Por que é importante ir periodicamente ao dentista

4 minutos para ler

Muitas pessoas evitam ir ao dentista, pois dizem ter medo, aflição ou simplesmente por que não gostam. Porém, nossos dentes e boca merecem muita atenção. É importante ressaltar que os aparatos odontológicos evoluíram muito nos últimos anos, o que tende a minimizar os desconfortos e dores do paciente.

Consultas rápidas e simples podem evitar uma série de problemas, veja a seguir alguns motivos para você deixar o medo de lado e fazer uma visita ao seu dentista.

Previne doenças

É muito comum encontrar pessoas que acham que, por não estarem sentindo dor ou incômodos nos dentes, está tudo bem. Algumas vezes, mesmo em consultas rotineiras onde o paciente não apresenta queixa, são encontradas desordens bucais como cáries, acúmulo de tártaro e muitos outros problemas.

Portanto, é somente através do exame clínico que o dentista pode, de fato, analisar a saúde bucal do paciente. Ir ao dentista de maneira regular previne cáries e outras doenças periodontais, evitando assim problemas futuros. Visitas regulares são, sem dúvida, a melhor forma de prevenção.

Evita o mau hálito

As principais causas do mau hálito estão na boca. Escovar os dentes e língua, utilizar o fio dental e também o enxaguante bucal nem sempre são suficientes para manter um hálito fresco e agradável. Sendo assim, ir ao dentista, pelo menos, uma vez a cada seis meses pode evitar situações constrangedoras e desagradáveis.

Protege o coração

Pouca gente sabe, mas há bactérias presentes na boca que podem ser nocivas ao coração. A endocardite bacteriana é um exemplo disso. A bactéria nociva pode chegar até o músculo cardíaco através de processos infecciosos que têm início na boca. Ir ao dentista não se trata apenas de saúde bucal, e sim de saúde geral.

Evita dores de cabeça

Dentes sisos ou problemas de articulações da boca como a ATM (Articulação têmporo-mandibular) tendem a causar fortes dores de cabeça que podem irradiar para ombros e costas. O profissional mais indicado para diagnosticar e sanar esses tipos de problemas é o dentista.

Promove uma limpeza mais profunda e eficaz

Muitas vezes apenas a higiene caseira não é o suficiente para manter os dentes belos e saudáveis. O acúmulo de tártaro, bem como as placas bacterianas dificilmente são removidos com uso de escova de dente e fio dental. Dessa forma, ir ao dentista proporciona, além de saúde bucal, uma melhora na estética dos dentes.

Melhora a autoestima

Muitas pessoas deixam de sorrir ou abrem menos a boca por sentirem vergonha de seus dentes serem tortos, quebrados, ou até mesmo amarelados. O mesmo pode acontecer com quem tem mau hálito. Pensando assim, ir ao dentista é uma maneira de prevenir a saúde bucal e também de recuperar a autoestima. Quem está em dia com a saúde bucal, ri com mais facilidade, conversa mais e, consequentemente, se diverte mais.

Ir ao dentista regularmente é uma forma de cuidado com os dentes e a saúde, portanto, é uma prática que não deve ser negligenciada de maneira alguma. Não visite seu dentista apenas quando sentir dor, esteja presente em seu consultório ao menos duas vezes por ano a fim de conferir como anda sua saúde bucal, afinal, o maior beneficiado nessa história será você mesmo.

E você, quando foi a última vez que você foi ao dentista? Com que frequência você marca suas consultas? Conte pra gente suas histórias através dos comentários.

 

Posts relacionados

2 thoughts on “Por que é importante ir periodicamente ao dentista

Deixe um comentário