Ortodontia na infância: como ajuda a prevenir problemas futuros?

3 minutos para ler

Você tem o hábito de levar seu filho ao dentista com regularidade? Ainda que os dentes permanentes não tenham nascido, é importante monitorar a estrutura bucal dos pequenos. Afinal de contas, desalinhamentos e apinhamentos dentários já podem ser identificados desde criança — nesse caso, a ortodontia na infância prevenirá problemas na fase adulta.

Neste post, explicamos o que é ortodontia infantil, sua importância e seus benefícios. Acompanhe!

Definição de ortodontia na infância

Ortodontia na infância é o ramo da odontologia responsável por avaliar e tratar de maneira precoce alterações bucais nas crianças relativas aos dentes, aos músculos e aos ossos dentários. O tratamento com aparelho ortodôntico ainda nessa fase previne problemas futuros.

Vale destacar que a maior quantidade de alterações na arcada dentária ocorre durante a infância. Por isso, é importante o acompanhamento do dentista para saber se os dentes estão posicionados de maneira correta ou se precisam ser corrigidos para que não surjam complicações na idade adulta.

Importância da ortodontia infantil

Alguns sinais de alerta, muitas vezes, são observados pelo odontopediatra. Entre eles, a mordida aberta e cruzada, a perda precoce dos dentes de leite (devido a cáries e traumas), queixo demasiadamente para frente ou para trás e nascimento de dentes em regiões inadequadas, como no céu da boca.

Os pais também devem atentar para esses sinais. Aliás, é dever deles levar os filhos ao dentista mesmo antes da queda dos dentes de leite. Afinal, a visita serve para eliminar hábitos bucais inapropriados, além de investigar a quantas anda o alinhamento da dentição na fase de crescimento, e se é necessário o uso de dispositivo dentário.

Benefícios da ortodontia para as crianças

Chamado no linguajar médico de ortodontia interceptiva, o tratamento com aparelho ortodôntico nas crianças pode iniciar a partir dos seis anos, conforme orientação especializada. Esse ainda é um período de formação da estrutura bucal, porém, há muitos benefícios do uso do dispositivo para corrigir desalinhamentos e apinhamentos.

Dentre as vantagens, destacamos:

  • correção de hábitos ruins para a saúde bucal, como chupar dedo;
  • redução do risco de traumatismo dentário devido à projeção dos dentes para frente;
  • prevenção ou redução de deformidades craniofaciais e má oclusões;
  • restabelecimento de funções importantes, como fala, deglutição e mastigação, já que o desalinhamento dentário pode afetá-las;
  • harmonização das arcadas dentárias;
  • melhora do hálito e da respiração, pois os dentes estarão sempre saudáveis e na posição correta, influenciando inclusive em uma boa noite de sono e nas atividades do dia a dia;
  • prevenção de cáries, doenças na gengiva e até mesmo problemas gástricos, ainda que de forma indireta;
  • melhora da estética bucal e, consequentemente, da autoestima.

Viu como a ortodontia na infância é importante? Por isso, o acompanhamento com o dentista deve ser feito desde cedo, ao passo que o tratamento ortodôntico pode iniciar a partir dos seis anos de idade, a depender de cada caso. Portanto, cuide para que seu filho seja regularmente monitorado por profissional qualificado para garantir a ele saúde e excelente estética bucal.

Achou interessante? Se sim, aproveite a visita e confira, agora, os quatro principais problemas ortodônticos tratados por profissionais!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário