Problemas dentários: conheça os maiores inimigos do seu sorriso

3 minutos para ler

O sorriso é uma das coisas que mais chama atenção em uma pessoa, por isso existe muita preocupação em torno do cuidado com ele, para garantir um sorriso sempre bonito e brilhante. Afinal, existe uma série de inimigos do sorriso que podem causar diversos problemas dentários e comprometer a estética desejada.

Para não correr o risco, confira nossa lista com os 5 maiores inimigos do seu sorriso, e veja como evitá-los!

Tabagismo

O hábito de fumar não só deixa os dentes amarelados, como todos nós sabemos, mas também pode causar inflamação nas gengivas (gengivite), halitose (mau hálito), enfraquecer os dentes e resultar em cáries dentárias. Além de fazer mal para os dentes e para o sorriso, o vício no cigarro está associado ao crescimento dos casos de câncer nos pulmões, boca e garganta.

Por isso, se você tem o hábito de fumar o melhor é parar antes de acabar sofrendo com as consequências, que nesse caso não são apenas problemas dentários.

Alimentos doces

Se existe uma coisa com a qual todo dentista concorda é que quanto menor a quantidade de açúcar que o paciente consumir, melhor será a sua saúde bucal.

Os doces são o principal inimigo dos dentes, pois o açúcar contido neles é um forte atrativo para as bactérias que causam cáries. O açúcar faz com que as bactérias que se concentram na placa formada por restos de alimentos trabalhem ainda mais rápido.

Por isso, consumir alimentos doces com moderação é uma das melhores maneiras de prevenir a cárie dentária e cuidar do seu sorriso, lembrando sempre de realizar uma higiene bucal depois de consumir esse tipo de alimento.

Ranger os dentes

O hábito involuntário de ranger os dentes, também conhecido como bruxismo, normalmente acontece durante o sono e pode causar uma série de problemas dentários. A mandíbula é diretamente afetada, as dores podem ser fortes, o esmalte dos dentes podem se desgastar rapidamente e até o aspecto do rosto pode ser alterado.

Se você sabe que tem o costume de ranger os dentes ou acorda com os dentes e/ou mandíbula dolorida, procure um especialista, que certamente lhe ajudará a encontrar o melhor tratamento para o seu caso.

 

Alimentos e bebidas ácidas e/ou cítricas

Como já é de se imaginar, alimentos cítricos ou muito ácidos desgastam o esmalte dos dentes, tornando-os mais fracos e suscetíveis a cáries e outros problemas dentários.

O ideal é, quando consumir esses alimentos, procurar esperar pelo menos uma hora antes de escovar os dentes. Nesse caso, recomenda-se fazer um enxágue bucal apenas com água para só depois escovar os dentes.

Na lista desses alimentos e bebidas estão incluídas as frutas cítricas, o vinho, o café, os isotônicos e os refrigerantes.

E você, o que faz para manter seu sorriso bonito e se prevenir de problemas dentários? Deixe o seu comentário!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Um comentário em “Problemas dentários: conheça os maiores inimigos do seu sorriso

Deixe um comentário