas, impressoras 3D e softwares, é possível digitalizar desde a documentação odontológica até o planejamento da instalação dos bráquetes e das estruturas.

Assim que colocamos o aparelho, ficamos ansiosos para saber qual será o resultado final, não é? No método convencional, precisamos esperar longos meses até a conclusão do tratamento. Com a ortodontia digital, por sua vez, você consegue visualizar o seu sorriso antes mesmo de começar os procedimentos.

Como funciona a ortodontia digital?

Como adiantamos, a base da ortodontia digital é o universo de impressões e simuladores 3D. Quando utilizada em tratamentos estéticos, é possível tornar o processo de documentação ortodôntica para avaliar o melhor tratamento ao paciente.

O molde digital da arcada dentária, gerado a partir do scanner intrabucal, é muito mais confortável para o paciente, ao contrário do molde de gesso. Com diagnósticos mais precisos, o profissional ortodontista passa a construir o melhor plano de ação para os seus pacientes. A ortodontia digital permite avaliar dentes, gengiva e mordida em diversos ângulos.

Entretanto, os resultados não param por aí. O processo de evolução com o tratamento optado também pode ser acompanhado por meio das ferramentas digitais. Em caso de o resultado não ser conforme esperado, o profissional pode reavaliar o plano e desenvolver algo que seja mais efetivo para o paciente.

Os resultados disso ficam para essa pessoa, que terá mais confiança e segurança, evitando aquele frio na barriga toda vez que precisa realizar uma manutenção do tratamento ortodôntico.

Como ela é aplicada no tratamento ortodôntico?

Agora que você já sabe o que é essa tecnologia, está na hora de conhecer como ela é aplicada em todas as etapas da correção do sorriso. Acompanhe!

Documentação ortodôntica

Trata-se de uma pasta que contém todas as imagens e radiografias da boca. Além disso, ainda tem um modelo de tamanho real da arcada dentária, que permite ao ortodontista estudar o paciente e fazer a programação do tratamento.

A ortodontia digital se faz presente tanto na produção e arquivamento das imagens de alta resolução quanto na fabricação do molde com impressora 3D.

Planejamento do tratamento

Com a documentação digital, o profissional consegue examinar e avaliar o arco dental do paciente com auxílio da reprodução em 3D no computador e no molde. Por ter uma visão mais fiel à realidade, facilita e agiliza o trabalho de planejamento.

Visualização do sorriso

Com o simulador de sorriso, que é um programa de computador, o ortodontista consegue mostrar ao paciente toda a evolução do tratamento e prever como ficará a aparência após a finalização do processo.

Instalação dos bráquetes

Com o auxílio de softwares especializados, o ortodontista consegue definir o posicionamento ideal da instalação dos bráquetes. Dessa forma, ele tem muito mais precisão nessa etapa — o que influencia diretamente o resultado.

Impressão dos alinhadores

Você conhece os alinhadores invisíveis? Eles são placas transparentes que se encaixam perfeitamente na arcada dentária e trabalham para movimentar os dentes e, dessa maneira, fazer as correções necessárias. Eles são produzidos por uma impressora 3D em laboratórios.

Prótese dentária 3D

Já imaginou utilizar uma prótese extremamente confortável? É isso que a prótese 3D promete aos seus pacientes. Após o escaneamento, feito intraoralmente, o dentista cria o molde das arcadas dentárias e estabelece os parâmetros para impressão da prótese.

O material é filamento ABS ou resina. Também existe a fresadora, que esculpe um bloco, conforme o modelo estipulado no molde impresso.

Quais são os benefícios dessa tecnologia?

Você deve estar se perguntando “o que a ortodontia digital pode fazer, que a técnica tradicional não faz?”. A resposta é simples: proporcionar mais conforto, rapidez e satisfação em todo o tratamento ortodôntico.

Mas não é só isso: a eficiência do tratamento eleva os resultados, garantindo que o paciente também não volte a ter os problemas que existiam antes do tratamento. Entre eles, o diastema, que é comum surgir após certo tempo.

Quer conhecer, agora, todos os benefícios em investir em ortodontia digital? Então, veja mais!

Rapidez em todos os processos

Com a tecnologia a favor da ortodontia, todos os processos são agilizados. Você sabia que a documentação ortodôntica com molde convencional de gesso pode demorar de 10 a 15 dias para ficar pronta? Isso mesmo! Com recursos digitais — como os scanners e as impressoras 3D —, ela é produzida em poucas horas.

Os equipamentos adequados permitem ao odontologista mandar as imagens diretamente para o laboratório de forma virtual. Assim, economiza o tempo do transporte do material e também o deslocamento do paciente até outro centro especializado.

Além do mais, todo o estudo que o ortodontista deve fazer para planejar o tratamento é facilitado com os softwares e com as imagens mais nítidas e fidedignas. Com isso, tanto o profissional quanto o paciente ganham no fim das contas.

Previsibilidade dos resultados

Sem sombra de dúvidas, um dos principais benefícios da ortodontia digital é prever qual será o resultado final após o tratamento executado. Tanto para aparelhos invisíveis quanto próteses e, até mesmo, outras metodologias, é possível verificar como ficará o sorriso do paciente.

Além de ser muito mais preciso para o dentista, traz mais segurança a quem fará o procedimento, que conseguirá avaliar se o investimento valerá a pena ou não.

Redução das visitas ao consultório

Um dos maiores problemas nos tratamentos ortodônticos é a necessidade de voltar várias vezes ao consultório para a manutenção. Apesar de ser necessário para o sucesso do procedimento, muitos pacientes evitam ou adiam o retorno ao dentista.

Com um diagnóstico mais preciso, e após o tratamento escolhido ser realmente eficiente ao paciente, não necessita tanto acompanhamento. Por exemplo, os aparelhos invisíveis, que partem da ortodontia digital, necessitam retorno no dentista a cada seis a oito semanas.

Em contrapartida, na abordagem do aparelho fixo, ele necessita que o paciente volte, no máximo, em um mês.

Maior precisão

Com os softwares que fazem a simulação do tratamento e geram a previsibilidade dos resultados, assim como o posicionamento dos bráquetes de um aparelho desenvolvido com a ortodontia digital, o dentista consegue ter mais precisão nos resultados. Além disso, é possível personalizar o sorriso, de acordo com o desejo do paciente.

Conforto na confecção do molde

Para fabricar um molde do arco dental, é necessário usar moldeiras com uma massa própria para esse fim. Elas são colocadas nas arcadas superior e inferior, e podem ser bem desconfortáveis para quem tem sensibilidade nos dentes.

Além disso, pode ser necessário repetir esse processo algumas vezes, já que não depende somente da habilidade de quem está manuseando, mas também, da colaboração do paciente — demandando mais tempo ainda.

No uso do scanner intraoral, o profissional coloca a ponteira dentro da boca do paciente para que sejam captadas as imagens. Esse processo é rápido, totalmente indolor e não causa incômodo algum.

Mais segurança e satisfação

Com a excelente qualidade das imagens, o ortodontista tem uma visão mais ampla e mais clara da cavidade bucal e de todas as estruturas — como dentes, raízes, mandíbula e maxilar. Assim, ele consegue maior precisão para tomar as decisões e planejar todo o tratamento ortodôntico.

Com o simulador de sorriso, o paciente e o profissional conseguem visualizar o resultado antes mesmo de instalar o aparelho ortodôntico. Dessa maneira, eles podem entrar num consenso sobre como gostariam que o sorriso ficasse, dando mais segurança e maiores chances de satisfação a ambos.

A ortodontia digital é mais uma evolução da odontologia em benefício dos pacientes e dos dentistas 3D. Com ela, é possível ter mais precisão, rapidez, conforto e satisfação em todas as etapas do tratamento ortodôntico. Portanto, se você ou alguém da sua família precisa corrigir o sorriso, procure uma clínica de confiança que ofereça essa tecnologia!

Você já conhece o CROOL Centro Odontológico? É uma empresa referência em odontologia no Brasil e conta com 1.500m² para proporcionar o melhor atendimento e o que há de mais moderno em tratamentos odontológicos.

Quer saber mais sobre o que temos a oferecer para você? Entre em contato conosco agora mesmo e agende a sua consulta para entender como podemos ajudar!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário