Veja 5 dos principais motivos da perda de dente e como tratar

7 minutos para ler

Cada um dos dentes tem uma função específica em nossa boca, por isso, todos eles são importantes para que a saúde oral esteja em equilíbrio. Sendo assim, quando acontece a perda de dentes, a dinâmica bucal fica abalada e diversos problemas podem se manifestar.

Precisamos ficar atentos porque não é somente um problema que pode acarretar a perda de um ou mais dentes. Diversos fatores contribuem para esse efeito indesejado que pode abalar ou sobrecarregar todos os demais dentes e ainda os ossos faciais.

Para que você possa cuidar melhor do seu sorriso, listamos neste artigo as principais causas de perda de dentes. Continue lendo para saber como se prevenir desse problema e ainda descubra qual é o tratamento mais indicado para a reabilitação oral nesses casos.

Quais os principais motivos para perda de dente?

1. Medicamentos e tratamentos muito agressivos

Todas as substâncias que ingerimos ou têm contato com o nosso organismo ou são absorvidas por ele. Isso ocorre quando, pela corrente sanguínea, elas são enviadas para todas as partes do nosso corpo, o que inclui também os dentes e tecidos bucais.

Nem todas essas substâncias são benéficas. Algumas delas desencadeiam efeitos colaterais e reações orgânicas indesejáveis. É isso que acontece com pacientes submetidos à quimioterapia ou radioterapia, procedimentos indicados para o tratamento do câncer.

Esses componentes, embora consigam eliminar as células cancerígenas, também afetam negativamente as células saudáveis. Os tecidos bucais sentem as agressões, e o organismo fica mais suscetível a infecções, além de provocarem secura na boca, descamação celular, entre outros sintomas.

Tais condições abalam a estrutura bucal e podem levar à perda de dentes. Por isso, quando diagnosticada com câncer, uma pessoa precisa procurar por um dentista para que ele acompanhe toda a sua saúde bucal durante o tratamento. Assim evitará ao máximo as consequências negativas desses procedimentos.

Ainda outros medicamentos podem causar prejuízos para a saúde bucal em função dos efeitos colaterais que provocam. Esse é o caso de supressores do metabolismo ósseo, anticonvulsivantes, anticoagulantes, diuréticos e anti-hipertensivos.

2. Falta de suporte ósseo

Os dentes se mantêm fixos na boca por causa do osso alveolar, que lhe serve como sustentação envolvendo a raiz dentária. É preciso que esse tecido tenha uma boa qualidade e esteja na quantidade adequada para servir como alicerce para a dentição.

Quando isso não acontece, o indivíduo fica suscetível à perda de dentes, porque não há osso suficiente para segurá-los. O esforço mecânico natural realizado durante o ato de mastigar, por exemplo, causa sobrecarga nessa base provocando um estresse que desencadeia a motilidade do dente e faz com que ele caia.

3. Inflamações e infecções

Quando as bactérias se proliferam excessivamente na boca, o corpo reage provocando inflamações decorrentes do contato com as toxinas produzidas por esses microrganismos. As gengivas são as estruturas mais afetadas por esse problema, o que requer muita atenção, já que elas também ajudam a sustentar os dentes.

Casos graves de inflamação gengival, e as infecções que se manifestam com o agravamento delas, afetam perigosamente os tecidos que mantêm os dentes fixos. Se não tratados, esses problemas geram a perda dessas partes de sustentação, daí o dente começa a ficar mole.

Como consequência dessa motilidade, existe a possibilidade de ele cair. Afinal, além de os tecidos estarem doentes, eles também acabam ficando insuficientes para manter os dentes presos. Tanto as gengivas quanto as fibras e o osso alveolar são afetados por esses problemas, que podem se estender para todos os dentes da boca.

4. Traumas e acidentes

Outro fator muito comum que acarreta a perda de dentes são os traumas e acidentes que impactam a boca. Pode acontecer essa queda no momento em que o indivíduo se acidenta, em função de uma pancada muito forte que faz o dente se quebrar em sua raiz.

Mas a queda do dente pode ocorrer algum tempo depois do trauma. Isso porque a pancada deixa lesões que nem sempre são visíveis no primeiro momento. Elas afetam a estrutura interna e evoluem para inflamações ou infecções, até mesmo a necrose de tecidos.

Quando isso acontece, a estrutura de sustentação fica abalada e o dente não tem mais onde se apoiar. Ele pode acabar morrendo por não receber nutrientes e oxigênio adequadamente em função das lesões causadas pelo acidente, isso também faz com que caia.

5. Bruxismo

O bruxismo é um distúrbio caracterizado pelo ranger ou o apertar de dentes de forma involuntária, especialmente durante a noite. Acontece o estímulo dos músculos faciais que realizam esses movimentos, fazendo um esforço muito grande sobre a dentição.

Essa sobrecarga mecânica, além de afetar a estrutura dentária, também abala os tecidos periodontais. Podem se desenvolver inflamações e infecções, além do estresse sobre as estruturas de sustentação e todos esses problemas fazem com que o dente se solte.

Além do bruxismo, problemas na mordida também causam a sobrecarga mecânica das arcadas dentárias. Isso acontece porque os dentes não se encaixam adequadamente, então, durante a mastigação existe um esforço maior, que causa o atrito que ocasiona o problema.

Como tratar a perda de dentes?

Quando um dente de leite é perdido, não existe uma preocupação tão grande porque ele será substituído pelo permanente. No entanto, quando é este segundo que se desprende da boca, a única forma de tratar essa condição é por meio do uso de próteses.

Existem as opções fixas e móveis para substituir os dentes perdidos, no entanto, a técnica mais eficaz é a cirurgia de implante dentário. Ela é indicada tanto para um, como vários ou até mesmo todos os dentes que uma pessoa tenha em falta.

Esse tratamento consiste em instalar uma raiz artificial que será recoberta por um dente, também artificial, substituindo aquele perdido. Isso é feito por meio da implantação de um pino de titânio diretamente no osso alveolar, que sustenta todos os dentes.

Esse pino permanecerá fixo e não sairá do lugar. Ele também não fica visível porque estará abaixo da linha da gengiva, servindo apenas como base para a prótese que ocupará a lacuna deixada pelo dente natural.

Embora seja possível reverter a perda de dentes por meio da sua substituição, o ideal é evitar que isso aconteça. Afinal, nada melhor do que ter todos os dentes naturais. Para que você não precise desse tipo de tratamento, veja a seguir algumas dicas de como prevenir a queda de dentes:

  • faça a higienização bucal de forma adequada no mínimo duas vezes por dia;
  • prefira uma escova de cerdas macias e creme dental com flúor;
  • use o fio dental pelo menos uma vez por dia;
  • mantenha uma alimentação nutritiva e balanceada;
  • evite o hábito de morder objetos duros ou roer as unhas;
  • abstenha-se do cigarro;
  • use protetores durante a prática de esportes e atividades físicas;
  • faça tratamentos ortodônticos e para o bruxismo, se precisar;
  • mantenha visitas regulares ao dentista.

É fundamental consultar-se com um especialista periodicamente para que ele possa acompanhar a sua saúde bucal. Lembre-se de que alguns problemas não são visíveis, porque se manifestam nos tecidos profundos da boca, e também podem levar à perda de dentes.

Então, esteja sempre atento aos cuidados de higiene, fundamentais para evitar abalos aos tecidos periodontais, e conte sempre com o suporte de um dentista. Mas caso você sofra a perda de dentes, faça sua substituição o quanto antes para que os demais não sejam prejudicados pelo faltoso.

Gostou deste artigo? Temos outros temas interessantes para compartilhar com você! Basta seguir as nossas redes sociais e acompanhar as postagens no Facebook, Instagram, e LinkedIn.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Posts relacionados

144 thoughts on “Veja 5 dos principais motivos da perda de dente e como tratar

  1. Howdy just wanted to give you a quick heads up. The words in your content
    seem to be running off the screen in Opera. I’m not sure if this
    is a formatting issue or something to do with web browser compatibility but I thought I’d post to let you know.
    The layout look great though! Hope you get the problem solved soon. Thanks

  2. I’ll right away grab your rss as I can’t in finding your
    email subscription link or newsletter service. Do you have any?

    Please allow me realize in order that I may just subscribe.
    Thanks.

  3. Greetings from Colorado! I’m bored at work so I
    decided to browse your site on my iphone during lunch break.
    I enjoy the information you present here and can’t wait to take a look
    when I get home. I’m amazed at how fast your blog loaded on my cell phone ..

    I’m not even using WIFI, just 3G .. Anyhow, excellent site!

  4. Hey just wanted to give you a quick heads up. The text in your
    article seem to be running off the screen in Safari.
    I’m not sure if this is a format issue or something to do with web browser compatibility but I figured
    I’d post to let you know. The design look great though!
    Hope you get the problem solved soon. Kudos

  5. Hi would you mind stating which blog platform you’re working with?
    I’m planning to start my own blog soon but I’m having a
    difficult time deciding between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal.
    The reason I ask is because your design seems different then most blogs and I’m looking for something unique.
    P.S Apologies for getting off-topic but I had to ask!

  6. I’ve been browsing on-line greater than 3 hours as of
    late, but I never found any interesting article like yours.
    It is lovely price sufficient for me. Personally, if all web owners and
    bloggers made excellent content as you probably did, the web shall be
    much more useful than ever before.

  7. Pingback: cymbalta for grief
  8. I’ve been surfing online more than 3 hours today, yet I never found any
    interesting article like yours. It is pretty worth enough
    for me. Personally, if all web owners and bloggers made good content as you did, the internet will be a lot more useful than ever before.

  9. Hey would you mind stating which blog platform you’re using?
    I’m planning to start my own blog in the near future but I’m having a hard time selecting between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal.
    The reason I ask is because your design and style seems different then most blogs and I’m
    looking for something unique. P.S My apologies for being off-topic but I had to ask!

  10. It is perfect time to make some plans for the longer term and it is time to be happy.

    I have learn this post and if I may just I wish to recommend you some attention-grabbing things
    or advice. Perhaps you could write next articles relating to this article.
    I wish to read even more things approximately it!

  11. Woah! I’m really loving the template/theme of this blog. It’s simple,
    yet effective. A lot of times it’s difficult to get that “perfect balance” between superb
    usability and visual appeal. I must say you’ve done
    a great job with this. In addition, the blog loads super fast for me on Chrome.
    Excellent Blog!

  12. I have been browsing online more than 4 hours today, yet
    I never found any interesting article like yours. It’s pretty worth enough for me.
    In my opinion, if all website owners and bloggers made good content as you did,
    the net will be much more useful than ever before.

  13. It is appropriate time to make a few plans for the longer term and
    it is time to be happy. I have read this put up and if I may just I want to
    suggest you few attention-grabbing issues or tips. Perhaps you can write next articles referring to this article.
    I want to read even more issues about it!

  14. I will immediately grasp your rss feed as I can’t in finding your email subscription link or e-newsletter service.
    Do you’ve any? Please allow me understand in order that I may
    subscribe. Thanks.

  15. The explanation behind this is because of the
    fact this roblock hack takes up a ton of property which value an excessive amount of money,
    and by doing a assessment or downloading SAFE and confided in applications, it helps us pay to maintain up this and it moreover helps us affirm you are not
    a robotic as we get individuals making their very own particular bots to aim and exploit our framework!

  16. I have been browsing online more than 2 hours today, yet I never found any interesting article like yours.
    It’s pretty worth enough for me. In my view, if all web owners and bloggers made
    good content as you did, the web will be a lot more useful than ever
    before.

  17. It’s perfect time to make a few plans for the future and it’s time
    to be happy. I have read this put up and if I could I want to counsel you some interesting things or advice.
    Maybe you can write next articles referring to this
    article. I wish to read more issues about it!

  18. It is the best time to make some plans for the future and
    it’s time to be happy. I’ve read this post and if I could I wish to suggest
    you some interesting things or suggestions. Maybe you can write next articles referring to this article.
    I wish to read even more things about it!

  19. Hey there! I’ve been following your website
    for a while now and finally got the bravery to go
    ahead and give you a shout out from Dallas Tx! Just wanted to
    mention keep up the great job!

  20. Thank you for the blog post. Jones and I are already saving for a new book on this subject matter and your blog post has made us to save all of our money. Your ideas really responded to all our inquiries. In fact, above what we had known in advance of the time we discovered your wonderful blog. I no longer have doubts and also a troubled mind because you have completely attended to the needs right here. Thanks

  21. It’s perfect time to make some plans for the long run and it’s time to
    be happy. I have learn this submit and if I may I desire to recommend you some interesting issues or tips.
    Perhaps you can write subsequent articles referring to this
    article. I want to learn more things approximately it!

  22. Its like you learn my thoughts! You seem to understand a lot about this, like you wrote the guide in it or something.
    I feel that you could do with some p.c. to power the message home a little bit,
    but instead of that, this is wonderful blog. A
    fantastic read. I will certainly be back.

  23. Pingback: viagra on sale
  24. Pingback: comprar viagra 200
  25. I have been surfing online more than three hours today, yet I never found any interesting article like yours. It is pretty worth enough for me. Personally, if all website owners and bloggers made good content as you did, the web will be a lot more useful than ever before.

Deixe um comentário