Quando o assunto é a higiene bucal, muitas pessoas logo pensam que tudo o que precisam é passar fio dental e fazer aquela escovação caprichada. É claro que os dois são essenciais e devem estar na nossa rotina, mas muitas pessoas acabam esquecendo-se de um ponto muito importante: escovar a língua.

Esse procedimento é fundamental para manter sua boca saudável, trazendo muitos benefícios. Não acredita? Entenda melhor por que você deveria adotar essa prática hoje mesmo.

Por que devo escovar a língua?

Muitas pessoas não sabem ou nunca aprenderam que a língua deve ser limpa no momento da escovação. Por mais estranha que essa atividade possa ser em um primeiro momento, ela acontece e é indicada por uma razão: como esse órgão tem um aspecto rugoso na superfície, acaba sendo o ambiente praticamente perfeito para bactérias e restos alimentares.

Sabendo disso, fica fácil entender a influência que pode trazer, não é mesmo? A língua pode ser um espaço determinante para problemas infecciosos e até mesmo para outras alterações na boca, como a halitose (o tradicional mau hálito).

Quando e como fazer isso?

Se você ainda não tem o hábito de escovar a língua, talvez não veja necessidade em falar sobre isso. No entanto, segundo os dentistas, o ideal é que ela seja limpa de uma a duas vezes por dia — mas você acabará repetindo na maioria das vezes depois que isso se transformar em um hábito mais comum.

A higienização pode acontecer com a própria escova ou ainda com materiais específicos para isso, como os limpadores ou raspadores de língua. Para saber qual é a melhor opção para você, nada melhor do que testar.

Vale lembrar que as cerdas das escovas podem incomodar algumas pessoas, principalmente no começo. Algumas revelam que sofreram com sensações como náuseas e vontade de vomitar; então, como falamos acima, experimente e encontre o melhor caminho para você.

Para fechar a limpeza, você pode contar com a ajuda de colutórios e enxaguantes bucais. Eles ajudam no combate às bactérias e fazem com que seja bem mais fácil manter a boca limpa por mais tempo.

O que é uma língua saudável?

Para manter a boca saudável e prevenir desgastes, a ação básica é cuidar bem dela. A língua é uma parte fundamental — e você deve sempre analisar se ela está ou não com um aspecto saudável.

Coloque-a para fora na frente do espelho e analise sua condição. Caso esteja rosada, significa que está saudável e você tem desempenhado bem o seu papel de cuidado.

Agora, caso ela apresente um aspecto um pouco diferente, fique de olho e monitore se é algo momentâneo ou não. Caso não seja, não pense duas vezes e procure a ajuda de um profissional especializado.

Quais são os benefícios da prática?

Você já ouviu que é importante escovar a língua sempre e da forma correta, mas deve estar se perguntando que benefícios essa escovação pode trazer. Veja como a prática é recompensadora:

Acaba com a saburra

Quando você não escova a língua, acaba criando um ambiente favorável para o acúmulo de muita sujeira sobre ela. O resultado disso não é nada bom, pois aumenta a descamação do epitélio bucal (uma barreira entre o meio bucal e outros tecidos mais profundos) e uma queda na salivação.

Esse cenário é perfeito para o aparecimento da saburra — aquela camada esbranquiçada que fica na parte superior da língua. Isso não é nada bom para a sua boca e é bom tomar cuidado. A boa notícia é que a escovação bem feita pode acabar com esse problema de uma vez por todas!

Evita o surgimento de cárie

Sejamos francos: ninguém deseja ter cárie e passar por um tipo de tratamento dentário (por mais simples que ele seja). Escovar a língua também pode ajudar muito nesse sentido, pois você deixa sua boca mais limpa e com menos chance de sofrer com as cáries.

O acúmulo de saburra pode se tornar cada vez maior quando a higienização não acontece. Além de deixar o local cheio de bactérias, diminui consideravelmente a salivação, sendo mais difícil promover uma limpeza de maneira natural.

cárie aparece como uma consequência natural dessa situação e, se você não quiser ter que lidar com ela, lembre-se: cuide bem da higienização bucal.

Combate a halitose

Quer coisa mais desagradável do que conversar com alguém e perceber um mau cheiro saindo da boca dessa pessoa? A situação não é das mais confortáveis, não é mesmo?

De toda forma, esse cheiro ruim e forte pode ser mais do que um simples mau hálito. Em alguns casos, o problema é sério e uma das causas mais comuns é justamente o acúmulo da saburra (ou seja, um reflexo de não escovar a língua). O que poucas pessoas sabem é que é possível reverter a situação com a escovação completa da boca.

Aumenta o fluxo salivar

Além de saber que escovar a língua é importante, é fundamental fazer isso da maneira certa, pois quem o faz sem seriedade pode acabar acumulando ainda mais sujeira — situação que diminui a salivação natural.

Esse é um ponto muito crítico, já que a saliva tem um papel crucial dentro da boca. Ela ajuda a manter os dentes parcialmente limpos, protegendo-os de forma mais eficiente.

Deixa a boca mais saudável

Escovar a língua todos os dias é um passo mais do que fundamental para garantir uma boca mais saudável. A remoção da saburra e a criação de um ambiente limpo acabam promovendo um hálito mais agradável e, como consequência, uma boca mais saudável.

Ou seja, se você quer garantir dentes, gengivas, bochechas e língua saudáveis, é fundamental cuidar de todos esses aspectos com uma escovação eficiente.

A língua fica rosada e saudável

Aquela sensação de saúde pode ser facilmente percebida quando você coloca a língua para fora e percebe que ela está limpa e saudável. Isso é reflexo de um órgão que recebeu os cuidados que precisava. É possível perceber não apenas pela coloração, mas também ao sentir um paladar mais aguçado – o que também é um ótimo benefício, não?

Depois de entender melhor como escovar a língua é importante (e como fazer isso), não deixe de adotar esse hábito na sua rotina. Você vai perceber os benefícios por conta própria e ficar ainda mais motivado a manter esse cuidado por mais tempo.

E aí, ainda ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário!