Afinal, é possível fazer a remoção do aparelho ortodôntico em casa?

4 minutos para ler

Você já se perguntou se é possível fazer a remoção de aparelho ortodôntico em casa? Muitos pacientes não resistem a essa ideia quando percebem que seus dentes já estão bem posicionados mas que ainda falta se livrar do dispositivo para, enfim, exibir um sorriso bonito e saudável.

Se você também está pensando nisso, vai um recado: não tente retirar o aparelho por conta própria. É que, em casa, você não tem as ferramentas adequadas para realizar esse procedimento de forma segura.

Além disso, não basta remover o dispositivo, é preciso retirar também a resina dos dentes e, depois, realizar clareamento dental. Logo, todo esse processo deve ser feito e acompanhado por profissional especializado.

Neste post, vamos explicar a importância dos cuidados com a remoção de aparelho ortodôntico, como é realizado o procedimento e quais os riscos de realizá-lo em casa. Confira!

Por que ter cuidado ao remover o aparelho?

Remover o aparelho ortodôntico corretamente é tão importante quanto instalá-lo e fazer a sua manutenção de maneira apropriada. Isso porque os bráquetes (pequenas peças) são colados em cada dente com uma resina de alta fixação; logo, exigem habilidade e técnica para que sejam retirados sem colocar em risco a integridade dos dentes e a saúde bucal dos pacientes.

Como é feita a remoção de aparelho ortodôntico?

A remoção de aparelho ortodôntico é feita pelo dentista a partir do momento em que a mordida do paciente está devidamente encaixada. Logo, não é porque os seus dentes estão alinhados que está na hora de retirar o dispositivo. Só o profissional de odontologia tem condições de saber se o tratamento deve ser encerrado.

Os passos para a retirada do aparelho são os seguintes!

Remoção dos bráquetes

Os bráquetes são removidos com um alicate especial e específico. Para tanto, o dentista deve aplicar a pressão apropriada, pois qualquer descuido pode ocasionar lesões, fraturas ou até mesmo a perda de dentes.

Retirada da resina nos dentes

Para colar os bráquetes nos dentes, o dentista utiliza uma resina específica. Resíduos desse material permanecem na dentição quando as pequenas peças são removidas; portanto, também precisam ser eliminados. Se isso não for feito, há o risco de acúmulo de bactérias e surgimento de cáries, que podem evoluir para doenças bucais mais sérias.

Polimento dos dentes

Em seguida, é preciso realizar um polimento especial para devolver aos dentes o seu brilho original.

Clareamento dental

Por fim, é recomendado fazer o clareamento dental a fim de prevenir o aparecimento de manchas. Porém, é fundamental que os dentes estejam devidamente limpos e polidos, ou seja, sem resquício de resina.

Quais os riscos de remover o aparelho em casa?

Você já sabe que a remoção de aparelho ortodôntico em casa não é aconselhada. Abaixo, listamos os principais riscos dessa prática. Veja!

Sorriso amarelado

Digamos que você consiga retirar os bráquetes dos seus dentes, mas é improvável que remova por conta própria a cola de resina. Esse é um material bastante poroso, e os pigmentos e corantes ingeridos por meio da alimentação vão deixar o seu sorriso amarelado com o passar do tempo. Além disso, o resto de resina vai propiciar o acúmulo de bactérias causadoras de doenças.

Danos aos dentes

O perigo de eliminar o esmalte dos dentes ao retirar o aparelho ortodôntico em casa é grande. Logo, sua dentição pode ficar mais sensível, sem falar que as chances de desenvolver cáries também aumentarão. Você poderá ainda quebrar os dentes ou até mesmo removê-los ao tentar descolar os bráquetes.

Prejuízos financeiros

Se a sua intenção ao tentar remover o aparelho é economizar, não caia nessa armadilha. Diante de todos os riscos apontados até agora, você só terá prejuízos. Portanto, o melhor conselho é procurar um dentista para realizar o procedimento.

Compreendeu por que fazer a remoção de aparelho ortodôntico em casa não é uma boa ideia? Um especialista em ortodontia é o profissional mais adequado para executar esse trabalho de forma segura. Por isso, opte por um consultório odontológico de confiança em vez de tentar retirar o dispositivo por conta própria e colocar os seus dentes em risco.

Gostou do que leu? Agora queremos saber: você tem vergonha de usar aparelho ortodôntico? Se sim, continue por aqui e conheça o aparelho invisível!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário