Saiba como fazer a reposição de dentes perdidos

3 minutos para ler

Os dentes são componentes fundamentais do nosso corpo. Afinal, fazem parte do nosso sistema digestivo, por isso devem ser bem cuidados e saudáveis. Além disso, influenciam diretamente na nossa aparência.

No entanto, algumas pessoas podem sofrer de perda dentária e, às vezes, nem sabem disso. Portanto, é importante ficar atento aos sinais e fazer a reposição de dentes perdidos, caso seja necessário.

Neste artigo, vamos explicar como você pode reconhecer os sintomas dessa perda e como tratá-la. Para saber mais, acompanhe a leitura!

O que é o dente perdido e quais são as suas características?

Sabia que um dente pode estar morto, mesmo ainda estando na sua arcada dentária? Os dentes perdidos são aqueles que não têm mais vitalidade pulpar, ou seja, o nervo está morto.

Isso costuma acontecer por causa de outros problemas bucais, como a periodontite (infecção que atinge as gengivas e os ossos responsáveis por sustentar os dentes). Geralmente, a perda dentária reflete a má higienização bucal, mas também pode ocorrer por causa do excesso de ingestão de açúcar e consumo de substâncias químicas.

Em casos de dente perdido, surgem alguns sintomas que mostram o surgimento do problema. Os principais são:

  • cáries evoluídas, que já afetaram a raiz do dente;
  • necrose do nervo, impossibilitando procedimentos como o tratamento de canal;
  • grande perda óssea, ocasionando a falta de suporte para que o dente permaneça fixo na arcada;
  • dente que sofreu diversas restaurações.

Como fazer a reposição de dentes perdidos?

Caso seja constatada a perda dentária, o profissional deve avaliar o tratamento mais indicado para a reposição de dentes perdidos. Existem diferentes opções, mas vamos mostrar as principais a seguir.

Coroas

Com o objetivo de recuperar a parte do dente que aparece quando você sorri, as coroas são uma boa opção. Nesse caso, o profissional confecciona um dente igual ao que você tinha, tendo como base materiais como zircônia ou cerâmica.

Dessa forma, o aspecto fica igual aos demais dentes, não interferindo negativamente no sorriso. Existem casos em que se mostra necessário extrair todo o dente, então é inserido um implante na gengiva para atuar como a raiz, possibilitando a inserção da coroa.

Restauração

Outra possibilidade é a restauração. Nessa técnica, o dentista faz a reconstrução do dente por meio da resina, possibilitando a recuperação da forma original e, assim, o dente consegue realizar o seu papel.

Restauração inlay ou onlay

Esses dois tipos de restauração são realizados com cerâmica ou resina, podendo cobrir ou não as pontas finas da estrutura dentária. No entanto, recentemente o dissilicato de lítio vem sendo mais utilizado para fazer essa reconstrução, pois tem uma capacidade de adesão maior e consegue restaurar dentes que, até então, tinham pouquíssima estrutura restante.

Portanto, a perda dentária pode acontecer por diferentes fatores, sendo refletida em sinais como cáries avançadas e necrose do nervo. Caso seja constatado esse diagnóstico, é fundamental procurar auxílio profissional para que a reposição de dentes perdidos seja feita corretamente. Por isso, recomendamos que o tratamento seja realizado com a Crool.

Afinal, temos profissionais capacitados para atender você e tratar o seu caso com maior eficiência. Entre em contato conosco para agendar a sua consulta!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário