Radiografia dos dentes em Goiânia: o que é e qual sua importância?

4 minutos para ler

Muitos problemas bucais são identificados por meio da realização de radiografia dos dentes. Em Goiânia, recomendamos que você procure por um centro odontológico de referência. Se quer praticidade, escolha um local que ofereça, além de tratamento, radiologia própria.

Afinal de contas, é preciso aproveitar melhor o pouco tempo que temos diante de uma rotina cheia de compromissos. Por falar em radiografia odontológica, você sabe para que ela serve, como funciona e quando deve ser realizada?

Tire suas dúvidas sobre o assunto lendo este post!

O que é radiografia odontológica?

É um exame que emprega feixes de radiação X na região bucal para a obtenção de imagens. Dentes, gengivas e ossos são captados por meio da radiografia odontológica, o que fornece subsídios para que os dentistas avaliem a saúde bucal dos seus pacientes.

Tipos de radiografia

Existem diferentes tipos de radiografia dentária, tais como:

  • periapical: serve para realizar uma avaliação detalhada dos dentes;
  • interproximal: é bastante empregada para o diagnóstico de cáries entre os dentes;
  • panorâmica: permite uma visão geral da arcada dentária, do maxilar e da mandíbula;
  • oclusal: é realizada para analisar a raiz dentária, fraturas, dentes inclusos e o crescimento da dentição de crianças;
  • digital: é feita com placas de circuito sensível, que recebem a radiação e transmitem as imagens direto para o computador.

Qual a importância da radiografia nos dentes?

A radiografia dos dentes é extremamente útil em diagnósticos ou no planejamento e acompanhamento de um tratamento odontológico. Por meio dela, é possível identificar problemas bucais não visíveis a olho nu, como alguns tipos de inflamação e tumores.

Como funciona o exame?

Como dissemos, a radiografia dentária utiliza feixes de radiação X com o propósito de gerar imagens da boca dos pacientes. Esse mesmo exame pode ser feito em qualquer área do corpo para fins de diagnósticos e acompanhamento de tratamentos.

O índice de radiação utilizado em uma radiografia odontológica é baixo. Logo, trata-se de um procedimento totalmente seguro. Tal exame é realizado em toda a boca do paciente ou em uma área específica, a depender de cada caso.

Quando os feixes atravessam regiões pouco densas, não formam imagens — o que aparece são áreas escuras. Por outro lado, ao atravessarem gengivas, ossos e dentes, geram uma imagem mais brilhante, o que permite ao dentista avaliar a estrutura bucal do paciente.

Quando fazer a radiografia dos dentes em Goiânia?

Se você está se perguntando quando a radiografia dos dentes em Goiânia deve ser feita, confira abaixo as principais situações que exigem a realização desse tipo de exame:

  • planejamento de cirurgia ou procedimento pré-cirúrgico;
  • análise de fraturas na mandíbula;
  • necessidade de extração dentária;
  • investigação de lesões no maxilar, na mandíbula ou em outra parte da boca;
  • avaliação de lesões em dentes que ainda não nasceram ou nos ossos bucais;
  • investigação de doenças, anomalias, cistos e tumores;
  • avaliação ortodôntica;
  • planejamento de aparelhos ortodônticos ou alinhadores;
  • realização de implantes dentários.

E então, tirou suas dúvidas sobre radiografia dos dentes em Goiânia? Se você está precisando realizar o exame, procure pelo CROOL. Nosso centro odontológico atende às variadas especialidades da odontologia e ainda conta com radiologia própria. Toda essa praticidade é para que você tenha o sorriso bonito que tanto merece.

Gostou? Entre em contato com o CROOL e agende sua consulta já!

Posts relacionados

Um comentário em “Radiografia dos dentes em Goiânia: o que é e qual sua importância?

Deixe um comentário